luisferreira Publicado Junho 22, 2008 Publicado Junho 22, 2008 (editado) Boas! Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??! É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro. Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar.... Alguém me poderá ajudar??? agradeço! abraço Editado Junho 22, 2008 por luisferreira Citar
Antonio Violante Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Boas! Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??! É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro. Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar.... Alguém me poderá ajudar??? agradeço! abraço ola nao tenho nenum 2213 mas tenho 2215 as mangueiras sao iguais no 2217 e que sao diferentes que materias tens dentro do filtro ? pode ser de teres muita la filtrante o filtro montaste a pouco tempo ou nao? Citar TOYOTA
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Boas! Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??! É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro. Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar.... Alguém me poderá ajudar??? agradeço! abraço Devem ser iguais. Ferra isso melhor, vê se tiras o ar de dentro (nem que seja a aspirar o ar pela saída obrigando a entrar água pelo tubo de entrada, até o copo e a mangueira de entrada ficarem cheios). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
luisferreira Publicado: Junho 22, 2008 Autor Publicado: Junho 22, 2008 ola nao tenho nenum 2213 mas tenho 2215 as mangueiras sao iguais no 2217 e que sao diferentes que materias tens dentro do filtro ? pode ser de teres muita la filtrante o filtro montaste a pouco tempo ou nao? BOas! sim só tentei montá lo ontem... tem matérias filtrantes mas não até á cabeça do filtro... obrigada abraço! Citar
Antonio Violante Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 BOas! sim só tentei montá lo ontem... tem matérias filtrantes mas não até á cabeça do filtro... obrigada abraço! ok os meus so começam e deixar passar pouca agua quando teem as mangueiras entupidas ou quando a la filtrante ja esta suja se o montaste ontem entao deve ter ar dentro mas atencao que esse filtro nao faz muita corrente no aqua fica bem Citar TOYOTA
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 (editado) Boa tarde Eu tenho um 2213 com uma diferença de cota do aquário de uns 60cm e ferro-o da seguinte forma, e fica sempre um mimo numa questão de segundos: (ainda com o filtro desligado) 1º O filtro deve estar sempre sem água, antes de iniciares o processo; 2º Enrroscas todas as torneiras sempre com elas na posição fechada; 3º Abres as torneiras de cima (saida de água); 4º Abres as torneiras de baixo (entrada de água) e deixas encher o copo graviticamente; 5º Quando o copo estiver cheio podes ligar o filtro; 6º Vais ouvir um barulhito estranho nos primeiros segundos, mas nos próximo minuto ele vai ficar super silencioso e a bombar que é um espectaculo. Pode acontecer que fiquem umas bolhas de ar no tubo perfurado, mas resolve-se facilmente, é só inclina-lo um pouco para a frente que elas saem. Depois voltas a coloca-lo na posição correcta. Já fiz esta operação dezenas de vezes e fica sempre um mimo. NOTA: Podes estar com um problema de cotas. Tens o filtro a uma cota muito mais baixa que o aquário? Se sim, ele pode estar com dificuldades em elevar a água. Se fôr essa a situação, é uma questão de o colocares um pouco mais alto. Bruno Martins Editado Junho 22, 2008 por bemartins Citar
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 (editado) (...)NOTA: Podes estar com um problema de cotas. Tens o filtro a uma cota muito mais baixa que o aquário? Se sim, ele pode estar com dificuldades em elevar a água. Se fôr essa a situação, é uma questão de o colocares um pouco mais alto. Bruno Martins Boas Bruno. Relativamente ao processo de ferrar a bomba que não citei, só não percebo é como a água entra no filtro apenas porque abres as torneiras, como é que ela faz a subida inicial? (depois de vencido esse obstáculo, a gravidade faz o resto, mas os filtros costumam ter bombas auxiliares para essa parte inicial - a gama classic não tem). (pode