Aqua 120x50x60


Recommended Posts

Boas

 

Tenho aqui uma questão, tenho um aquario de 60x30x30 e agora adquiri um de 120x50x60, normalmente faço TPA de 20% de 2 em 2 dias no áqua de 60x30x30 (55 Litros reais), a minha pergunta é se posso utilizar esta água do TPA no novo áqua de 120x50x60 para acelarar o ciclo, e se sim quanto tempo é que acham que devo aguardar até poder meter peixes neste áqua.

 

Desde já obrigado

Jocru

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A água precisa de fazer um ciclo (o Ciclo do Azoto) e esse ciclo demora na teoria 21 dias, o que nunca é tão pouco...

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico. É depois deste pico que se podem inserir mais peixes.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho aqui uma questão, tenho um aquario de 60x30x30 e agora adquiri um de 120x50x60, normalmente faço TPA de 20% de 2 em 2 dias no áqua de 60x30x30 (55 Litros reais), a minha pergunta é se posso utilizar esta água do TPA no novo áqua de 120x50x60 para acelarar o ciclo, e se sim quanto tempo é que acham que devo aguardar até poder meter peixes neste áqua.

 

Desde já obrigado

Jocru

 

 

teoricamente, sim. vai acelerar o ciclo.kuanto tempo nao sei. mas nada melhor k ir medindo a amonia e nitritos.

se meteres o filtro do de 120. no de 60 ainda deves de acelerar mais o ciclo.

mas vai medindo os parametros , para te assegurares que esta tudo bem antes de introduzires os peixes.

 

ps: nao tenhas muita pressa.faz as coisas devegar para nao teres problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens problemas na água (doenças) usa-a, até porque vai facilitar a aclimatação dos peixes, para além de acelerar o estabelecimento das bactérias. O ideal seria mesmo usares também o filtro antigo, mesmo que provisoriamente. (atenção que o filtro deve ser retirado de um lado e colocado noutro a funcionar, nada de estar à espera dois ou três dias).

 

Se assim for, e se o filtro era suficiente para os peixes que tinhas no outro aquário, estás mais ou nenos à vontade com o ciclo. (ainda assim tem algum cuidado, podes fazer mais TPA´s que o habitual, pelo sim, pelo não).

 

Se tiveres testes, vai controlando isso e adiciona nova fauna com alguma calma.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água não tem bactérias do ciclo.

Elas estão no filtro.

 

Esse sim é que vale a pena deixar a funcionar no novo aquário em simultâneo com o novo pois já contém uma colónia de bactérias para o número de peixes que tinhas, como te disse o AGA.

 

Como também já te foi dito vai ajudar à ambientação dos peixes e das bactérias do filtro antigo, embora não seja absolutamente necessário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens problemas na água (doenças) usa-a, até porque vai facilitar a aclimatação dos peixes, para além de acelerar o estabelecimento das bactérias. O ideal seria mesmo usares também o filtro antigo, mesmo que provisoriamente. (atenção que o filtro deve ser retirado de um lado e colocado noutro a funcionar, nada de estar à espera dois ou três dias).

 

Se assim for, e se o filtro era suficiente para os peixes que tinhas no outro aquário, estás mais ou nenos à vontade com o ciclo. (ainda assim tem algum cuidado, podes fazer mais TPA´s que o habitual, pelo sim, pelo não).

 

Se tiveres testes, vai controlando isso e adiciona nova fauna com alguma calma.

 

Cumps

 

Não, a agua não tem doenças, penso que pelo contrário ,os peixes estão muito saudáveis e tenho 2 filtros internos de 250 l/h cada e como já disse 2 a 3 TPA´s de 20% semanais . A minha duvida era só se havia beneficios em usar a água dos TPA para ir ajudando no ciclo do novo aquario.

 

Quanto ao tempo de espera antes de introduzir peixes de qualquer maneira já estava a contar com 2 a 3 semanas mesmo usando a agua dos TPA´S nunca iria esperar menos de 2 semanas.Tenho também alguns Guppies no aquário pequeno que irei introduzir por etapas para ajudar no ciclo (o aquário será um plantado e irá servir para 2 ou 3 discus , um casal de RAMS, 2 ou 3 SAE,2/3 Ottos e um cardume de 15 a 20 Neon.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água não tem bactérias do ciclo.

Elas estão no filtro.

(...)

Boas Tilapia.

 

Eu aqui tenho dúvidas. É claro que as bactérias na coluna de água não serão em nº significativo para o ciclo. No entanto, pela lógica (embora possa estar errado), existirão sempre algumas bactérias na coluna de água (elas estão no areão, à superficie das plantas, etc... logo não vejo razões para que não se libertem alguma para a água). Assim, será possível que algumas delas, ao passarem pelo filtro, lá estabeleçam colónia e assim ser mais fácil colonizar o filtro.

 

Repara que essas bactérias existem "por aí" e numa situação de arranque do aquário, com filtro novo, água nova, sem recurso a adição externa de bactérias (produtos comprados), também acabam por aparecer, ainda que demore mais tempo, até porque são bactérias que se reproduzem lentamente. Se assim é, não vejo outra fonte que não seja a coluna de água, como veículo que as transporta para o filtro.

 

(No fundo as bactérias que provocam doenças também andam na coluna de água. Tenho ideia que as próprias bactérias que se adicionan, nesses produtos comprados, também se colocam na água e não directamente no filtro - é a ideia, mas nunca usei)

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AGA,

É verdade que as bactérias patogénicas e outros agentes causadores de doenças se encontram na coluna de água. Daí o uso de UVCs para reduzir drasticamente a possibilidade destas se manifestarem, bem como para cristalinizar a água eliminando as micro-algas, sem prejuízo para os valores do ciclo (NH3/NO2...).

 

Essas bactérias de frasco são as bactérias que iniciam o ciclo (bactérias que se alimentam de proteínas e as convertem em amónia) e as bactérias nitrificantes (que se alimentam de amónia, nitritos); não sei se terão bactérias que consomem nitratos, pois estas são anaeróbias e morrem rápidamente no aquário já que quase todo ele é oxigenado.

Na marca JBL, minha marca de preferência e que portanto conheço melhor, existem frascos de 10 ml para aplicação directa no filtro (Filterstart= bacts. da amónia e nitritos) e de aplicação na água (Denitrol=bacts. que iniciam o ciclo e que consomem os seus sub-produtos). Neste 2º caso ao fim de 24-48 horas já estarão na sua esmagadora maioria depositadas e a actuar (as sobreviventes).

Iniciar um aquário com Filterstart demora-te 24 horas até introduzires peixes (poucos consoante o tamanho e o potencial para c*g*r e com vigilância sobre a amónia) e com o Denitrol levas 10 dias. Pões as bactérias na água e muitas perdem-se por falta de alimento. Depois o processo é o mesmo.

As bactérias nitrificantes existem e actuam numa percentagem esmagadora nas superfícies. (Dá jeito enviar mails para a JBL...)

 

Mas acredito que existam em suspensão na água, tal como existem em suspensão no ar (é verdade: no ar!), mas trata-se de movimentos "migratórios" causados por movimentações ou correntes de água/ar que as fazem flutuar provisóriamente até encontrarem novo poiso. As nossas mãos também contém toda uma panóplia de bactérias entre as quais as nitrificantes.

 

Em suma, aproveitar a água de um aquário maduro com único intuito de iniciar o ciclo de outro aquário dá tanto resultado como introduzir água estéril e esperar que as bactérias do ar entrem na coluna de água.

 

Por isso digo que o melhor é aproveitar as massas filtrantes do filtro antigo ou mesmo pô-lo a funcionar em simultâneo com o novo: as bactérias estão práticamente todas no filtro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AGA,

É verdade que as bactérias patogénicas e outros agentes causadores de doenças se encontram na coluna de água. Daí o uso de UVCs para reduzir drasticamente a possibilidade destas se manifestarem, bem como para cristalinizar a água eliminando as micro-algas, sem prejuízo para os valores do ciclo (NH3/NO2...).

 

Essas bactérias de frasco são as bactérias que iniciam o ciclo (bactérias que se alimentam de proteínas e as convertem em amónia) e as bactérias nitrificantes (que se alimentam de amónia, nitritos); não sei se terão bactérias que consomem nitratos, pois estas são anaeróbias e morrem rápidamente no aquário já que quase todo ele é oxigenado.

Na marca JBL, minha marca de preferência e que portanto conheço melhor, existem frascos de 10 ml para aplicação directa no filtro (Filterstart= bacts. da amónia e nitritos) e de aplicação na água (Denitrol=bacts. que iniciam o ciclo e que consomem os seus sub-produtos). Neste 2º caso ao fim de 24-48 horas já estarão na sua esmagadora maioria depositadas e a actuar (as sobreviventes).

Iniciar um aquário com Filterstart demora-te 24 horas até introduzires peixes (poucos consoante o tamanho e o potencial para c*g*r e com vigilância sobre a amónia) e com o Denitrol levas 10 dias. Pões as bactérias na água e muitas perdem-se por falta de alimento. Depois o processo é o mesmo.

As bactérias nitrificantes existem e actuam numa percentagem esmagadora nas superfícies. (Dá jeito enviar mails para a JBL...)

 

Mas acredito que existam em suspensão na água, tal como existem em suspensão no ar (é verdade: no ar!), mas trata-se de movimentos "migratórios" causados por movimentações ou correntes de água/ar que as fazem flutuar provisóriamente até encontrarem novo poiso. As nossas mãos também contém toda uma panóplia de bactérias entre as quais as nitrificantes.

 

Em suma, aproveitar a água de um aquário maduro com único intuito de iniciar o ciclo de outro aquário dá tanto resultado como introduzir água estéril e esperar que as bactérias do ar entrem na coluna de água.

Por isso digo que o melhor é aproveitar as massas filtrantes do filtro antigo ou mesmo pô-lo a funcionar em simultâneo com o novo: as bactérias estão práticamente todas no filtro.

Cumps.

 

Concordo com tudo o que dizes. A última frase é mais que evidente, pois a esmagadora maioria das bactérias está nas centenas de metros quadrados de superfície dos filtros.

 

No entanto, não posso concordar com a frase que coloquei a negrito, pois a concentração em bactérias de uma água "estéril" tende para zero, de uma água ciclada dificilmente será igual. Com a água madura para além das que entram através do ar, por exemplo, terás algumas adicionais que já estarão da água, a menos que se prove que uma água madura não tem bactérias nitrificantes, o que me parece difícil.

 

Ainda assim, para que não se confunda o que estou a dizer, reforço a ideia que é aproveitando massas filtrantes que aceleramos verdadeiramente o ciclo, ideia que defendi como "ideal" logo no primeiro post.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixa-me só acrescentar um pequeno pormenor: quando disse "água estéril" não me referia a água esterilizada em laboratório. Falava de água que não viesse de um aquário (furo, garrafão e mesmo torneira que apesar de desinfectada também tem bactérias.).

 

No entanto, no essencial estamos de acordo: o importante mesmo são as massas filtrantes. A água poderá ser usada para melhor aclimatar peixes de um aquário para outro como é o caso deste tópico.

 

Para iniciar um novo aquário do zero (outros peixes, outras matérias filtrantes, outro tudo), usar água de outro aquário não serve para praticamente nada. Mais vale espremer as massas filtrantes antigas (tipo esponja) para as novas do filtro do aquário novo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixa-me só acrescentar um pequeno pormenor: quando disse "água estéril" não me referia a água esterilizada em laboratório. Falava de água que não viesse de um aquário (furo, garrafão e mesmo torneira que apesar de desinfectada também tem bactérias.).

 

No entanto, no essencial estamos de acordo: o importante mesmo são as massas filtrantes. A água poderá ser usada para melhor aclimatar peixes de um aquário para outro como é o caso deste tópico.

 

Para iniciar um novo aquário do zero (outros peixes, outras matérias filtrantes, outro tudo), usar água de outro aquário não serve para praticamente nada. Mais vale espremer as massas filtrantes antigas (tipo esponja) para as novas do filtro do aquário novo.

