Mário Publicado Junho 18, 2008 Publicado Junho 18, 2008 (editado) Olá a todos. Já à tempos que andava na ideia de comprar um nano para me divertir um bocado em pequena escala. .gif' class='bbc_emoticon' alt='bigsmile' /> Em passeio com a Maria no palacio do gelo em Viseu, reparei num aqua e acabei por o trazer. Como os €€€ não abundam, optei por fazer a montagem mais low-cost que consegui, arranjei areão do rio Tejo num revendedor aqui em Mangualde, comprei as pedras numa loja de jardinagem por 2€ e usei uma mistura de leca e substrato vegetal que aqui tinha em casa. As plantas são todas de mudas do meu comunitário de 135L. Setup 40X23X25 (23L brutos) Filtro de cascata da Elite até 200L/H com lá de vidro, esponja e umas 10 cerâmicas do meu outro aqua. Aquecedor 25W aquael Calha DIY com 2x15W E14 6500k (candeeiro de parede do Ikea) CO2 DIY Leca Substrato vegetal Areia do rio tejo Pedras do rio Nilo Flora Anubias, Cryptocorine, Musgo de Java, Egeria Densa, Eleocharis. Fauna Por enquanto está a ciclar, mas em principio será para uns camarões e um cardume pequeno de rasboras ou barbos cereja. Fotos: A paparoca. .gif' class='bbc_emoticon' alt=':smile:' /> Algumas mudas. O Layout. Leeca e substrato vegetal. Areia de rio. Já cheio com a calha e filtro. Venham de lá essas criticas. 1 Abraço Editado Julho 5, 2008 por Mário Citar
Napalm_Betta Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 bem gosto bastante esta exelente Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 boas essas pedras são bonitas coloca um fundo para tapar o filtro e fios. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
joaoaraujo Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 Hey esta muito bonito, so mudava ai uma coisa o areao mudava para outra cor ...Mas de resto :D Citar
jpmartins Publicado: Junho 26, 2008 Publicado: Junho 26, 2008 ta mt boa a ideia. sinceramente adorei. mas que peixes vais por por ai? Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
Mário Publicado: Junho 30, 2008 Autor Publicado: Junho 30, 2008 ta mt boa a ideia.sinceramente adorei. mas que peixes vais por por ai? Obrigado jpmartins. Em principio será para um betta. Apesar de neste momento estar a passar por um boom de algas castanhas que estão em todo o lado, nos vidros, nas plantas, no areão, etc... Já estou a desesperar, tenho feito TPA´s quase todos os dias com limpeza dos vidros, mas passado umas horas tá na mesma. Estou a pensar em meter umas cardinas japónicas para ver se me resolvem o problema. Acham que pode ajudar? Acham que depois posso meter o betta e manter os camarões ou será que da molho? Ajudem-me. 1 Abraço Citar
JoaoRibeiro Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Acham que depois posso meter o betta e manter os camarões ou será que da molho?Ajudem-me. 1 Abraço Boas. O aquário está impecável. As pedras grandes são mesmo muito bonitas. Quanto ao betta. Penso que é apreciador de marisco mas não tenho a certeza! Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
nasha Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Oi! No meu aquario também tive um boom de algas eras tipo fios que ficavam na superficie nas folhas o meu problema ficou resolvido quando comprei duas caridinas o betta apesar de ter comido os reds que andavam lá não toca nas caridinas mas penso que é por elas já serem grandinhas, se optares por colares as caridinas e depois o betta pelo menos tenta arrajar umas já crescidas para ele nao se meter com elas. No meu funciona... Citar
Pedro D. Fernandes Publicado: Julho 1, 2008 Publicado: Julho 1, 2008 Boas o aquario está muito bacano , o que falta ai mesmo é um fundo preto. Ia mudar tudo Citar Meu Tanganyika de 60l
Mário Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 banana rock banana rock Sucesso banana rock banana rock Parece que já me estou a safar das algas castanhas. Comprei a pouco duas ampulárias já grandinhas que lhe estão a mandar uma valente coça. Pena que venham tão mal tratadas com o casco cheio de fissuras e algas, até fazem pearling. .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Acabei por trazer também o betta, estava lá um muito bonito e não resisti, é preto azul e vermelho. De qualquer forma, o aquário já estava a ciclar quase à 3 semanas e de acordo com os testes, até já tinha terminado à mais tempo. Já meto fotos. 1 Abraço Citar
Mário Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 Cá estão elas fresquinhas. Reparem bem no estado em que as algas deixaram o relvado, provavelmente não se vai safar, vou deixar as algas desaparecerem e comprar uma porção de ricia para ali. O musgo tive de o tirar porque parecia uma papa castanha. 1 Abraço Citar
krypticall Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 ena pá até a ampularia ficou verde atençao as fertelizaçoes e tpás Citar
Mário Publicado: Julho 3, 2008 Autor Publicado: Julho 3, 2008 ena pá até a ampularia ficou verde atençao as fertelizaçoes e tpás As ampulárias comprei-as hoje e já vinham assim da loja. TPA´s tem sido com fartura 2/3 por semana. Fetilizações por enquanto ainda não, porque montei o aquário só à 3 semanas com substrato e neste momento as plantas estão completamente cobertas por algas. 1 Abraço Citar
André29 Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 bem o aqua ficou muito giro. as pedras dão um efeito expetacular, e o teu betta é muito fixe é normal as ampulárias virem assim? :D cumps.André29 Citar
Mário Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 Olá a todos Como disse anteriormente, o aqua sofreu muito com um surto de algas castanhas. As plantas ficaram muito mal tratadas, especialmente o tapete de eleocharis. Passei-me da cabeça e resolvi começar tudo de novo. Usei a mesma água e mantive o filtro a trabalhar, mas mudei a fauna para o meu comunitário, para deixar a Cuba ganhar alguma raiz. Cá vão as fotos. Cá está ele limpinho outra vez. Leca de baixa granulometria, na loja onde comprei dizia que era Akadama, mas não me parece. Ainda por cima boia. Muito gente não concorda com a utilização de Leca, mas pelo que vi na montagem anterior, as raizes das plantas gostam bastante. Quando arranquei as cryptos era só bolinhas de leca agarradas às raizes. O substrato. Dizem que é topo de gama. Veremos... Mais ou menos a olho, 2 colheres de sopa misturadas em metade do areão, mal misturei o areão ficou todo vermelho e com um cheiro estranho muito intenso. Já com a areão. Agora a parte mais dificil, estou a entrar em panico a olhar par os vasos de HC "Cuba". Como vou plantar isto?? Tudo plantado, pensei eu... Já cheio, pensava que a Cuba tinha ficado bem plantada, mas quando começei a encher, ficou quase toda a boiar, tive de plantar novamente. Nunca vi nada tão dificil de plantar, por isso retirei toda a fauna do aqua. Passada 1 hora. Espero que gostem, venham de lá essas criticas. 1 Abraço Citar
Mário Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 Já agora o novo setup: 40X23X25 (23L brutos) Filtro de cascata da Elite até 200L/H com lá de vidro, esponja e cerâmicas. Aquecedor 25W aquael Calha DIY com 2x15W E14 6500k (candeeiro de parede do Ikea) por enquanto, estou a pensar num DIY ADA Style. CO2 DIY com campanula DIY. Rocha vulcânica. Areia do tejo. Leca de baixa granulometria. Subatrato - Ferka Aquabase by Jardim submerso Flora - HC "Cuba", Cryprto e Blyxa by Jardim submerso excepto a Crypto que era da montagem anterior. Fauna - Betta macho e 2 ampulárias. 1 Abraço Citar
Daniel Almeida Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Não metas já as ampulárias! Se não a cuba... Citar Daniel Almeida
Mário Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 Não metas já as ampulárias! Se não a cuba... Pois, eu sei. Já foi a fauna toda para o comunitário, incluindo o betta. Não quis arriscar. O betta como tem a mania que é esperto está na maternidade. :D Daqui a uma semaninha já regressam à base. 1 Abraço Citar
krypticall Publicado: Julho 6, 2008 Publicado: Julho 6, 2008 boas melhorou bastante . e para a trazeira do aquario nao vais meter nada ??? eleocharis vivipara ficava a matar. Citar
Recommended Posts