ser que o teu sistema esteja montado de forma a permitir isso sem a tua intervenção). Penso que a questão das cotas é (ou pode ser) pertinente para ferrar. Depois da água estar a circular como deve ser, 60 ou 80 cm é quase irrelevante. A altura das bombas é uma "altura" que contempla a diferença entre o nível da água de onde se bombeia para onde se bombeia (no aquário isso pode considerar-se zero!) somado com o equivalente de altura por perdas de carga nos acidentes (filtro, curvas, atrito no tubo, etc - este é que é o factor relevante nos nossos sistemas e a altura do sistema vai aumentando com o tempo, mesmo sem se alterar a posição do filtro, porque tudo vai ficando mais entupido). No entanto, quando estamos a ferrar, pode não existir água a descer e aí temos o problema adicional do desnível entre a altura da água de origem (nesse caso é o filtro) e o fim, o aquário. Se deixei dúvidas posso explicar melhor, mas fiquem com a ideia do que é a tal "altura" que vem nas bombas e a variação do caudal com essa "altura". Cumps Editado Junho 22, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 (editado) Meu caro amigo AGA, um sistema filtro / aquário pode funcionar como um sistema de vasos comunicantes. Estando o filtro abaixo da cota do aquário, quando abres as torneiras com o filtro seco e desligado, graviticamente a água vai entrar por baixo e automáticamente vai expelindo todo o ar por cima (pelo tubo perfurado). Vais reparar que ao fim de algum tempo (menos que 1 min certamente), o filtro vai estar cheio de água, bem como parte da mangueira de saida (até á cota de superficie molhada do aquário) Se ligares o filtro após este processo, bingo estará a funcionar na perfeição. O filtro tem potência suficiente para elevar a água algums centimetros inicialmente. Claro que isto é supondo que tens isso bem montado, isto é... o filtro sempre abaixo do aquário. Editado Junho 22, 2008 por bemartins Citar
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 (editado) Após tentar perceber a duvida, acho que já percebi o que queres dizer com o "impulso inicial"... claro que a mangueira de entrada tem de ter água até á torneira, podes fazer das seguintes formas: - despejar por cima (através do próprio tubo) - usar o kit da marca - simplesmente "chupares" até ela passar o U invertido no topo do aquário e começar a descer, ai fechas a torneira para não levares banho Quanto ao dimensionamento de sistemas hidraulicos... vejo que provavelmente somos colegas de profissão... .gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> Editado Junho 22, 2008 por bemartins Citar
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 (editado) Meu caro amigo AGA, um sistema filtro / aquário pode funcionar como um sistema de vasos comunicantes. Estando o filtro abaixo da cota do aquário, quando abres as torneiras com o filtro seco e desligado, graviticamente a água vai entrar por baixo e automáticamente vai expelindo todo o ar por cima (pelo tubo perfurado). Vais reparar que ao fim de algum tempo (menos que 1 min certamente), o filtro vai estar cheio de água, bem como parte da mangueira de saida (até á cota de superficie molhada do aquário) Se ligares o filtro após este processo, bingo estará a funcionar na perfeição. O filtro tem potência suficiente para elevar a água algums centimetros inicialmente. Claro que isto é supondo que tens isso bem montado, isto é... o filtro sempre abaixo do aquário. Bruno, não é necessário explicares o princípio dos vasos comunicantes, nem o funcionamento do filtro, isso já eu sei há muitos anitos... :D. Só te fiz uma questão e é só isso que não percebo: Como é que a água entra quando abres as torneiras, visto que no tubo de entrada ela tem que subir? (se fosse assim tão simples como referes, porque carga de água a gama pro II e pro III da eheim trazem uma bomba auxiliar para ferrar o filtro? A única hipótese que coloco é tu teres isso montado de outra forma, e coloquei-a, mas tu decidiste que eu não percebia o princípio dos vasos comunicantes apesar de eu ter dado uma explicação sobre o funcionamento e dimensionamento de sistemas de bombagem... Mantém-se a