davidbraga Publicado Junho 17, 2008 Share Publicado Junho 17, 2008 Boas a todos, tenho uma série de duvidas que gostava de tirar, com a ajuda de todos. Como é meu desejo de algum tempo para cá e visto que o vicio dos peixes até que é saudável para o organismo não tanto para a carteira, decidi que quando fizesse a minha casa faria a minha fishroom, hora chegou esse dia... casa pronta e com fishroom. Falta vir a bateria de peixes com 6 aquarios de 100x50x40, a juntar aos 2 cubos de 45x45x45 e ao de 60x30x30 (tinha um comunitario de 120cm mas já era pouco) e a um comunitario que irei fazer a colocar na sala de canto e com uma frente de 150cm ou 160 a patroa ainda não decidiu. Para o comunitario não existe duvidas aquario, sump, iluminação, CO2 e fertilizantes. O pior vai ser para a bateria que vai ficar fishroom situada na cave, primeiro começa logo pelo esquecimento de deixar respiradores ( acho que foi só isso que esqueci, pois deixes multlipas tomadas de iluminação nas paredes saida de água canalizada, esgoto nas paredes e ainda um esgoto no centro da fishroom, para o caso de haver alguma desgraça e a água não sair (tenho o chão ligeiramente inclinado para o centro). Depois as duvidas do costume tendo em consideração que principalmente vai ser para discus e escalares... 1º agua só de osmose ou misturar a água canalizada(esta tem um ph de 8.2)? 2º estabilizar o ph com ? bicarbonato de sódio, CO2 com controlador ou CO2 + reactor de calcio (aquarios só com água e peixes)? 3º uma sump para todos ou dividir os aquarios por 2 ou 3 sump´s? 4º onizador ou UV 5º deixar a iluminação da bateria tendo uma lampada por aquario ou uma geral no centro da casa? Só de me lembrar que começei com um aquario de 40x30x20 á uns anos atraz até arrepia. Abraços a todos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Junho 17, 2008 Share Publicado: Junho 17, 2008 (editado) Boas a todos, tenho uma série de duvidas que gostava de tirar, com a ajuda de todos.Como é meu desejo de algum tempo para cá e visto que o vicio dos peixes até que é saudável para o organismo não tanto para a carteira, decidi que quando fizesse a minha casa faria a minha fishroom, hora chegou esse dia... casa pronta e com fishroom. Falta vir a bateria de peixes com 6 aquarios de 100x50x40, a juntar aos 2 cubos de 45x45x45 e ao de 60x30x30 (tinha um comunitario de 120cm mas já era pouco) e a um comunitario que irei fazer a colocar na sala de canto e com uma frente de 150cm ou 160 a patroa ainda não decidiu. Para o comunitario não existe duvidas aquario, sump, iluminação, CO2 e fertilizantes. O pior vai ser para a bateria que vai ficar fishroom situada na cave, primeiro começa logo pelo esquecimento de deixar respiradores ( acho que foi só isso que esqueci, pois deixes multlipas tomadas de iluminação nas paredes saida de água canalizada, esgoto nas paredes e ainda um esgoto no centro da fishroom, para o caso de haver alguma desgraça e a água não sair (tenho o chão ligeiramente inclinado para o centro). Depois as duvidas do costume tendo em consideração que principalmente vai ser para discus e escalares... 1º agua só de osmose ou misturar a água canalizada(esta tem um ph de 8.2)? Misturar para alcançar o kH desejado/pH (só osmose não dá) 2º estabilizar o ph com ? bicarbonato de sódio, CO2 com controlador ou CO2 + reactor de calcio (aquarios só com água e peixes)? Não. Se fizeres uma mistura adequada (ao fim de umas quantas já sabes mais ou menos as quantidades) escusas de estar a adicionar seja o que for. O CO2 é mais uma coisa que tens de controlar, avalia bem as necessidades que tens dele - como presumo que não vais criar plantas difíceis... 3º uma sump para todos ou dividir os aquarios por 2 ou 3 sump´s? Nesta parte é melhor eu estar calado, para não dizer asneira... vais ter de esperar por quem tem experiência no assunto. 