Cumps.

Boas.

 

Também li "estéril" no sentido que descreves, por isso mantive as "" e disse tende para zero e não é zero :mellow:

 

Concordo e defendo o que acabas de escrever (e que no fundo ambos escrevemos já n vezes... neste e em outros posts) - as massas são o mais importante e se for possível usar um pouco das antigas, melhor. (muito).

 

No entanto, este hobby pode ser muito rico e a nossa "discussão" levou-me a tentar saber um pouco mais... confesso que só li a primeira página e parte da última - conclusão (o que quer dizer que lá para o meio pode existir algo contrário - isto da ciência ser exacta não é como dizem...)

 

A leitura apenas do penúltimo parágrafo da primeira página e das conclusões acaba por me surpreender, pois indicia uma importância das bactérias na água que eu não esperava (esperava que tivesse importância mas que fosse pouco importante, tal como temos discutido aqui).

 

O artigo a que me refiro está aqui

 

Um destes dias tenho que o ler "todo"

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Excelente artigo, sim Senhor. É pena ter alguns termos em chinês :silly: , mas nada que não se ultrapasse ao ler o que se segue e por associação de ideias.

 

A primeira coisa que devo confessar desde já é que não li ainda com 100% de atenção pois estou a trabalhar (mesmo ao Sábado!) Bendito patrão que me deixa mexer no computador sem grande vigilância (sou eu! :twisted: ).

 

Mesmo assim creio poder tirar algumas conclusões no que diz respeito às bactérias em suspensão, ou livres, como são chamadas no texto.

 

1)- Realmente a sua quantidade varia consoante o tipo de substrato (maior ou menor porosidade) e as correntes.

 

2)- A dissimetria entre a quantidade de bactérias livres e as bactérias aderidas ao biofilme (as que designamos como bactérias de superfície) é bastante grande nos exemplos que foram dados. A título de exemplo (e com números redondos) alguns tipos de bactérias chegam a contar-se em vinte e poucos milhões por cm-2 (superfície) contra +/- 1,5 milhões ml-1. Nota-se aqui uma maior concentração a nível de superfície do que de volume embora admita que sempre pensei que a discrepância fosse bem maior.

 

3)- Esta "estratégia" de adesão às superfícies permite às bactérias aproveitar melhor baixos valores de nutrientes na água (que é o caso de um aquário maduro), são maiores e reproduzem-se mais, dificultando ainda mais a vida às bactérias livres.

 

4)- E agora a cereja no topo do bolo, a completa novidade, pelo menos para "je": as bactérias livres estão em maior quantidade na água aquando do pico inicial de amónia (no início do aquário) migrando mais tarde para as superfícies, sendo que este "êxodo" coincide com a baixa de amónia.

Isto explicaria a côr esbranquiçada (sintoma de excesso de bactérias) da água dos aquários pouco depois da introdução dos peixes e em início de ciclo.

 

Esta seria então a melhor altura para aproveitar a água como inicializador de outro aquário. Pena é que esta água esteja tão carregada de amónia :D

 

Conclusão:

Com o aquário já maduro e com os valores de amónia e nitritos sob controlo (próximos do zero) a água contém efectivamente um número bem maior de bactérias livres do que eu supunha nas continua a parecer-me que são em número bem inferior ao das bactérias de superfície e então voltamos ao mesmo e que é consensual: as bactérias das massas filtrantes são as que temos de ter em conta.

As bactérias livres terão a sua importância aumentada ou diminuída conforme o substrato for liso (vidro por ex.) ou poroso (rocha vucânica por ex.) e a corrente for mais forte ou mais fraca.

 

Tanto quanto sei, os aquários de água salgada têm correntes fortes e os de água doce já não são obrigados a tal. Esta experiência foi feita em água salgada mas isso não invalida a importância das bactérias livres em água doce.

 

Para já vou passar este artigo para os favoritos para ler melhor, mas creio estar aqui o essencial.

Cumps.

 

P.S: refresquem-se na praia por mim que o ar condicionado não chegou ainda a estas paragens :onfire:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.