Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

 

Este é o Gymnogeophagus que tenho mantido desde 2003:

 

gym_aust.jpg

 

gym_aust2.jpg

 

 

Foi adquirido como sendo Gymnogeophagus australis pelo Alberto Gil, na Holanda, na conhecida loja Verduijn.

 

Mais tarde, surgiram dúvidas sobre se seria realmente um australis, mesmo com diversas fotos trocadas quer com o Verduijn quer com conhecidos especialistas em geophagus. não se chegou a uma conclusão.

 

O certo é que o peixe fica bastante grande: uns 20 cm. O tamanho indica que provavelmente não se trata de um australis, possivelmente será uma população de brasilensis.

 

Suponho que actualmente apenas eu mantenho esta estirpe: os meus adultos têm uns 5 anos e são descendentes dos peixes que o Gil trouxe para Portugal. Tenho tido reproduções regulares mas não aproveitava as criações até descobrir que já ninguem mantem este peixe... portanto coloquei de parte alguns peixinhos última postura do ano passado, just in case... de qualquer modo os adultos continuam saudaveis e espero voltar a ter criações este verão.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado:

Creio que o Severum me disse que já não mantinha a especie, mas vou perguntar-lhe.

 

Miguel

 

boas

já experimentas-te trocar impressões com o severum

 

ou estou enganado ou ele também tem essa espécie na estufa dele

Publicado:

Boas Miguel, parece que não és o unico a ser " enganado " com uma encomenda de um suposto Gymnogeophagus Australis, pois eu tambem recebi uns o ano passado vindos da Tropizoo na Moita, e os peixes são tudo menos Australis, e ainda te digo mais são muito parecidos com os teus das fotos, o Paulo Alves tirou umas fotos a eles e vou pedir para ele as meter aqui.

 

Um Abraço

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Publicado:

Provavelmente, Nuno e Miguel, os vossos peixes terão a mesma proveniência e, manifestamente, não são australis. Pelo menos não se parecem com o que tenho visto de australis.

 

Resta saber se se tratam de hibridos (let's hope not), ou de uma espécie não descrita de Gymnogeophagus. Se for a última sempre há uma mais valia na sua preservação, caso contrário é churrasco com eles! :P

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Nuno, os peixes de que falas são os que podes encontrar nas últimas fotos do meu tópico da estufa, deste fim de semana, dos peixes que tirei do tanque onde mantinha os Americanos.

 

Realmente não se parecem nada com Australis. Por enquanto, para mim, é dificil ainda de perceber o que são. Quando crescerem mais um pouco a coisa será mais simples.

 

Miguel, esses meninos deverão ser Brasiliensis. Realmente comprei-os na Verduijn, já lá vão uns anitos como te deves recordar (bons tempos), como sendo Australis. Mas rapidamente percebemos que não eram. A fêmea, mãe desses que tens, morreu o ano passado. Agora mantenho é uma população enorme de Brasiliensis mas Bahia Red.

 

Ainda bem que mantens essa população.

 

Um abraço e é bom saber que andas por aí.

Publicado:

Está esclarecido o mistério, então. Eu realmente não conhecia bem os brasiliensis, pareciam-se, nas fotos que tenho visto, bastante menos coloridos... mais para os tons de cinzento.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Olá

 

 

Quer os peixes adquiridos no passado como os adquiridos mais recentemente pelo Alberto Gil pelo Miguel Figueiredo e pelo Nuno Landeck como sendo G. australis são todos Geophagus brasiliensis. Tenho a certeza disso tambem em relação aos ultimos que foram importados e o Nuno e o Alberto já foram informados do que penso sobre o assunto.

Como "sobredosagem" de G. brasiliensis os G. sp. Bahia red do Alberto são tambem da mesma especie ou no maximo do mesmo grupo. Portanto eles têm entre eles nada menos que três formas do G. brasiliensis!

Abraços

 

Paulo José

Publicado: (editado)
os peixes são tudo menos Australis

 

Um dos problemas é que as fotos de australis são raras. O peixe possivelmente até será parecido com algumas populações de brasiliensis - ou mesmo de outros Gymnogeophegus.

 

Por exemplo:

 

http://images.google.com/images?as_q=&...hagus+australis

 

Penso que a diferença mais evidente entre brasililensis e australis poderá estar no tamanho: os australis rondam os 15 cm, enquanto os brasiliensis passam facilmente dos 20 e podem mesmo chegar aos 30.

 

Em algumas das imagens da net, como esta:

 

LaPlataErdfresser.jpg

 

O peixe parece-se com um meridionalis, embora sem o vermelho.

 

Suspeito que supostos australis poderão estar a ser colectados em duas origens: a Uruguaia, a norte do Rio Paraná, para peixes que possivelmente serão uma população de brasiliensis e a Argentina, a sul do Rio Paraná, para peixes que talvez sejam mesmo australis mas que, visualmente, são parecidos com o meridionalis.

 

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado:

Olá

 

 

O Gymnogeophagus australis tem como especies mais proximas e parecidas, o G. balzanni e por exemplo o G. sp. San Borja. Em coloração e sobretudo morfologia não há possibilidade de confundir com o Geophagus brasiliensis e o seu grupo de especies. No site do Felipe Cantera, Aquaterra, estas diferenças estão bem visiveis. Tambem é necessario ter em consideração que o estabelecimento do que é o verdadeiro australis só se deu há poucos anos.

Abraços

 

Paulo José