Esgalha Publicado Julho 6, 2004 Publicado Julho 6, 2004 eu bem que pesquisei mas n encontrei nada sobre o assunto. e um projecto bastante provavel para qd vier de ferias. queria informaçoes sobre como me iniciar. areia e boa como fundo? mais ou menos para que preços e que os discus andam e como diferenciar os de boa qualidade e os de ma qualidade? posso ter 2 casais, por exemplo a criarem no mm aquario? como saber se sao casais, e qt e que me custa se comprar um casal ja formado? qts alevins costumam sobreviver por postura? filtro deve fazer mta ou pouca corrente? a dureza da agua como é? posso ter mais peixes alem dos casais que quero por a criar? corydoras acho que posso, e que limpa vidros aconcelham?? ao menos uns que trabalhem bem. bem a medida que for tendo mais duvidas, vou perguntando.
Luis Queiroga Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Oi bem a medida que for tendo mais duvidas, vou perguntando Os discus são peixes muito trabalhosos, para fazeres criação necessitarás de algumas horas diárias. Pensa bem onde te vais meter, pois o investimento será grande. Compra alguns jovens baratos para treinar, mas pesquisa e estuda um pouco 1º (tenta o fórum SimplyDiscus, por exemplo). Treinar com escalares também era uma boa. Acho que tens demasiadas dúvidas para te atirares de cabeça. - fundo sem areia; - € consoante a variedade; - 1 casal por aqua; - casais formados, de €150 para cima, +-; - filtros de esponja; - coris desnecessárias para os aquas de criação; Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Tiago Proença Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 a unica coisa k te posso dizer é sobre os preços, já vi Discus a venda entre os 22 euros até aos 100 euros(não sei se ainda há mais discus superiroes mas é so apra teres uma ideia) EX-Naysel
André Filipe Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Eu n sou nenhum expert e experiencia n tenho nenhuma mas ja sei umas coisas do ke lli -Areao no aqua de acasalamento ñ. -Um casal ja formado e bastante + caro e para mim axo ke n compensa (mas preços entre 500€) -Acerca 2 dois casais no mesmo aqua n tenho a certeza mas axo ke n e aconselhavel. Há e o aqua de acasalamento n convem ter + de 100l pk depois os filhotes perdem-se por isso tb n podes ter la dentro 2 casais. -Numa postura axo ke normalmente podes fikar com 30 40 claro ke a casos de 80 100 e tb a casos de 2 4 . Percebes depende de muita coisa. -Em relação a ter + peixes com o casal. Eu n punha + nd . Cumprs Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
Nuno Silva Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Olá, Pelas tuas perguntas eu diria que nunca tiveste discus... e já estas a pensar em criação... Não te vou dizer que é impossivel mas um discu não é bem como um escalar ou coisa do género. E quando o assunto é criação as coisas são bem mais complicadas. Como disse e bem o Luis isso vai tirar-te umas horas diárias e é um investimento muito forte e arriscado para quem n tem experiência nenhuma em discus. Aconselho-te a tentares manter uns quantos no teu aqua principal, deixa-os crescer e formar casais naturalmente. Cada coisa a seu tempo. Quando for altura de criar os teus discus avisam-te... Um abraço! Nuno Silva
jorgehcosta Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Viva :D Pois é... Não basta dizer que se pesquisou e não se encontrou nada... Se tivesses pesquisado à séria, decerto que terias encontrado aqui resposta a todas as perguntas que colocas-te Eu mesmo... que há algum tempo me iniciei na reprodução de Discus, recolhi aqui, a maior parte dos conhecimentos que tenho hoje Portanto e para te poupar algum esforço vou por partes: 1º Os aquários de reprodução convém serem nús (sem areia ou areão) para facilitar as tarefas de limpeza e higiene, além de ser mais fácil manter os parametros da água. 2º Os preços variam conforme a espécie de Discus que pretendes adquirir, há alguém aqui no fórum (terás que pesquisar) a vender 1 casal por 200€, no entanto os valores podem ir até aos 900€ Em relação à qualidade dos casais, é sempre preferivel optares por comprar a criadores que por algum motivo estejam a vender, assim sempre podes verificar se são férteis e se criam os filhotes 3º Convém manter um casal por aquário, ou então um aquário dividido, para os diferentes casais! 4º Já respondido... 5º O numero de filhotes sobreviventes de cada uma das posturas, depende de muitos factores: qualidade da água, casal bastante profilico, alimentação, etc. 6º Os filtros devem garantir em 1º lugar uma excelente filtragem quimica e biológica, sendo de evitar uma grande movimentação da água 7º Já foi aqui mencionado n vezes... esta não digo!!!! 8º É claro que não podes por mais peixes com os Discus que estão a criar... é o mesmo que convidares uma plateia para o momento em que vais fazer um filho eh eh eh Isso nunca dá em nada 9º Esquece as corydoras, e os limpa vidros... Quem quer criar Discus, tem mesmo que fazer o trabalho todo sozinho 10º Para a próxima, quando tiveres mais dúvidas, faz mesmo a pesquisa e decerto que vais encontrar as respostas Tudo o que te disse aqui, já foi referido e discutido imensas vezes entre o pessoal do fórum Mas se queres um conselho de amigo, e se vais criar Discus, olha que não é o mesmo que criar Guppys, se bem que também estes requerem atenções especiais :D Criar Discus é trabalhar muito, e sofrer... sofrer... e sofrer Para no fim, teres um grande gooooozo Vai em frente, e que tenhas muito sucesso Um Abraço Jorge Costa
Esgalha Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 bem eu realmente pesquisei e com varias palavras chave mm. a pesquisa tb se torna mais ificil pq como titulo dos topicos e tudo a base de: discus discus discos disco etc etc e a maioria e a mostrar fotos e mt frequentemente perguntar que peixes se podem ter com discus etc. para as outras questoes foi realmente mt dificil. de qq das formas tb n estou a pensar em comprar o aquario nem amanha nem depois. tal como fiz para o meu primeiro aquario quero dedicar-me antes a recolha de informaçao, pesar os pros e os contras etc meter discuus no meu aqua principal esta fora de questao pois os pobres dos bichos morriam de stress. estava a pensar fazer um aqua e discus, mas n obrigatoriamente so de repoduçao, afinal o aqua seria para ficar na sala, ou seja, ao menos tivesse um aspecto minimamente apelactivo, que apesar de n ter as condiçoes perfeitas desse na mm para criar. no entanto ter os discus so por ter como decoraçao nem sequer sao dos peixes que mais me enchem o olho, apesar de extremamene bonitas algumas das especies, sao peixes demasiado parados para o meu gosto. pq e que n se deve usar areia? a minha ideia seria por tb alguns peixes que n importunassem os discus e qu dessem mais vida ao aquario, mas aconcelhando que n se meta mais peixe nenhum tb n e importante. o aqua com alguma decoraçao e so com discus fica bastante interessante... e preciso e saber se eles procriam com decoraçao, mas parece dificil. se eu meter varios discus pequenos eles formam casai qd crescem? a minha ideia seria meter cerca de 6 discus a ver se alguns formavam casais. isto para começar depois metendo-me em criaçao depois logo veria as medidas a tomar. se teria d reteriar 4 para deixar um casal a criar. no entanto volto a frisar o aspecto da decoraçao do aquario. é mm necessario o aquario estar mm nu? eu sei que a criaçao n e facil. se fosse pela facilidade metia mollys guppys e espadas... e mais pelo desafio mm. ja agora qt tempo demora um disco a desenvolver-se? pq e que para a criaçao se têm de perder umas horas diarias??? de que cuidados e que um aquario de criaçao exije para serem necessarias horas diarias de volta do aqua. de qq das formas, obrigado a todos os que me esclareceram as duvidas ate agora e obrigado pelo apoio abraços
Esgalha Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 hum ninguem me sabe responder as ultimas perguntas sff?
Miguel Pereira Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Olá, A disponibilidade temporal varia consoante o número de exemplares. Se tiveres muitos casais é obvio que terás que disponibilizar mais tempo para o teu objectivo. Em termos de criação: - Preparar a alimentação : artemias recem-nascidas essencialmente - Alimentar os alevins e juvenis três a quatro vezes ao dia - Mudanças parciais diarias e respectiva limpeza Além destes factores, existem outros... Terás que possuir mais do que um aquario: casal, alevins, juvenis em diferentes fases de desenvolvimento, etc.. Para que o teu objectivo seja coroado de sucesso terás que elaborar previamente um plano. Um abraço Miguel
Esgalha Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 pq sao necessarias tantas mudanças de agua?
Miguel Pereira Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Olá, É um dos motores do crescimento. E depois com 150 ou 200 peixes num aquario a carga organica tem de ser controlada bem de perto. Abraço Miguel
Recommended Posts