arty77 Publicado Junho 21, 2008 Publicado Junho 21, 2008 Boas, estou a tentar tratar de um lago, de uns familiares, que tem a água completamente turva, actualmente praticamente sem peixes e plantas, com capacidade de uns 1000 litros aproximadamente. Gostaria de dicas para a manutenção destes lagos, e particularmente a melhor forma de eliminar a turvação, que penso tratar-se de algas em suspensão e assim tornar a água mais cristalina. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 21, 2008 Publicado: Junho 21, 2008 Duas hipoteses: - muitas plantas e/ou; - filtragem adequada. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
carlosribeiro Publicado: Junho 21, 2008 Publicado: Junho 21, 2008 Duas hipoteses: - muitas plantas e/ou; - filtragem adequada. Como disse o Ricardo: Mais plantas e filtro UV e Mecanico/Biológico. Depois é escolher a fauna a introduzir...
Bill_Clinton Publicado: Junho 21, 2008 Publicado: Junho 21, 2008 (editado) Visto q n tem fauna e flora podes tirar toda a agua limpar tudo bem limpo e depois fazeres tudo de inicio, ciclares o lago, em relação às algas se tiveres muita exposição solar no sitio onde o lago se encontra vai ser dificil controlar isso, so mesmo com muitas plantas flutuantes mas depois deixas de ver os peixes...lol eu no meu caso como o meu çago é pequeno e ainda não arranjei tempo para fazer o outro maior coloquei um chapeu daqueles de jardim a fazer sombra...já la vão 3 semanas e nem sinal de algas!!!! Editado Junho 21, 2008 por Bill_Clinton
arty77 Publicado: Junho 22, 2008 Autor Publicado: Junho 22, 2008 Muito agradecido pelas dicas. Vou então experimentar as plantas. Hoje arranjei uns pés de Elodea e umas flutuantes, a ver se começam a dar cabo das algas Entretanto, nos próximos dias, vou ver se tiro algumas fotos do lago para o pessoal ver. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Miguel Figueiredo Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Se o lago está ao sol, as plantas só se tornarão eficientes quando cobrirem completamente o fundo: Estamos a falar de vários meses ou mesmo de um ano. No caso das flutuantes vais ter agua limpa, quando cobrirem a maior parte da superficie -- o que não é nada boa ideia: as flutuantes impedem as trocas gasosas, impedem a luz de chegar ao fundo (às plantas oxigenadoras) e sobretudo impedem-nos a nós de ver os peixes. Na minha opinião, as flutuantes incluindo as folhas de menúfar, não devem ocupar mais de um quinto do lago. Um UV, por outro lado, coloca-te rapidamente a água transparente mas não é absolutamente necessário. Eu, por mim, não coloco aparelhos electricos no lago. Já basta termos que os usar nos aquários. Um lago, com muito mais facilidade que um aquário, pode ser instalado de modo a não precisar dessas ajudas. Basta cobrirmos o fundo com plantas. Durante meses, enquanto as plantas forerem poucas, a água estará verde. Agua verde não é sinal de algo de errado no lago. As oxigenadoras no fundo continuarão a fazer o seu trabalho. A própria água verde produz oxigénio e possibilita grandes quantidades de infusorios, algo que até é positivo para os peixinhos pequenos. De qualquer modo, as plantas superiores acabarão por vencer e terás agua limpa. Tens é que dar às oxigenadoras, principalmente às vallisnerias, o substrato adequado para que estas possam cubrir o fundo: areão. Os UVs são altamente eficientes mas matam quer o fitoplancton quer o zooplancton. Ficas com a agua estéril mas cortaste elos fundamentais na cadeia alimentar. O teu lago criará muito menos bicharada, isto é, haverá muito menos comida para os teus peixinhos, grandes e pequenos. Miguel Muito agradecido pelas dicas. Vou então experimentar as plantas. Hoje arranjei uns pés de Elodea e umas flutuantes, a ver se começam a dar cabo das algas :D Entretanto, nos próximos dias, vou ver se tiro algumas fotos do lago para o pessoal ver.
arty77 Publicado: Junho 25, 2008 Autor Publicado: Junho 25, 2008 O lago tem água há bastante tempo, anos mesmo, e está repleto de larvas de mosquito (presumo). Estava a tentar usar uma bomba de circulação fraquita (+-300l/h) ligada a um filtro UVC de 8 watts, mas só pode ficar ligado umas 10 horas por dia, pois de noite a ficha é desligada. Em termos de filtragem, qual seria o fluxo ideal para tentar limpar as algas nesta fase inicial? Para 1000 litros, 3x seria suficiente? Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
arty77 Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Uma outra dúvida... seria viável tentar usar uma Osmose Inversa para limpar a água do lago de forma a ficar cristalina? Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts