O Meu Lago De Jardim, Algumas Imagens


Recommended Posts

Muitos parabens pela obra de arte, esta tudo muito bem conseguido.

So tens ciclideos no lago como fauna?

Ja agora fiquei curioso com os lindos Gymnogeophagus meridionalis que tens no lago, eu tenho um lago com cerca de 6.000L com uma carpa e 9 cometas, isso inviabiliza a partida a introduçao dessa especie certo? Eu li que esse tipo de ciclideos aguentam muito bem o inverno em lagos, haverão outros? obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So tens ciclideos no lago como fauna?

 

Então e o resto do post? Não se lê?

 

 

Ja agora fiquei curioso com os lindos Gymnogeophagus meridionalis que tens no lago, eu tenho um lago com cerca de 6.000L com uma carpa e 9 cometas, isso inviabiliza a partida a introduçao dessa especie certo?

 

Podes perfeitamente ter meriodionalis com cometas. Eu mantenho Phallocerus com eles (um peixinho parecido com o guppy sem qualquer problema. Os meriodionalis não são predadores.

 

Eu li que esse tipo de ciclideos aguentam muito bem o inverno em lagos, haverão outros?

 

Tudo quanto é ciclideo Uruguaio ou argentino, incluindo alguns Apistogrammas.

 

Provavelmente alguns ciclideos do norte do México também não terão problemas.

 

De resto, no nosso clima até é possivel que alguns ciclideos africanos, do género Oreochromis ou Tilapia, aguentem.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e o resto do post? Não se lê?

 

 

 

 

Podes perfeitamente ter meriodionalis com cometas. Eu mantenho Phallocerus com eles (um peixinho parecido com o guppy sem qualquer problema. Os meriodionalis não são predadores.

 

 

 

Tudo quanto é ciclideo Uruguaio ou argentino, incluindo alguns Apistogrammas.

 

Provavelmente alguns ciclideos do norte do México também não terão problemas.

 

De resto, no nosso clima até é possivel que alguns ciclideos africanos, do género Oreochromis ou Tilapia, aguentem.

 

Miguel

lol desculpa nao reparei, muito obrigado vou passar a frequentar mais vezes lojas que tenham cicideos para ver se encontro essas especies :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Que Apistogrammas aguentariam bem o nosso clima estando todo o ano no lago?

 

Obrigado

 

A pergunta não é para mim, mas respondo na mesma. :bad-words:

 

O Apisto combrae é uma espécie meridional sul americana que, em princípio - se não for em zonas demasiado frias no inverno - aguenta bem o nosso clima.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ricardo provavelmente tem razão.

 

Eu nunca mantive apistos no lago.

 

Mas gostava. O biotipo tipico dos apistos, agua pouco profundida e com muitas folhas mortas, combina às mil maravilhas com certas zonas que tenho.

 

Existem várias especies de Apistogrammas na Argentina. Por exemplo, o borellii existe na zona de Buenos Aires, com um clima mais frio que o de Lisboa.

 

Apistogrammas que existem na Argentina:

 

Apistogramma borellii

Apistogramma commbrae

Apistogramma pleurotaenia

Apistogramma trifasciata

 

Tens que conseguir obter um Apisto especificamente dessas zonas, o que é complicado. Penso que se puseres um borelli normal no lago ele não resistirá ao inverno.

 

Mas... quem sabe.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora...

 

E que tal corydoras?

 

Existem uma série de corydoras do sul da America do Sul que se darão bem no nosso clima:

 

Corydoras aeneus

Corydoras aurofrenatus

Corydoras carlae

Corydoras ellisae

Corydoras hastatus

Corydoras longipinnis

Corydoras micracanthus

Corydoras paleatus

Corydoras polystictus

Corydoras undulatus

 

Convém, é claro, conhecer a origem dos peixes antes de arriscamos a passar um inverno com eles.

 

Apenas mantive uma destas especies em lago, o Corydoras paleatus, comprados numa qualquer loja de aquariofilia. Coloquei 10 exemplares no lago e, no ano seguinte retirei os mesmos 10 exemplares. Curiosamente não se reproduziram mas nenhum morreu.

 

Decidi mais tarde não manter Cories em lago. É que os cories têm um espinho na barbatana dorsal e por vezes metem-se entre as dobras do liner, fiquei com medo que um dia o furassem. Talvez a probabilidade seja minima mas, por via das duvidas, não quero peixes com espinhos no lago, nada de cories, nada de esgana-gatas e outros peixes do genero. Claro, também nada de tartarugas que têm umas garras terriveis.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só espero que as minhas cory's não me furem o liner... será que o espinho é assim tão afiado para conseguir fura-lo?

 

Penso que a probabilidade será pequena, tanto mais que mantive durante mais de um ano os cories no lago sem problemas.

 

Foi apenas uma precaução extra da minha parte, assustou-me um pouco apanhar os cories entre as pregas do lago, quando o esvaziei.

 

O espinho pode fazer-te uma ferida no dedo, em circunstancias muito especiais e raras poderá furar o liner mas, como te digo, suspeito que a probabilidade é pequena.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento tenho 5 Corydoras paleatus no lago e devo dizer que estou impressionado com as dimensões que atingiram... nunca vi paleatus tão grandes em aquário.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais