anibal-mota Publicado Setembro 8, 2003 Publicado Setembro 8, 2003 Olá amigos dos peixes ! Tenho um aquario de 600 l, com 18 discus, 3 plecos, 3 corydoras e 30 valisnerias. Há duas semanas os discus selvagens começaram por ficar escuros e bastante magros, ( um deles acabou por morrer ) como noto uns buraquinhos muito pequenos na cabeça dos peixes (os buracos são mais pequenos do que a cabaça de um alfinete ) decidi fazer um tratamento contra a doença do buraco, ( aumentei a temperatura para 34º, coloquei um comp. de flagyl p/ 40 l durante 3 dias consecutivos, ao fim de uma semana subs. 40% da agua e repeti o tratamento ). Os buracos nos peixes continuam lá ! Será que fiz mal o tratamento ? Será que a causa dos peixes estarem magros e escuros é outra ?( neste momento já tenho um turquesa vermelho tambem escuro e magro, alguns destes tambem comem pouco ! ) Estou a ficar desanimado com os discus, o que devo fazer para ajudar os meus peixes ? Um abraço Anibal Mota
MotarSolitario Publicado: Setembro 8, 2003 Publicado: Setembro 8, 2003 tenta estimulalos a comer com umas minhocas vivas ou larvas de mosquito ou ainda infusorios pegas com uma pinça e tenta estimulalos quanto a doença vs tratamento nao sei nada
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 8, 2003 Publicado: Setembro 8, 2003 Olá Anibal!!! O tratamento de Flagyl terá sido +- bem feito! Devias tê-lo feito num aquário hospital mas principalmente devias mudar diariamente (há me mude de 8 e 8 horas) 50% de água e adicionar o correspondente ao volume mudado em Flagyl. No teu caso mudas 50% e adicionas 7,5 comprimidos. Isto pois o composto activo do Flagyl que é o Metronidazol desactiva passado cerca de 4 horas. Quanto aos buracos nunca tinha reparado neles? Mesmo que seja a doença dos Buracos eles n desaparecem logo. Vão ter de cicatrizar com uma ferida normal. Ah!! Nos primeiros dias do tratamento reparaste nas fezes dos Discus?? Se era esbranquiçadas é porque tavam mesmo contaminados! já pensaste que a causa de eles estarem escuros também podem ser parasitas externos??? Como está a respiração? As barbatanas laterais na colam ao corpo? Tem manchas esbranquiçadas no corpo? Coçam-se? Espero estar ajudar! Dá noticias! Abraço! Nuno Carvalho
anibal-mota Publicado: Setembro 8, 2003 Autor Publicado: Setembro 8, 2003 Olá Nuno, e obrigado. De facto o Discu que morreu tinha as barbatanas laterais coladas ao corpo ! Se realmente forem parasitas externos qual o tratamento a seguir, e que medicamentos devo utilizar ? No caso de parasitas internos, utilizando o flagyl com mudanças de 50% àgua diarias, qual deve ser a duração do tratamento ? Um abraço Anibal Mota
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 8, 2003 Publicado: Setembro 8, 2003 Boas !!! Lá está!! Parasitas externos...Mas agora n sabemos se ele apanhou parasitas externos devido a estar fraco por causa dos internos! Mas para te ajudarmos precisamos de mais dados. Temperatura??Machas brancas no corpo? Barbatanas ruidas? Respiração? Algum operculo fechado???? Se os parasitas externos forem bacterias acho que consegues resolver o problema com Sera Bactapur Direct. Se for mais que bacterias tens de recurer a algo mais forte com Fornalaina http://edis.ifas.ufl.edu/VM061 (nunca usei pk n encontro), ou Permanganto de Potassio http://edis.ifas.ufl.edu/FA027(CUIDADO!!!!!!!!!!!). Ah!! Antes de fazeres algum destes podes experiementar Sterozin da Waterlife. Mas aguarda que mais alguem te de sujestões! Quanto a Flagyl deves fazer o tratamento durante 3 dias!!!! NÂO FAÇAS 2 TRATAMENTO AO MESMO TEMPO!!!! Aguardo noticias!! Nuno Carvalho
João Lázaro Publicado: Setembro 8, 2003 Publicado: Setembro 8, 2003 Apoio a ideia do bactopur direct, apesar de nunca ter testado penso que é o mais eficaz. O sterazin ja usei, mas não sei porque tenho a impressão que é um medicamente mais "ligth" e para situações de crises como essa o bactopur direct deve funcionar bem. Vai dando noticias.... Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Setembro 9, 2003 Publicado: Setembro 9, 2003 Olá Pelo que li sobre o assunto um dos tratamentos possiveis é o sal. Num aquario hospital, uma colher de chá para 30 litros de água, temperatura a 30º e adicionar oxigénio. Não misturar com outros tratamentos. Faz efeito em duas horas. Pode-se obter resultados se o problema estiver no inicio. Cumps Brotas
Recommended Posts