celsoslec Publicado Junho 16, 2008 Publicado Junho 16, 2008 (editado) Boa noite. Vou começar a montar (com muita calma) o meu primeiro aqua de agua quente (já tive um de 30l de agua fria). Já li muitos tópicos parecidos com o que estou a criar mas penso que cada caso é um caso...por isso passo a citar as minhas duvidas. Adquiri um kit de 80 cm (80c x 30p x 40a) da marca mp aquastar. Tem filtro interno eheim 2010, termostato jager 100w, termometro etc.. - Será que foi boa compra? (129 €) - o filtro tem de ser interno mas este só tem uma esponja branca, será que vai fazer filtração biológica? (preferia ter optado por kit com bio caixa mas...) - que tipo de areão/substrato recomendam, queria uma coisa simples e pratica (evitar sobreposição de varias camadas). Ja ouvi falar muito da akadama mas hoje vi alguma ao vivo e desiludiu-me pois era muito fina, e desfaz-se mto, parece terra! Vi um que gostei bastante que é o "fundo vivo da prodac". o que axam deste? estava a pensar meter por cima dele areão de rio. As plantas vão ser resistentes e de baixas necessidades tipo anubias, fetos de java, rotala e musgo de java. -Tenho os teste de pH e amonio agora tenho de comprar mais um ou outro ja me disseram que para ter os testes essenciais so me falta o de nitrato (no3), será? -Em relação à iluminação, tenho a lampada do kit que, salvo erro é de 18w. É suficiente para as plantas que quero meter? Tem obrigatoriamente de ser própria para plantas? -Em relação à fauna ainda não pensei muito nisso, pois como já disse não tenho pressa mas aceito sugestões. Espero ter fornecido dados suficientes para que me possa ajudar neste novo projecto Obrigado Editado Junho 16, 2008 por celsoslec Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
burriex Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Boa noite. Bem Vindo Vou começar a montar (com muita calma) o meu primeiro aqua de agua quente (já tive um de 30l de agua fria). Já li muitos tópicos parecidos com o que estou a criar mas penso que cada caso é um caso...por isso passo a citar as minhas duvidas. Acho que fazes bem, lê muito e informa-te sobre tudo antes de dares os primeiros passos. Aproveita e lê estes tópicos: Dá especial atenção ao ciclo do azoto. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Se queres plantas naturais (e eu acho muito bem) dá uma espreitadela neste tópico. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358 Adquiri um kit de 80 cm (80c x 30p x 40a) da marca mp aquastar. Tem filtro interno eheim 2010, termostato jager 100w, termometro etc.. - Será que foi boa compra? (129 €) Eu acho que a compra não foi má não senhor, ficarias mais bem servido se tivesses adquirido todo em separado, mas para isso tinhas que ter experiência e ter lido muito previamente. - o filtro tem de ser interno mas este só tem uma esponja branca, será que vai fazer filtração biológica? (preferia ter optado por kit com bio caixa mas...) A marca é excelente, mas agora depende se é o EHEIM AQUABALL 2210 ou o EHEIM PICKUP 2010, pelo que li o primeiro dá para pores filtragem biológica e mecânica o segundo é mais pequeno e só podes pôr mecânica. Toda a filtragem mecânica (esponjas, lâ filtrante, fibras filtrantes) são biológicas, porque as bactérias fixam-se lá, mas tornam-se insuficientes num aquário maiorzito, no teu caso aconselhava-te a teres também cerâmica (filtragem biológica), mas o teu filtro precisa de suportar. O filtro de caixa BIOBOX que tu te estavas a referir pode ser mais inestético mas facilita em muito. - que tipo de areão/substrato recomendam, queria uma coisa simples e pratica (evitar sobreposição de varias camadas). Ja ouvi falar muito da akadama mas hoje vi alguma ao vivo e desiludiu-me pois era muito fina, e desfaz-se mto, parece terra! Vi um que gostei bastante que é o "fundo vivo da prodac". o que axam deste? estava a pensar meter por cima dele areão de rio. As plantas vão ser resistentes e de baixas necessidades tipo anubias, fetos de java, rotala e musgo de java. Se fosse hoje que adquirisse o meu aquário nem pensaria 2as vezes e colocaria de certo akadama pois acho que é, pralém de bonito, muito util para manter um bom plantada, e sempre evitavas de ter que estar a gastar dinheiro em substrato fértil que para as plantas que queres pôr, com akadama, não é necessário. Tu não deves ter visto akadama pois o akadama não é fino nem se desfaz, o akadama especial é realmente mais fino que akadama normal, mas tá longe de ser fino, fino é a areia. isto é akadama: http://www.greendragonbonsai.co.uk/akadama...p%20x%20200.JPG -Tenho os teste de pH e amonio agora tenho de comprar mais um ou outro ja me disseram que para ter os testes essenciais so me falta o de nitrato (no3), será? Esses testes são realmente os necessários. Eu de inicio tinha também os de nitritos, gh e kh, e depois comprei os que me faltavam que senti necessidade de os comprar (ferro e fosfatos) gosto de fazer todos os teste pa que no caso de algum problema eu saiba de onde ele veio. -Em relação à iluminação, tenho a lampada do kit que, salvo erro é de 18w. É suficiente para as plantas que quero meter? Tem obrigatoriamente de ser própria para plantas? Essa luz chega para as plantas que queres colocar, à excepção da rotala, mas podes sempre colocar também valisnérias. Eu ao inicio também tinha 18W, mas já fiz um update porque apesar de ter as mesmas plantas que te referis-te, não gostaram de apenas 18W, elas não morriam mas cresciam pouco e sem jeito. -Em relação à fauna ainda não pensei muito nisso, pois como já disse não tenho pressa mas aceito sugestões. A fauna, o que tens a fazer é ir montando as coisas com calma, cumprires muito bem os timmings, e fundamentalmente o ciclo do azoto, e depois, fazes a selecção da tua fauna em função dos parâmetros da àgua que tiveres no aquário (ph, gh, kh) Espero ter fornecido dados suficientes para que me possa ajudar neste novo projecto Obrigado Só mais um aparte, em relação à decoração, dá uma vista de olhos aqui e vê fotos de outros aquários para tirares ideias. Podes usar troncos comprados nas lojas, podes ir a uma vinha e uns troncos de videira, e trata-los em casa (ferver muita vez com água e sal e deixar de molho durante uns tempos). Isto pode realmente ser muito divertido, lê muito e disfruta. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
celsoslec Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 burriex, desde ja quero agradecer-te, pois a ajuda foi muito útil. Em relação ao aquário só não comprei tudo em separado porque sou estudante a viver em casa dos pais, e para alem do orçamento reduzido, não tenho o espaço necessário para o aqua "ideal". O meu filtro é o que referes em segundo eheim 2010 não sei se posso adaptar cerâmica mas nas lojas só tenho visto esponja branca e esponja de carvão para poder introduzir NESTE filtro. Em relação à akadama, ja vi muitas vezes aqui no fórum e gosto muito do aspecto daí ter procurado. A que eu vi ao vivo foi no horto de ovar e era "fina" 1-2 mm penso eu. No fundo do saco tinha muito pó e fiquei de pé atrás. Onde me aconselhas comprar? Sou de vila nova de Gaia mas não encontro a não ser no horto de ovar... Então não preciso comprar o teste de nitritos para já certo? nitratos basta certo? Bem vou continuar a pensar na decoração do aqua mas para alem do feto do musgo e da valisnérias que mais me aconselham a por? Conhecem alguma loja acima da media aqui na minha zona? obrigado pela ajuda! Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
burriex Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 burriex, desde ja quero agradecer-te, pois a ajuda foi muito útil. Em relação ao aquário só não comprei tudo em separado porque sou estudante a viver em casa dos pais, e para alem do orçamento reduzido, não tenho o espaço necessário para o aqua "ideal". O meu filtro é o que referes em segundo eheim 2010 não sei se posso adaptar cerâmica mas nas lojas só tenho visto esponja branca e esponja de carvão para poder introduzir NESTE filtro. Em relação à akadama, ja vi muitas vezes aqui no fórum e gosto muito do aspecto daí ter procurado. A que eu vi ao vivo foi no horto de ovar e era "fina" 1-2 mm penso eu. No fundo do saco tinha muito pó e fiquei de pé atrás. Onde me aconselhas comprar? Sou de vila nova de Gaia mas não encontro a não ser no horto de ovar... Eu não moro perto de ti portanto não faço ideia. Posso-te dizer que vou penso organizar uma encomenda conjunta para inicios do mês que vem na pet4you.net, para além de teres produtos mais baratos e de confiança, em principio consigo arrancar um desconto. Podes aproveitar para comprar as coisas que precisas que no inicio da aquáriofilia sei que não são poucas. Então não preciso comprar o teste de nitritos para já certo? nitratos basta certo? É assim, eu tenho os testes todos porque gosto de saber como está a àgua, mas para iniciar não precisas de nitritos, pois com o ciclo de azoto, has-de ter amónia, depois nitritos, e depois nitratos, deixas passar um tempo e os nitritos vão-se. Mas sem filtragem biológica não sei como vai ser. Bem vou continuar a pensar na decoração do aqua :D mas para alem do feto do musgo e da valisnérias que mais me aconselham a por? podes pôr também anúbias, não podem é ser enterradas no areão, assim como os fetos, têm que ser presos com linha de algodão ou fio de pesca aos troncos e rochas. Conhecem alguma loja acima da media aqui na minha zona? obrigado pela ajuda! É como te disse, ai no Norte eu não te sei responder porque não conheço nada. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
