Recommended Posts

Publicado

Fiz este tópico por uma razão que é por certo comum aos amantes de plantados: um súbito ataque de algas.

No meu aqua ''Nova Helenaa'', ainda há coisa de um par de semanas tirei fotos e postei aqui,o aqua apresentava-se sem ponta de algas,só o normal e indispensável para a alimentação dos Ottos,etc.

De um dia para o outro (literalmente), surgiu um ataque de algas pretas,aqueles cabelos mais grossos,negros.

O aqua apresentava-se estável,com uma fertilização definida e tudo esteve bem durante meses.Os Nitratos estão a 10ppm,os Fosfatos a 0.5ppm.

Não é nada que eu não possa controlar,mas é chato. O que me faz pensar que há factores que me passam despercebidos,e que parecem que não podem ser controlados...

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Fiz este tópico por uma razão que é por certo comum aos amantes de plantados: um súbito ataque de algas.

No meu aqua ''Nova Helenaa'', ainda há coisa de um par de semanas tirei fotos e postei aqui,o aqua apresentava-se sem ponta de algas,só o normal e indispensável para a alimentação dos Ottos,etc.

De um dia para o outro (literalmente), surgiu um ataque de algas pretas,aqueles cabelos mais grossos,negros.

O aqua apresentava-se estável,com uma fertilização definida e tudo esteve bem durante meses.Os Nitratos estão a 10ppm,os Fosfatos a 0.5ppm.

Não é nada que eu não possa controlar,mas é chato. O que me faz pensar que há factores que me passam despercebidos,e que parecem que não podem ser controlados...

Boas Zogli,

como estás de CO2 nesse aqua? houve alguma mudança a nivel de inhecção de CO2 ou de agitação superficial da agua?

Experimenta começar a fertilzar com um composto rico em carbono (tipo flourish exel)...

Pelo menos a mim essas algas começam a aparecer quando algo como CO2 está a flhar e este está presente em quantidade mais reduzidas.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

boas

exacto

eu tive que fazer mais uma garrafa de co2.

no momento tenho duas garrafas de litro e meio a bombar para poder dar vasao ás plantas para assimilarem melhor os nutrientes na coluna de agua e nao sobrar nada para as algas se alimentarem.

abraços e melhoras para isso primo.

Publicado:

Olá Murkas! Pois realmente troquei de garrafa caseira à pouco tempo... Eu costumo trocar quando vejo que o fluxo de CO2 está a diminuir,se calhar demorei mais tempo a trocar e isso refletiu-se.Pode bem ter sido isso.

O problema do CO2 caseiro é não haver um fluxo constante. Começa por sair muito CO2,depois vai diminuindo o que é mau.

Tenho mesmo de arranjar uma botija...

Olá Primo! Como sabes neste aqua tenho uma garrafão de 5L,que ésuficiente para este aqua.Dura-me sempre mês, mês e meio no max.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Olá Murkas! Pois realmente troquei de garrafa caseira à pouco tempo... Eu costumo trocar quando vejo que o fluxo de CO2 está a diminuir,se calhar demorei mais tempo a trocar e isso refletiu-se.Pode bem ter sido isso.

O problema do CO2 caseiro é não haver um fluxo constante. Começa por sair muito CO2,depois vai diminuindo o que é mau.

Tenho mesmo de arranjar uma botija...

Olá Primo! Como sabes neste aqua tenho uma garrafão de 5L,que ésuficiente para este aqua.Dura-me sempre mês, mês e meio no max.

sim sei ;)

eu optei por maneira difrente 2 de litro e meio e quando uma começa a murchar carrego e ainda tenho a outra a bombar e assim sucessivamente a quebra de co2 nunca é assim muita.

Publicado:
Já viste aqueles guias das algas que andam por aí em Inglês?

Sim,acho que já li em tempos.Mas foi de certeza o CO2.Eu é que nem me lembrei disso,mas antes de aparecer o surto de algas tive de trocar o garrafão porque o fluxo de CO2 estava fraco.Lentamente já estão a ir embora!

É que eu tenho medo de usar muito o Flourish Excel neste aqua por causa das Ampulárias,ouvi dizer que elas são sensiveis a este produto...

Zog Li