questão: como é que ele sobe? (é que a tua solução pode ser boa, por isso estou interessado) Edit ao post: parece que enquanto eu escrevia lá decidiste ler o post como deve ser... pois, faltava essa parte Assim tudo bem. Também já tinha avançado essas hipóteses ou outras similares, é sempre necessário dar um arranque. Cumps Editado Junho 22, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Já agora AGA eu troquei as minhas mangueiras do 2213 (16/12) por umas de 14/10. Arranjei umas transparentes mais discretas que aqueles trambolhos verdes. Acho que vai haver azar? Eu acho que não , mas uma segunda opinião é sempre bem vinda. Citar
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Já agora AGA eu troquei as minhas mangueiras do 2213 (16/12) por umas de 14/10. Arranjei umas transparentes mais discretas que aqueles trambolhos verdes. Acho que vai haver azar? Eu acho que não , mas uma segunda opinião é sempre bem vinda. Na prática aumentaste a "altura" que a bomba tem de vencer (leia-se altura da forma que descrevi), logo o caudal vai ser menor. (as bombas costumam ter um gráfico que dá o caudal em função da "altura"). Penso que não fará grande diferença ao nível da eliminação de nitritos e amónia, as massas continuam iguais. Podes é ter que limpar as mangueiras com maior frequência (quando o caudal reduzir e se após limpeza do filtro não notares grande diferença, limpa as mangueiras). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Na prática aumentaste a "altura" que a bomba tem de vencer (leia-se altura da forma que descrevi), logo o caudal vai ser menor. (as bombas costumam ter um gráfico que dá o caudal em função da "altura"). Penso que não fará grande diferença ao nível da eliminação de nitritos e amónia, as massas continuam iguais. Podes é ter que limpar as mangueiras com maior frequência (quando o caudal reduzir e se após limpeza do filtro não notares grande diferença, limpa as mangueiras). Cumps obrigado Bruno Martins Citar
luisferreira Publicado: Junho 22, 2008 Autor Publicado: Junho 22, 2008 (editado) Pois caros amigos Não me parece que o filtro esteja a trabalhar bem.... pois nao noto que esteja água a entrar no copo a ventoinha roda .... por isso nao sei que mais poderá estar errado ! abraço! Editado Junho 22, 2008 por luisferreira Citar
bemartins Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Pois caros amigos Não me parece que o filtro esteja a trabalhar bem.... pois nao noto que esteja água a entrar no copo a ventoinha roda .... por isso nao sei que mais poderá estar errado ! abraço! Aspira (chupa) um pouco de água até á primeira torneira de entrada para que o filtro comece a encher. (abres a torneira, chupas a água, qd a água estiver a chegar fechas para nao levares banho, unes as torneiras, e voltas a abrir para deixar a água passar). Verifica se tens as torneiras de saida abertas, senão não saindo o ar, tb nao entra a água. Só depois do filtro estar cheio (1 min se tanto) é que ligas o mesmo. Citar
luisferreira Publicado: Junho 22, 2008 Autor Publicado: Junho 22, 2008 Boas! Bem o filtro ja trabalha as torneiras com que vinham estava a entupir a mangueira.... mas ele nao eleva a agua ate ao aqua e na tampa do filtro diz que eleva ate 1,5 metros mas pelos vistos nao ! abraço Citar
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Boas! Bem o filtro ja trabalha as torneiras com que vinham estava a entupir a mangueira.... mas ele nao eleva a agua ate ao aqua e na tampa do filtro diz que eleva ate 1,5 metros mas pelos vistos nao ! abraço Então está a trabalhar mas não eleva a água? Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
luisferreira Publicado: Junho 22, 2008 Autor Publicado: Junho 22, 2008 Então está a trabalhar mas não eleva a água? Boas ! Bem sei que é um contracenso... mas eu se meter a mão por cima do filtro sinto-o a trabalhar mas nao eleva a agua até a altura que preciso e já o pus em cima de uma cadeira e mesmo assim não dá que puderá ser?! abraço ! Citar
