Recommended Posts

Publicado

Este post serve para absolutamente nada. Se é um estreante nestas coisas da aquariofilia, mude de página. Aqui não se aprende nada.

É mais uma reflexão sobre estes quase dois anos de aquariofilista, se é que o termo existe. É sobre uma espécie de lei de murphy da aquariofilia:

"Tudo o que à primeira vista parece mariquice_que_não_interessa_ a_vivalma de gajo_com_a_mania_que_é_sábio, tem grande probabilidade de ser realmente importante"

Há dois anos atrás comprei um aquário de plástico com dois peixes de água fria para os meus filhos. Aquela espécie de cesto em plástico fazia-me mal à vista, pelo que não demorou muito a comprar um aquário digno desse nome. Uma coisa em grande pensava eu. Alguns 30 cm de largura onde pudesse alojar os ditos peixes.

Ainda sem consultar nada nem ninguém toca de ir ao continente comprar um aquário com de alguns 12 litros. Peixes lá para dentro e ala que se faz tarde. Quais ciclos, quais o camandro. Águinha nova e bicharada acomodada. Agora é necessário pôr aquilo bonito. E começo a procurar informação e eis que encontro o fórum pela primeira vez. Porreiro pá. Eu até queria ter mais peixes e um filtro e umas pedras e umas plantas e uns camarões e começo a ter o colapso do principiante. Fazer o ciclo ? Poucos peixes ? Os peixes de água fria vão ficar com quantos cms? Testes dos P's e dos K's e dos N's ? TêPêÁS ? Esta gente deve ser doida. Um aquário pequeno é mais difícil de manter que um grande ? A rapaziada parece mesmo não fechar bem a porta

O Sporting e o Benfica entretanto morrem, e comecei a achar que aquela coisa do ciclo se calhar ....

Aconteceu com o ciclo, depois com o mito "não colocar mujitos peixes de uma só vez", com a parvoice de "escolha os peixes em função do ph e não tente ajustar o ph aos seus peixes", com o preconceito que os colaboradores das lojas de animais não sabem muito mais do que tu sobre o tema, com a ideia peregrina de relacionar as algas que aparecem com coisas tão estranhas como o controlo dos nitratos e fosfatos, com o exagero da necessidade de ter alguns testes quimicos essenciais.

Afinal não era mito, nem se tratava de parvoíce, não há preconceito, as ideias não são peregrinas e raramente há exageros.

O erro é um caminho importante para a aprendizagem, mas não necessarriamente o mais curto. Se, sendo iniciados nas pescarias, chegaram até esta parte do texto, percam mais tempo e leiam outros textos muito mais sábios que estes e que realmente ajudam a encurtar caminho. E atenção que o meu percurso parece o renda de bilros, tantos avanços e recuos. Sobretudo divirtam-se e tenham pachorra que isto da aquariofilia tem graças e ritmos próprios.

Publicado:

Olá Afrazao! Acima de tudo parabéns por teres tido a ombridade de assumires os teus erros.Muitos sabem que erram mas tentam fazer as coisas à sua maneira e depois dá asneira.

Eu penso que o grande problema é o pessoal só tentar procurar informação na net depois de comprar os peixes, só encontram o ''Aquariofilia.net'' depois das primeiras mortes acontecerem,quando se podia minimizar isso,aprendendo os conceitos básicos de aquariofilia antes de nos aventurarmos.

Também tem muito a ver com a forma como a generalidade das pessoas olha para o peixe como animal de estimação.Olham para o peixe como um ser menor,e por ser barato podem-se comprar mais quando este morrer.

Que o teu post sirva para alertar as pessoas a lerem antes de se iniciarem nesta grande aventura!

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Com os erros é que realmente se aprende, mas eu por exemplo tive o cuidado de procurar sitios onde me informar antes de comprar o meu aqua, por exemplo no aquariofilia.net :D

Acho que a melhor maneira de minimizar erros e mesmo lendo e informando-nos sobre o assunto, mas a verdade e que a experiencia tambem vai contando e só com o tempo e que vamos tendo mais noçao das coisas. Mesmo lendo muita coisa, continuo a ter muitas duvidas, porque quando realmente se comeca e que as duvidas e os problemas vao aparecendo. Mas a verdade e que os foruns realmente ajudam, e por mais veteranos que possamos ser acho que vao surgir sempre problemas e sempre duvidas. Por isso e que estamos ca todos :D

Tanta coisa para dizer que acho este topico deve ser dos melhores para nos alertar das coisas como realmente elas sao, sem rodeios nem engenhos.

Cumps

(E quanto as pessoas acharem que se os peixes morrerem e menos "grave" do que morrer o cao ou o gato é triste demais!)

Publicado:

Os erros são fáceis de admitir, já os custos, e o facto da minha mulher dizer que tenho um armário de cozinha no escritório, e de ter três selvagens que acham que conviver com peixes envolve tentar agarrá-los. Acho que tenho que trocar a fauna do aquário por piranhas, pode ser qua assim percam esse hábito.

Publicado:
Os erros são fáceis de admitir, já os custos, e o facto da minha mulher dizer que tenho um armário de cozinha no escritório, e de ter três selvagens que acham que conviver com peixes envolve tentar agarrá-los. Acho que tenho que trocar a fauna do aquário por piranhas, pode ser qua assim percam esse hábito.

Piranhas sao essenciais num lar: primeiro convida-se a vizinha de baixo e depois os la de cima, etc.

Bem vindo a aquariofila.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!