4º onizador ou UV Possivelmente tem que ser pensado em conjunto com a questão anterior. Não fui ver as características / vantagens e desvantagens do ozono, por isso passo esta. 5º deixar a iluminação da bateria tendo uma lampada por aquario ou uma geral no centro da casa? Boa pergunta. Faz as contas aos €€€. Também depende do que queres. A iluminação da casa é capaz de ser boa ideia, se não quiseres ter os aquários intensamente iluminados, o que deve ser o caso. Só de me lembrar que começei com um aquario de 40x30x20 á uns anos atraz até arrepia. Abraços a todos Só para terminar, espero que consideres outras opiniões, pois eu nunca montei uma coisa do género. Cumprimentos Editado Junho 17, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo J. Dias Publicado: Junho 17, 2008 Share Publicado: Junho 17, 2008 (editado) Boas. Penso que o membro AGA respondeu a tudo,relativamente a sump`s sou suspeito pois não gosto, no entanto penso que o melhor seria fazeres estas para o minimo de aquarios para cada. Editado Junho 17, 2008 por Paulo J. Dias Citar Visite meu siteUm AbraçoPaulo Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
duarte36 Publicado: Junho 17, 2008 Share Publicado: Junho 17, 2008 ...principalmente vai ser para discus e escalares... 1º agua só de osmose ou misturar a água canalizada(esta tem um ph de 8.2)? Misturas pois gastas muita água e para crescer podes ter sem problema até 7,7 de Ph sem stress (até é bom em certos níveis) mas com a população a crescer isso vai baixar com o Co2 dos peixes e matéria orgânica. Para reprodução tens que baixar o Gh para 4 a 6 no máximo para teres uma percentagem agradável de nascimentos. 2º estabilizar o ph com ? bicarbonato de sódio, CO2 com controlador ou CO2 + reactor de calcio (aquarios só com água e peixes)? Esquece isso pois se mantiveres o Gh em 6 o Kh também deve ter um valor agradável que te vai manter a água mais ou menos estável. 3º uma sump para todos ou dividir os aquarios por 2 ou 3 sump´s? Para engorda tem que ser sump as que entenderes (quanto maior melhor devido ao número grande de peixes a "mamar" na mesma água) mas todas com pré-filtro para limpar +- todos os dias senão ficas com a sump em poucos dias atolhada de merd@. Para casais filtro de esponja e o resto é conversa . 4º onizador ou UV Os 2 para crescimento nos aquários das sumps 5º deixar a iluminação da bateria tendo uma lampada por aquario ou uma geral no centro da casa? lampada por aquário para ligar quando fores fazer a limpesa (dos chinas serve muito bem, 1€) lampada geral no centro chega muito bem os peixes que vais criar não precisam de luz dizem isso mas é uma grande treta Só de me lembrar que começei com um aquario de 40x30x20 á uns anos atraz até arrepia. Vais arrepiar muitas vezes com os problemas que vais arranjar Abraços a todos Aqui vai a resposta que prometi Abraço Citar Duarte www.discusmaster.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio Violante Publicado: Junho 17, 2008 Share Publicado: Junho 17, 2008 ola de tudo o que ja foi respondido so acrescento uma cena se puderes mete uma sump em cada aqua de engorda fica bem e so falta mesmo e as belas das fotos Citar TOYOTA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
davidbraga Publicado: Junho 18, 2008 Autor Share Publicado: Junho 18, 2008 ola de tudo o que ja foi respondido so acrescento uma cena se puderes mete uma sump em cada aqua de engorda fica bem e so falta mesmo e as belas das fotos o que posso colocar é apenas as fotos das feras que já cá estão os aquarios talvez cheguem daqui a 2 semanas (vêm do alentejo), a casa essa só posso tirar quando passar a vistoria final à obra talvez 3 a 4 semana, pois até lá não existe ....(contribuição) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
davidbraga Publicado: Junho 19, 2008 Autor Share Publicado: Junho 19, 2008 Outra duvida, o que pensam das trocas de águas gota a gota? Penso que se optar pela gota a gota não terei de aquecer a aqua antes das trocas visto que a ideia é existir um deposito de 1000L no exterior e a água vir directa para os aquarios por um sistema previamente estudado de modo a facilitar as trocas de água. Não sendo o caso de ser gota a gota teria de ter permanentemente os tais 1000L com um termostato. Outra ideia seria vir do deposito para um outro deposito mais pequeno no interior da fishroom Outra ainda, será melhor fazer o furo, dos aquarios para a sump, no fundo dos aquarios ou na traseira/laterais? Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Setembro 17, 2008 Share Publicado: Setembro 17, 2008 (editado) onde estao essas fotos ? mostra la ao pessoal lol Editado Setembro 17, 2008 por Grilo Citar AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts