iniciar-me no mundo/criaçao de discus


Esgalha

Recommended Posts

eu bem que pesquisei mas n encontrei nada sobre o assunto.

 

e um projecto bastante provavel para qd vier de ferias.

 

queria informaçoes sobre como me iniciar.

 

areia e boa como fundo?

 

mais ou menos para que preços e que os discus andam e como diferenciar os de boa qualidade e os de ma qualidade?

 

posso ter 2 casais, por exemplo a criarem no mm aquario?

 

como saber se sao casais, e qt e que me custa se comprar um casal ja formado?

 

qts alevins costumam sobreviver por postura?

 

filtro deve fazer mta ou pouca corrente?

 

a dureza da agua como é?

 

posso ter mais peixes alem dos casais que quero por a criar?

 

corydoras acho que posso, e que limpa vidros aconcelham??

ao menos uns que trabalhem bem.

 

bem a medida que for tendo mais duvidas, vou perguntando.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

bem a medida que for tendo mais duvidas, vou perguntando

 

Os discus são peixes muito trabalhosos, para fazeres criação necessitarás de algumas horas diárias. Pensa bem onde te vais meter, pois o investimento será grande.

Compra alguns jovens baratos para treinar, mas pesquisa e estuda um pouco 1º (tenta o fórum SimplyDiscus, por exemplo). Treinar com escalares também era uma boa.

Acho que tens demasiadas dúvidas para te atirares de cabeça.

 

- fundo sem areia;

- € consoante a variedade;

- 1 casal por aqua;

- casais formados, de €150 para cima, +-;

- filtros de esponja;

- coris desnecessárias para os aquas de criação;

 

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a unica coisa k te posso dizer é sobre os preços, já vi Discus a venda entre os 22 euros até aos 100 euros(não sei se ainda há mais discus superiroes mas é so apra teres uma ideia)

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu n sou nenhum expert e experiencia n tenho nenhuma mas ja sei umas coisas do ke lli

 

-Areao no aqua de acasalamento ñ.

-Um casal ja formado e bastante + caro e para mim axo ke n compensa (mas preços entre 500€)

-Acerca 2 dois casais no mesmo aqua n tenho a certeza mas axo ke n e aconselhavel. Há e o aqua de acasalamento n convem ter + de 100l pk depois os filhotes perdem-se por isso tb n podes ter la dentro 2 casais.

-Numa postura axo ke normalmente podes fikar com 30 40 claro ke a casos de 80 100 e tb a casos de 2 4 . Percebes depende de muita coisa.

-Em relação a ter + peixes com o casal. Eu n punha + nd .

 

Cumprs

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelas tuas perguntas eu diria que nunca tiveste discus... e já estas a pensar em criação... Não te vou dizer que é impossivel mas um discu não é bem como um escalar ou coisa do género. E quando o assunto é criação as coisas são bem mais complicadas.

 

Como disse e bem o Luis isso vai tirar-te umas horas diárias e é um investimento muito forte e arriscado para quem n tem experiência nenhuma em discus.

 

Aconselho-te a tentares manter uns quantos no teu aqua principal, deixa-os crescer e formar casais naturalmente. Cada coisa a seu tempo. Quando for altura de criar os teus discus avisam-te...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

Pois é...

 

Não basta dizer que se pesquisou e não se encontrou nada... :twisted:

 

Se tivesses pesquisado à séria, decerto que terias encontrado aqui resposta a todas as perguntas que colocas-te chainsaw

 

Eu mesmo... que há algum tempo me iniciei na reprodução de Discus, recolhi aqui, a maior parte dos conhecimentos que tenho hoje :wink:

 

Portanto e para te poupar algum esforço vou por partes:

 

1º Os aquários de reprodução convém serem nús (sem areia ou areão) para facilitar as tarefas de limpeza e higiene, além de ser mais fácil manter os parametros da água.

 

2º Os preços variam conforme a espécie de Discus que pretendes adquirir, há alguém aqui no fórum (terás que pesquisar) a vender 1 casal por 200€, no entanto os valores podem ir até aos 900€ :shock:

Em relação à qualidade dos casais, é sempre preferivel optares por comprar a criadores que por algum motivo estejam a vender, assim sempre podes verificar se são férteis e se criam os filhotes :shock:

 

3º Convém manter um casal por aquário, ou então um aquário dividido, para os diferentes casais!

 

4º Já respondido...

 

5º O numero de filhotes sobreviventes de cada uma das posturas, depende de muitos factores: qualidade da água, casal bastante profilico, alimentação, etc.

 

6º Os filtros devem garantir em 1º lugar uma excelente filtragem quimica e biológica, sendo de evitar uma grande movimentação da água :roll:

 

7º Já foi aqui mencionado n vezes... esta não digo!!!!

 

8º É claro que não podes por mais peixes com os Discus que estão a criar... é o mesmo que convidares uma plateia para o momento em que vais fazer um filho eh eh eh :arrow: Isso nunca dá em nada :roll:

 

9º Esquece as corydoras, e os limpa vidros...

Quem quer criar Discus, tem mesmo que fazer o trabalho todo sozinho :twisted:

 

10º Para a próxima, quando tiveres mais dúvidas, faz mesmo a pesquisa e decerto que vais encontrar as respostas bowdown

 

Tudo o que te disse aqui, já foi referido e discutido imensas vezes entre o pessoal do fórum bigsmile

 

Mas se queres um conselho de amigo, e se vais criar Discus, olha que não é o mesmo que criar Guppys, se bem que também estes requerem atenções especiais :D

 

Criar Discus é trabalhar muito, e sofrer... sofrer... e sofrer :)

 

Para no fim, teres um grande gooooozo :multi:

 

Vai em frente, e que tenhas muito sucesso bigsmile

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu realmente pesquisei e com varias palavras chave mm.

 

a pesquisa tb se torna mais ificil pq como titulo dos topicos e tudo a base de:

discus

discus

discos

disco

etc etc

e a maioria e a mostrar fotos e mt frequentemente perguntar que peixes se podem ter com discus etc.

para as outras questoes foi realmente mt dificil.

 

de qq das formas tb n estou a pensar em comprar o aquario nem amanha nem depois.

tal como fiz para o meu primeiro aquario quero dedicar-me antes a recolha de informaçao, pesar os pros e os contras etc

 

meter discuus no meu aqua principal esta fora de questao pois os pobres dos bichos morriam de stress.

 

estava a pensar fazer um aqua e discus, mas n obrigatoriamente so de repoduçao, afinal o aqua seria para ficar na sala, ou seja, ao menos tivesse um aspecto minimamente apelactivo, que apesar de n ter as condiçoes perfeitas desse na mm para criar.

no entanto ter os discus so por ter como decoraçao nem sequer sao dos peixes que mais me enchem o olho, apesar de extremamene bonitas algumas das especies, sao peixes demasiado parados para o meu gosto.

 

pq e que n se deve usar areia?

 

a minha ideia seria por tb alguns peixes que n importunassem os discus e qu dessem mais vida ao aquario, mas aconcelhando que n se meta mais peixe nenhum tb n e importante. o aqua com alguma decoraçao e so com discus fica bastante interessante... e preciso e saber se eles procriam com decoraçao, mas parece dificil.

 

se eu meter varios discus pequenos eles formam casai qd crescem?

 

a minha ideia seria meter cerca de 6 discus a ver se alguns formavam casais. isto para começar

 

depois metendo-me em criaçao depois logo veria as medidas a tomar. se teria d reteriar 4 para deixar um casal a criar.

 

no entanto volto a frisar o aspecto da decoraçao do aquario. é mm necessario o aquario estar mm nu?

 

eu sei que a criaçao n e facil.

se fosse pela facilidade metia mollys guppys e espadas...

 

e mais pelo desafio mm.

 

ja agora qt tempo demora um disco a desenvolver-se?

 

pq e que para a criaçao se têm de perder umas horas diarias??? de que cuidados e que um aquario de criaçao exije para serem necessarias horas diarias de volta do aqua.

 

de qq das formas, obrigado a todos os que me esclareceram as duvidas ate agora e obrigado pelo apoio :)

 

abraços

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

A disponibilidade temporal varia consoante o número de exemplares.

 

Se tiveres muitos casais é obvio que terás que disponibilizar mais tempo para o teu objectivo.

 

 

Em termos de criação:

 

 

- Preparar a alimentação : artemias recem-nascidas essencialmente

 

- Alimentar os alevins e juvenis três a quatro vezes ao dia

 

- Mudanças parciais diarias e respectiva limpeza

 

 

 

Além destes factores, existem outros...

 

Terás que possuir mais do que um aquario: casal, alevins, juvenis em diferentes fases de desenvolvimento, etc..

 

 

Para que o teu objectivo seja coroado de sucesso terás que elaborar previamente um plano.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais