mrsdigitall Publicado Junho 15, 2008 Publicado Junho 15, 2008 (editado) Olá, galera!!!! Estou precisando de muuuuuuita ajuda! Tenho um sítio e resolvi fazer um lago (13,5m larg x 11m comp x 1,5m prof) com uma ilha de (3mx2m). Para minha surpresa, a água é azul e às vezes verde-esmeralda "cristalina". Pretendo fazer exames relacionados à água, é claro! Mas estou esperando a total limpeza do lago, já que a cerca de meu sítio está sendo refeita e além da água ter sido revirada pelo trator, uma vaca do vizinho resolveu beber água limpa! É importante saber que ainda não existe qualquer tipo de vegetação no lago! O lago está situado, praticamente, em 60% de terreno argiloso. O lago não recebe água corrente externa - para evitar a impureza das águas correntes -, apenas a que "brota" do fundo - que é, em média, 0,5 litro/minuto. Minhas dúvidas são: 1. Alguém possui informações que possam me ajudar a identificar o porque desta água? 2. Dependendo do exame da água, pretendo colocar peixes neste lago. Além das medidas que forneci acima, existe um "corte" de 2,5x2x0,30cm anexo ao lago, espaço este que pretendo inserir plantas submersas com folhas emersas. Não pretendo "espalhar" vegetação por todo o lago. Quais as plantas que posso utilizar, que não sujam "tanto" a água e que ajudam na oxigenação? 3. É verdade que lagos deste porte não precisam de oxigenação "extra", devido ao oxigênio existente no volume de água? Aqui você pode ver algumas fotos. A resolução não está legal porque usei a câmera de meu celular e tirei as fotos um pouco depois da água ter sido "revirada" pelo trator. Daqui a algumas semanas, quando a água for totalmente renovada, posto outras. (a água está azul, porém, ainda um pouco suja!) (a água foi revirada durante a limpeza, por isto não está cristalina) Obrigado!!!! Editado Junho 16, 2008 por mrsdigitall
Miguel Figueiredo Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Viva, O lago está situado em Portugal ou no Brasil? Penso que a cor se deve à argila e às algas. De qualquer modo ,o que te aconselho é: Colocares plantas: vallisnerias e elodeas. A vallisneria vai ficar louca no solo de argila. Irá, em alguns meses, cobrir completamente o fundo. A elodea... dá-se bem com qualquer água e, além disso, produz quimicos que atacam alguns tipos de algas, responsaveis por turvar a água. Quando tiveres o fundo completamente coberto de plantas (o que pode levar vários meses) então a água ficará limpa. As plantas absorvem mesmo muitos dos eventuais poluentes. Não vais esperar meses para colocar os peixes - senão estarás a criar quantidades industriais de mosquitos. Faz experiencias com espécies mais comuns para ver se aguentam. Alguns peixes, como os peixes do paraiso, aguentam elevados niveis de poluição e, por isso, em algumas regiões do mundo, são usados em ETARs para evitar a criação de mosquitos. O Fundulus heteroclitus também é uma especie que pode suportar elevados niveis de poluição e que pode ser facilmente mantido, se as águas forem duras. Miguel
mrsdigitall Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 (editado) Viva, O lago está situado em Portugal ou no Brasil? Penso que a cor se deve à argila e às algas. De qualquer modo ,o que te aconselho é: Colocares plantas: vallisnerias e elodeas. A vallisneria vai ficar louca no solo de argila. Irá, em alguns meses, cobrir completamente o fundo. A elodea... dá-se bem com qualquer água e, além disso, produz quimicos que atacam alguns tipos de algas, responsaveis por turvar a água. Quando tiveres o fundo completamente coberto de plantas (o que pode levar vários meses) então a água ficará limpa. As plantas absorvem mesmo muitos dos eventuais poluentes. Não vais esperar meses para colocar os peixes - senão estarás a criar quantidades industriais de mosquitos. Faz experiencias com espécies mais comuns para ver se aguentam. Alguns peixes, como os peixes do paraiso, aguentam elevados niveis de poluição e, por isso, em algumas regiões do mundo, são usados em ETARs para evitar a criação de mosquitos. O Fundulus heteroclitus também é uma especie que pode suportar elevados niveis de poluição e que pode ser facilmente mantido, se as águas forem duras. Miguel Miguel, obrigado pela dica!!!! Vou procurar saber mais sobre as plantas que indicou. Quanto à preocupação em relação aos mosquitos, aí vão mais alguns detalhes: - não existe nem sinal de larvas de mosquitos na água; - a água não tem mau cheiro e estava "cristalina", até que o trator mexeu um pouco nas beiradas do lago; - quando disse que minava 0,5 litros/minuto, acho que fui modesto, acredito ser 1 litro/minuto ou um pouco mais, já que a vazão de água é bem visível; - existe um "ladrão" (saída de água), para que não fique parada, é claro! Um grande abraço e obrigado pelas dicas! Marcelo Juiz de Fora/MG - Brasil Editado Junho 16, 2008 por mrsdigitall
Miguel Figueiredo Publicado: Junho 18, 2008 Publicado: Junho 18, 2008 Viva, em água currente não haverá, em principio, larvas de mosquito. Miguel
Recommended Posts