AGA Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Boas ! Bem sei que é um contracenso... mas eu se meter a mão por cima do filtro sinto-o a trabalhar mas nao eleva a agua até a altura que preciso e já o pus em cima de uma cadeira e mesmo assim não dá que puderá ser?! abraço ! Não está ferrado. Não deixes isso a trabalhar em seco. Deixa entrar a água no filtro. Liberta a tampa que está na flauta para o ar sair (está no manual... pode ser que o ar esteja a dificultar as coisas!) Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
luisferreira Publicado: Junho 23, 2008 Autor Publicado: Junho 23, 2008 (editado) Não está ferrado. Não deixes isso a trabalhar em seco.Deixa entrar a água no filtro. Liberta a tampa que está na flauta para o ar sair (está no manual... pode ser que o ar esteja a dificultar as coisas!) O problema é que este filtro é usado e comprei-o a um membro do forum... e não traz manual de instruções..... eu não percebo o que querias dizer com "liberta a tampa que está na flauta para o ar sair" ! Mas se eu baixar a mangueira de agua que sai do filtro para um balde ela deita agua ficando a mangueira cheia de agua mas assim que a levanto deixa de deitar água! O membro que me vendeu o filtro disse que estava como novo, o que a mim não me pareceu porque faltavam duas peças de fechar o filtro... mas la vinha uma peça dentro de uma caixa da eheim que tinha um veio em cerâmica e duas borrachas nas pontas (veio da ventoinha) o que acontece é que esse veio é demasiado comprido para por no sitio do veio e com as borrachas ainda pior.... por isso deixei ficar o veio que vinha mas que não tinha borrachas nas pontas. Poderá ser de o veio estar velho e não estar em contacto com a peça que sai da cabeça do filtro para se por o veio?! Abraço! Editado Junho 23, 2008 por luisferreira Citar
AGA Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 O problema é que este filtro é usado e comprei-o a um membro do forum... e não traz manual de instruções..... eu não percebo o que querias dizer com "liberta a tampa que está na flauta para o ar sair" ! Mas se eu baixar a mangueira de agua que sai do filtro para um balde ela deita agua ficando a mangueira cheia de agua mas assim que a levanto deixa de deitar água! O membro que me vendeu o filtro disse que estava como novo, o que a mim não me pareceu porque faltavam duas peças de fechar o filtro... mas la vinha uma peça dentro de uma caixa da eheim que tinha um veio em cerâmica e duas borrachas nas pontas (veio da ventoinha) o que acontece é que esse veio é demasiado comprido para por no sitio do veio e com as borrachas ainda pior.... por isso deixei ficar o veio que vinha mas que não tinha borrachas nas pontas. Poderá ser de o veio estar velho e não estar em contacto com a peça que sai da cabeça do filtro para se por o veio?! Abraço! Como já te disse noutro fórum, as borrachas são essenciais para fixar, centrar e reduzir vibrações.... sem elas o veio fica a "dançar" e podes danificar a cabeça e turbina. O veio mede 7,1 cm, assim já podes ver se o teu é grande ou não. Quanto ao manual, vai ao site da eheim e faz o download. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
luisferreira Publicado: Junho 23, 2008 Autor Publicado: Junho 23, 2008 Pois o veio que tenho é maior um milimetro e não dá pois o veio com as borrachas mete a ventoinha mas para "fora" não dando para tapar essa zona do filtro cumps Citar
zykon Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Esse milimetro é provavelmente nada significativo, até porque voces estão a medir com um utensilio diferente. Não acredito que seja por ai. Faz o download do manual e ve isso melhor Citar [url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]
luisferreira Publicado: Junho 23, 2008 Autor Publicado: Junho 23, 2008 Olha o que medi tinha 7.2 cm e com as borrachas ficam muito comprido e assim nao dá para montar tudo eu já saquei o manual....! abraço Citar
Nuno Costa Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Olha o que medi tinha 7.2 cm e com as borrachas ficam muito comprido e assim nao dá para montar tudo eu já saquei o manual....! abraço desculpa lá a pergunta. A pessoa a quem compras-te o filtro é da tua zona? Porque não pedes a ele para te por isso a funcionar? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts