Bruno M. Martins Publicado Junho 14, 2008 Publicado Junho 14, 2008 ola a todos..... ainda como sou novo nestas andanças e so agora é k m dediquei a este tipo de modalidade, ainda sou novato. a minha duvida era, tinha um aquario jaa a bastante tempo e decidi comprar uns peixes. mas decidi colocar umas rochas no aquario, so que acho que as rochas não devem de ser muito apropriadas ao aqaurio qporque a agua ta a ficar turva, o tipo de rocha que coloquei é xisto, há algum problema com este tipo de rocha? é que os peixes tão um bocado muito quietos. agradecia ums sugestão no novo tipo de rochas que pretendia adequerir pois esta vieram directamente da natureza. Citar
João Faria Publicado: Junho 14, 2008 Publicado: Junho 14, 2008 Boas, Falta-nos saber só umas coisitas (coisa pouca): - medidas do aquário (comp. x larg. x alt.) - capacidade em litros - fauna - flora - tipo de filtro - há quanto tempo introduziste os peixes - fizeste o ciclo do azoto? - sabes o que é o ciclo do azoto? - que água usas e que tratamento lhe dás Penso que para já bastará. Pode ser que alguém se lembre de mais qualquer coisa. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
ZABOU Publicado: Junho 14, 2008 Publicado: Junho 14, 2008 Boas, Lavas-te bem as pedras esfregando com uma escova? Ferves-te as pedras??? É que nos cantos mais pequenos fica sempre terra, bactérias e parasitas Citar
Bruno M. Martins Publicado: Junho 15, 2008 Autor Publicado: Junho 15, 2008 o tipo de flora que tenho são 3 ervas de plastico que comprei mas tou a pensar em comprar umas de verdade, o aquario tem capacidade de cerca de 10 litros a 15 litros com 13 cm de largura , 34 de comprimeto de 23 de altura, tipo aqueles aquarios que se compra nos hipermercados, a agua é da torneira com tratamento para o cloro e tratamento anti baterias, ciclo de azoto não sei o k é isso. a introdução dos peixes no aquario foi feita a um mes atraz, tenho um cometa e um mouro japones, tinha tambem um betta mas tive que o tirar de la k "lixava" as barbatanas os outros. o filtro que tenho no aquario é dakeles internos com filtragem por esponja e carvão activo. as pedras não as fervi mas dexei uns 2 dias dentro de agua quente e escovei bem as pedras, mas acho que aquelas pedras são um bocado "moles", tava a escova-las e havia bocado que se partiam, mas ando a pensar em ir a loja onde comprei os peixes e ir buscar um tronco. aceito sugestões para melhoramento do aguario. e ja agora que faço ao betta? Citar
João Faria Publicado: Junho 15, 2008 Publicado: Junho 15, 2008 Boas, O ciclo do azoto é essencial conhecermos. Podes ler neste LINK. De qualquer forma passado um mês já estará concluído ou quase. Sorte a tua teres peixes tão resistentes. Por outro lado, esqueci-me de te perguntar de quanto em quanto tempo fazes Trocas Parciais de Água (TPAs). Num aquário desse tamanho sugeria 30-40% todas as semanas. Num aquário desse tamanho um cometa não se vai aguentar por muito tempo pois é um peixe que cresce até aos cerca de 30 cms. São peixes que sujam muito e precisam de uma boa filtragem biológica ou de TPAs frequentes, como já te disse. Arranja-lhe um aquário maior e entretanto faz TPAs com frequência. O mouro japonês é que não consigo descobrir o que é. Já agora o que é que chamas tratamento anti-bactérias? Que produto usas para isso? Onde tens o betta? Esse ficaria bem no aquário de onde o tiraste. Cumps. P.S.: deita fora esse carvão activo que já está inactivo passado este tempo e substitui-o por lã de vidro, uma espécie de algodão sintético. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Bruno M. Martins Publicado: Junho 15, 2008 Autor Publicado: Junho 15, 2008 o cometa que tenho é o cometa sarasa, o outro é o só mouro, o peixe é preto, tem a 2 barbatanas da cauda em forma de leque, corpo curto, olhos grande saidos para fora. o betta (mais chamado como peixe lutador siamês) esse ta fora do aquario porque "batia" nos outros, mas tb devia ser por causa de ter so as ervas de plastico e não ter protecção. o tal tratamento anti-bateria que tenho é mais tipo cultura de baterias para filtros e aquarios da marca sera. Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 15, 2008 Publicado: Junho 15, 2008 boas não é necessario andares sempre a colocar bacterias cada vez que fazes tpa. o meu concelho e mudares para um aquario maior e fazeres o que o Tilapia te disse. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Bruno M. Martins Publicado: Junho 15, 2008 Autor Publicado: Junho 15, 2008 por enquanto não tou interessado em mudar de aquario visto não ter espaço para colocar outro maior porque tou a morar numa casa de estudantes universitátios e o aquario foi mais para entreter o tempo que passo morto. outra duvida, qual a melhor maneira de retirar as porcarias que os peixes fasem sem fazer os TPA's? no solo tenho areão que comprei, mas não tenho filtros de solo e em cada muda não convem limpar o areão por causa das baterias que foi falado no ciclo de azoto, certo? Citar
krypticall Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 por enquanto não tou interessado em mudar de aquario visto não ter espaço para colocar outro maior porque tou a morar numa casa de estudantes universitátios e o aquario foi mais para entreter o tempo que passo morto.outra duvida, qual a melhor maneira de retirar as porcarias que os peixes fasem sem fazer os TPA's? no solo tenho areão que comprei, mas não tenho filtros de solo e em cada muda não convem limpar o areão por causa das baterias que foi falado no ciclo de azoto, certo? que grande confusao que estas a fazer o ciclo deverias o ter feito sem primeiro teres introduzido os peixes. ( nao sei se o chegaste a fazer visto que nao sabes o que é ) agora vais ter de estar atento e a fazer as trocas de agua semanais certinhas. compras um cifão e ao estares a fazer a troca de agua ao mesmo tempo estas a fazer a limpesa ao solo. quanto as bacterias nao te preocupes que tambem as tens no filtro e nao é por aspirares os dejectos no areao que ficas sem elas Citar
Bruno M. Martins Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 mais uma duvida.... kuando fazer um tpa posso so esvaziar o aquario e limpar as impurazas k ficam nas pedras com um aspirador de fundo e voltaas a encher o aquario? e com o que devo de limpar os vidros do aquario para retirar a sujidade? desculpem eu tar a ser chato mas ainda sou principiante nisto, devia me ter informado mais disto antes de montar o aquario. Citar
AGA Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 mais uma duvida.... kuando fazer um tpa posso so esvaziar o aquario e limpar as impurazas k ficam nas pedras com um aspirador de fundo e voltaas a encher o aquario? e com o que devo de limpar os vidros do aquario para retirar a sujidade? desculpem eu tar a ser chato mas ainda sou principiante nisto, devia me ter informado mais disto antes de montar o aquario. Não. Mudas uns 30% de água, não a água toda. Podes tirar as pedras e lavar com água da torneira e esfregar, se assim o entenderes. No processo de retirar a água podes aspirar, se conseguires. Para o vidro podes usar aqueles utrensílios próprios ou arranjas uma esponja, só para o aquário... pedras... (há umas com esponja e uma espécie de plástico não abrasivo que são boas - limpam bem e não riscam) Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Faria Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Boas, Uma TPA é uma troca PARCIAL de água. Logo não necessitas de esvaziar o aquário. Para aspirar o fundo tens sifões deste género que aspiram e retiram a água em simultâneo. Só funcionam com água e nunca a seco. Para os vidros o AGA já te deu sugestões. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Napalm_Betta Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 se fores esvasiar o aqua perdes as bacterias da coluna de agua mas fazes assim pegas num cifao e ao mesmo tempo que aspiras fazes uma tpa Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
AGA Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Boas,Uma TPA é uma troca PARCIAL de água. Logo não necessitas de esvaziar o aquário. Para aspirar o fundo tens sifões deste género que aspiram e retiram a água em simultâneo. Só funcionam com água e nunca a seco. Para os vidros o AGA já te deu sugestões. Cumps. Está aqui uma equipa de "marretas" que vou-te contar... O problema é se eles começam a seguir os nossos conselhos... Cumprimentos Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Bruno M. Martins Publicado: Junho 17, 2008 Autor Publicado: Junho 17, 2008 obrigadinho a voces todos, tão a ser 5 ***** Citar
Recommended Posts