celsoslec Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 podes pôr também anúbias, não podem é ser enterradas no areão, assim como os fetos, têm que ser presos com linha de algodão ou fio de pesca aos troncos e rochas. Mais uma vez obrigado burriex não as posso enterrar??? porquê? eu vou agarrar musgo e fetos mas queria plantar uns fetos e umas anubias... caso nâo opte por akadama recomendam-me o fundo vivo da prodac? (em principio devo de optar por acadama mas...) Malta do norte não me dão ai uma ajudinha em relação a lojas de confiança e onde arranjar akadama?... Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
William Publicado: Junho 17, 2008 Publicado: Junho 17, 2008 Mais uma vez obrigado burriex não as posso enterrar??? porquê? eu vou agarrar musgo e fetos mas queria plantar uns fetos e umas anubias... caso nâo opte por akadama recomendam-me o fundo vivo da prodac? (em principio devo de optar por acadama mas...) Malta do norte não me dão ai uma ajudinha em relação a lojas de confiança e onde arranjar akadama?... Boas as anubias devem ser amarradas a troncos ou a pedras ate enrraizarem, se as enterrares no areao o caule acaba por apodrecer. abraço William Citar
burriex Publicado: Junho 17, 2008 Publicado: Junho 17, 2008 Mais uma vez obrigado burriex não as posso enterrar??? porquê? eu vou agarrar musgo e fetos mas queria plantar uns fetos e umas anubias... caso nâo opte por akadama recomendam-me o fundo vivo da prodac? (em principio devo de optar por acadama mas...) Malta do norte não me dão ai uma ajudinha em relação a lojas de confiança e onde arranjar akadama?... Antes de mais agradeço que completes o teu perfil com a tua localidade, faz parte das regras do forum. As anubias e fetos têm no fim do caule um sitio de onde nasce as novas folhas, esse sitio chama-se rizoma. Caso o rizoma esteja enterrado a flôr não pode "ter filhos e acaba por apodrecer. Sim o fundo vivo da prodac parece-me bem, se optares por isso, escolhes uma areia e/ou areão e metes uma camada de cerca de 1 ou 2 cm de areia por baixo, depois o substrato (fundo vivo da prodac) e em seguida o areão. Apenas o areão e a areia são para ser lavados e se possível fervidos antes de irem para o aquário. Cuidado não compres areão pintado porque com o tempo a tinta sai, escolhe uma coisa normal como areão do rio, se tiveres um rio ao pé de casa podes mesmo tu ir apanhar. Da praia do mar não serve pois é muito rica em cálcio e faz subir muito o pH sem o conseguires controlar. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
celsoslec Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 Quer dizer que a unica planta que devo plantar no substrato é a valisnéria ou haverá mais alguma para esse fim tendo em conta as características do meu equipamento? Hoje fui mandar fazer o móvel para o aqua, na sexta ja o tenho agora é comprar o substrato/areão e andar para a frente...amanha devo de receber uma encomenda de fetos e musgo... Vou dando noticias da evolução... Quem tiver mais dicas, sugestões e conselhos, agradeço. Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
celsoslec Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 Ca vai outra duvida... ao meter 2 ou mais camadas de substratos diferentes, como tenho de apirar o fundo? É na mesma com o sifon? Mas não irá misturar o fundo todo?? Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
William Publicado: Junho 17, 2008 Publicado: Junho 17, 2008 Quem tiver mais dicas, sugestões e conselhos, agradeço. Boas, quando puderes completa dos dados do teu perfil! abraço William Citar
celsoslec Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 Boas, quando puderes completa dos dados do teu perfil! abraço William Ja está actualizado Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
burriex Publicado: Junho 17, 2008 Publicado: Junho 17, 2008 Ca vai outra duvida... ao meter 2 ou mais camadas de substratos diferentes, como tenho de apirar o fundo? É na mesma com o sifon? Mas não irá misturar o fundo todo?? Aspirar o fundo podes usar um aspirador simples (custam prai uns 3€ e tal) ligado a uma bomba de ar, serve perfeitamente. As camadas serão para baixo, certo? por isso não faz mal. substrato é diferente de areão, se misturares substrato mistura-los, não metas por camadas, quanto ao areão tem em atençao que o mais fino fica por baixo, porque se ficar por cima mistura-se tudo. Se quiseres usar na superficie mais do que um areão metes uma pedras a separa-los porque com o tempo acabam por se misturar. Eu não tenho grande conhecimento de plantas e as que conheço são apenas essas. Cumprimentos, vai postando novidades. Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
celsoslec Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 Aspirar o fundo podes usar um aspirador simples (custam prai uns 3€ e tal) ligado a uma bomba de ar, serve perfeitamente. As camadas serão para baixo, certo? por isso não faz mal. substrato é diferente de areão, se misturares substrato mistura-los, não metas por camadas, quanto ao areão tem em atençao que o mais fino fica por baixo, porque se ficar por cima mistura-se tudo. Se quiseres usar na superficie mais do que um areão metes uma pedras a separa-los porque com o tempo acabam por se misturar. Eu não tenho grande conhecimento de plantas e as que conheço são apenas essas. Cumprimentos, vai postando novidades. Sim, as camadas seriam por exemplo o fundo vivo da prodac e areão de rio por cima...um desses aspiradores nao irá misturar os 2? eu vi uns que funcionam sem bomba e parceram-me muito bons, limpam o areão e fazem a TPA ao mesmo tempo, vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Sa_440OaQxE...feature=related Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
burriex Publicado: Junho 17, 2008 Publicado: Junho 17, 2008 Sim, as camadas seriam por exemplo o fundo vivo da prodac e areão de rio por cima...um desses aspiradores nao irá misturar os 2? eu vi uns que funcionam sem bomba e parceram-me muito bons, limpam o areão e fazem a TPA ao mesmo tempo, vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Sa_440OaQxE...feature=related Esses sifões até tu podes fazer em casa, mas o que é certo é que aquilo suga à água com muita violência e revolta-te tudo, se quiseres ter um plantado em condições não consegues usar aquilo. Os que se ligam a bomba de ar não têm força para sugar o areão e assim apenas arrebanham o lixo, que é o pretendido. Eu particularmente não gosto daqueles que me mostras-te, apesar de práticos, fazem o trabalho pretendido de uma forma que não me agrada. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
rui kid Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 Malta do norte não me dão ai uma ajudinha em relação a lojas de confiança e onde arranjar akadama?... Boas, Cá no Norte tens boas lojas de aquariofilia. Não sei se terão akadama, mas em princípio quase todas devem ter. No Porto tens: Biomaris - perto do metro da trindade. Na rua Pedro Hispano - para os lados do Bom Sucesso. SOHAL - Matosinhos, junto à avenida. Aquamundo - Rua da Torrinha, acho que aí só encontras peixes e poucas plantas. Jardilandia - também tem muita coisa em peixes. Há uma grande superfície junto ao IKEA de jardim que também tem alguma coisa, mas parece-me um pouco carote. Normalmente costumo comprar testes, comidas e afins numa loja em Braga que me parece ser baratuxa. Espero ter ajudado. Citar
rui kid Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 Sim, as camadas seriam por exemplo o fundo vivo da prodac e areão de rio por cima...um desses aspiradores nao irá misturar os 2? eu vi uns que funcionam sem bomba e parceram-me muito bons, limpam o areão e fazem a TPA ao mesmo tempo, vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Sa_440OaQxE...feature=related Eu uso um aspirador semelhante a esses. É da Sera (creio eu, mas posso confirmar quando chegar a casa) e tem uma pequena torneira que regula a quantidade de água que é aspirada. Para além disso ainda tem uma grelha para evitar que a peixeirada entre por lá dentro. É um pouco antigo, mas penso que ainda se vende em vários tamanhos (embora não o tenha encontrado no site). Estou contente com este aspirador, porque ao fazer TPA a água que é retirada vem com muita matéria que está acomulada na areia. Inclusivamente uso este aspirador mesmo quando só quero fazer TPA porque é prático de se usar. Citar
celsoslec Publicado: Junho 18, 2008 Autor Publicado: Junho 18, 2008 Boas, Cá no Norte tens boas lojas de aquariofilia. Não sei se terão akadama, mas em princípio quase todas devem ter. No Porto tens: Biomaris - perto do metro da trindade. Na rua Pedro Hispano - para os lados do Bom Sucesso. SOHAL - Matosinhos, junto à avenida. Aquamundo - Rua da Torrinha, acho que aí só encontras peixes e poucas plantas. Jardilandia - também tem muita coisa em peixes. Há uma grande superfície junto ao IKEA de jardim que também tem alguma coisa, mas parece-me um pouco carote. Normalmente costumo comprar testes, comidas e afins numa loja em Braga que me parece ser baratuxa. Espero ter ajudado. dessas conheço uma ou duas, costumo frequentar mais as do shoppings mas agora descobri mais algumas no porto e tenho ainda mais escolha com as tuas sugestões smile.gif Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
celsoslec Publicado: Junho 18, 2008 Autor Publicado: Junho 18, 2008 Boas ja tenho o fundo vivo da prodac e ja recebi uma encomenda "industral" de fetos e musgo lol vou agora mesmo buscar um sifão e um tronco que encomendei ontem agora venha dai o móvel que quero começar a montar "o bicho"! Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
Recommended Posts