Pedro Costa Publicado Julho 6, 2004 Publicado Julho 6, 2004 Queria saber se alguém tem alguma experiência da forma como eliminar esta alga do aquário. Já experimentei Tridachia Crispata, Ouriços e nada, à que dar à unha e à escova.
Diogo Lopes Publicado: Julho 6, 2004 Publicado: Julho 6, 2004 Olá Pedro, A única informação que tenho sobre o assunto, diz-me que esse tipo de alga filamentosa pode ser controlada com lesmas do mar, entre elas a Placida dendritica. No entanto não faço a mais pálida ideia se é possível arranjar cá em Portugal. Essa alga pode cobrir o teu aquário e matar alguns corais! Os menos reistentes e com tendência a ter estas alga são as Seriatoporas. Espero ter ajudado! Abraço, Diogo
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 6, 2004 Publicado: Julho 6, 2004 Olá Pedro, No passado também tive o meu aquário de recife cheio de Bryopsis. Não cheguei a colocar nenhum predador que se alimentasse desta alga porque na altura não havia. A solução foi fazer mudanças de água semanais, utilizar carvão e esponjas de fosfatos e retirá-la manualmente - não te aconselho a utilizares a escova de dentes pois os pedacinhos de alga que se soltam vão-se fixar noutra rocha e começar a crescer. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
Pedro Costa Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 Ricardo conseguiste livrar-te completamente da alga? Qual a esponja de fosfatos que utilizaste? Estou farto de arrancar alga! Um abraço Pedro Costa
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Pedro, Sim, livrei-me completamente da alga. Utilizei a esponja de fosfatos da Kent Marine. Tens também de ter alguma paciência e remover manualmente a alga. Utilizas água de osmose para reposição, certo?!
Pedro Costa Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 Sim, a reposição é sempre feita com água de osmose. Qual a percentagem de água que mudavas semanalmente? 10%?
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 As mudanças de água semanais eram de 15% aproximadamente. Quanto tempo é que o teu aquário tem? Com o tempo o aquário entra em equilíbrio e a quantidade de nutrientes disponíveis para as algas diminuem. Sabes qual a origem da Bryopsis no teu aquário?
Pedro Costa Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 O meu aquário fez agora três anos, e penso que a origem das algas foi de alguma rocha que comprei que vinha de um aquário que tinha sido desmontado. Penso isto porque as algas apareceram em força nessas mesmas rochas, nas que eu já tinha no aquário, nunca apareceram. Em relação aos 15% de tpa é um pouco violento porque eu tenho cerca de 600l de água, mas vou tentar cerca de 10%, o que faço normalmente são 30l.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 Viva Pedro A Bryopsis é de facto a alga filamentosa mais chata que um aquariofilista de recife pode encontrar ,por 3 razões : - espalha-se rapidamente - secreta subtancias desagradaveis que repele os peixes herbivoros ( às vezes os Siganus pegam nela mas é raro) - torna-se independente dos nutrientes da massa de água principal após establecida e passa a viver daqueles que se acumulam na sus trama. Prefere amonia e nitritos residuais e fosfatos. Num aquário establecido não existem amonia e nitritos na massa de água mas poderão ser encontrados nos detritos acumulados na trama da pro pria Bryopsis o que nos remete para um factor fundamental a circulação .E a circulação não é só potençia das bombas mas também a sua localização em funcão da decoração para não criar zonas mortas . No teu caso, para além das TPA,s e da esponja de fosfatos, eu tentaria rever este aspecto da circulação fazendo uma redecoração na zona mais afecteda e/ou aumentando a circulação . Os bichos mais uteis são de facto os ouriços e as lesmas Elysia ornata e E. diomedea . Os caracois Trochus niloticus também ajudam .A lesma Dolabella tem sido na nossa experiencia também muito útil . Cump. Rui
Pedro Costa Publicado: Julho 8, 2004 Autor Publicado: Julho 8, 2004 Rui obrigado pelas tuas indicações, o problema é que as espécies que à partida se alimentam desta alga não se encontra nas lojas existentes na região de Lisboa (pelo menos), e de acordo com a experiência que tive com as Tridachias Crispata. para se alimentarem tens que reduzir muito ou mesmo parar a circulação, e não se revelaram muito eficientes, se calhar não tive em numero suficiente para que fossem visivelmente efectivas (tive seis). um abraço Pedro
Recommended Posts