Postura De Rams!


ruiseta

Recommended Posts

Boas pessoal,

Eu tenho um aqua de Mikrogeophagus ramerizeris com cerca de 60 litros brutos!(casal) Estes Ramirezis são selvagens vindos da "verdujin cichlids".

Hoje ao acordar, vejo o meu macho, que por sinal é um medriquinhas que sempre que me vê foge para o seu esconderijo, paradinho. Visto isto fui averiguar, podia ser algum problema com o peixe e com surpresa minha vejo que ele estava a defender uma postura, em plena akadama! (a postura assente na akadama)

Achei bastante fixe, mas tenho a noção que não vai dar em nada, primeira postura e futuras serão sempre assim! É pena não ter máquina para partilhar fotos, certamente teria mais interesse!

O aqua neste momento tem algumas algas, mas penso que a qualidade de agua para eles fazerem posturas, deve estar boa!

 

Abraço, Rui R. Carvalho

Editado por ruiseta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mas queres fazer criaçao deles se quizeres tira os ovos poe noutro sitio:)

 

 

 

nos Ram´sas coisas nao sao bem assim, nem retirar os pais nesta altura, eles necessitam que os pais oxigenem os ovos, mexendo as barbatanas ao pé dos ovos, e depois de nascerem precisam dos pais para os movimentar para locais do aqua onde seja mais favoravel, seja em termos de parametros de agua, temperatura ou mesmo movimentaçao de agua, pois os alevins nao nadam nos primeiros 5 dias, e é precisamente que geralmente os pais começam a comer os pequenotes. o ideal é so tirar os pais(nunca os putos) ao 5º dia apos o nascimento. o facto de haver algas no aqua pode ser benefico, pois cria infusorios e outro microorganismos que sao um excelente alimento para os primeiros dias apos começarem a comer(por volta do 5º dia)

 

desejo-te sorte com essa postura, o que nao é normal é ter sido na akadama, por norma escolhem uma plataforma lisa, tipo casca de côco, tronco ou pedra

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também achei estranho mas ao mesmo tempo engraçado! Pá por enquanto ainda não comeram os ovos! ainda os protegem.. eu gostava de fazer nascer alguns mas só na forma normal! Sem tirar pais nem filhos! secalhar é dificil mas pronto! Por enquanto não tenho mais aquas com o mesmo ph, vai ter que ser assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos Ram´sas coisas nao sao bem assim, nem retirar os pais nesta altura, eles necessitam que os pais oxigenem os ovos, mexendo as barbatanas ao pé dos ovos, e depois de nascerem precisam dos pais para os movimentar para locais do aqua onde seja mais favoravel, seja em termos de parametros de agua, temperatura ou mesmo movimentaçao de agua, pois os alevins nao nadam nos primeiros 5 dias, e é precisamente que geralmente os pais começam a comer os pequenotes. o ideal é so tirar os pais(nunca os putos) ao 5º dia apos o nascimento. o facto de haver algas no aqua pode ser benefico, pois cria infusorios e outro microorganismos que sao um excelente alimento para os primeiros dias apos começarem a comer(por volta do 5º dia)

 

desejo-te sorte com essa postura, o que nao é normal é ter sido na akadama, por norma escolhem uma plataforma lisa, tipo casca de côco, tronco ou pedra

 

Obrigado pela sorte, eu já me mentalizei que é muito dificil não haver rejeição dos ovos por ainda não adquirirem muita experiência como pais, mas é sempre aquela coisa de ver a primeira vez e mesmo a proteção dos progenitores! Eu até os percebo bem porque para alem duma caverna com um pequeno bocado de madeira (superficie lisa) as rochas que têm são vulcanicas! e a akadama (Onde o tapete de akadama não fechou: cerca de 50%) banana rock

Se arranjar maquina inda hoje posto umas fotos de longe! abraços :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Perfeitamente normal, como disses-te e bem, estavas à espera deste desfecho. Cá em casa foi exactamente a mesma situação. Só ao fim da terceira postura é que conseguiram chegar a pseudo-adultos, e mesmo assim só "sobraram" três minorcas.

 

De facto, é muito interessante o comportamento desta espécie, não pela "normalidade" da sua maneira de procriar, mas sim porque cada caso é um caso! O que funcionou comigo, não funciona com outro, e vice versa.

 

Quanto a mim, e é a minha humilde opinião, é deixar andar a coisa! Eles são peixes, que se entendam! Quando menos esperares, tens uma nuvem de "parasitas" a passear pelo aquário, e mesmo nessa altura, é deixar a natureza seguir o seu curso.

 

Boa sorte aí com o casal :puppydogeyes: .

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Perfeitamente normal, como disses-te e bem, estavas à espera deste desfecho. Cá em casa foi exactamente a mesma situação. Só ao fim da terceira postura é que conseguiram chegar a pseudo-adultos, e mesmo assim só "sobraram" três minorcas.

 

De facto, é muito interessante o comportamento desta espécie, não pela "normalidade" da sua maneira de procriar, mas sim porque cada caso é um caso! O que funcionou comigo, não funciona com outro, e vice versa.

 

Quanto a mim, e é a minha humilde opinião, é deixar andar a coisa! Eles são peixes, que se entendam! Quando menos esperares, tens uma nuvem de "parasitas" a passear pelo aquário, e mesmo nessa altura, é deixar a natureza seguir o seu curso.

 

Boa sorte aí com o casal :puppydogeyes: .

 

 

 

 

Cumps.

 

Ya, a minha intenção é fazer isso! Primeiro porque não gosto muito de andar lá a mexer, e acho que o macho tambem não! E também porque assim o que acontecer é natural (quase natural, natural seria eles tarem no seu habitat). Mas o que eu não tava a espera foi o facto de ser tão cedo! No site da verdujin diz lá que eles são selvagens e são peixes jovens, lg esperei que isto ainda demora-se algum tempo! Mas pronto!

Quando arranjar maquina, posto uma foto dos "ditos", são bastante giros! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Pá gostava só de deixar aqui um post sobre o que aconteceu ontem no meu aqua de Rams e eu achei espetacular!

Ontem, cerca das 1:30 da manha! inda com o meu aqua ligado.. sento-me a frente do aqua! Para espanto meu, o macho sai da sua toca, todo feito "engatatão", de barbatanas dorsais e as inferiores (não sei o nome) abertas e com umas cores lindissimas.. ele que tem sempre medo de mim! Ao sair começa a perseguir a femea.. quando ela para ele para tambem ao lado dela, mas a femea virada para um lado e ele virado para o outro, e conforme ela andava para a frente ele andava de "marcha atrás", ou seja uma dança de acasalamento! Depois desta dança e mais umas perseguições, ele afastava-se um pouco da femea, virava-se de frente para ela, esticava de novo as barbatanas, e fazia uma cena brutal: abria as guelras e andava na direcção dela! Depois ainda disto tudo começou a limpar uma rochinha! Achei bastante engraçado, tive pena de não ter máquina para filmar! Eles (como este topico indica) tiveram uma postura bem a pouco tempo, e visto isto outra deve vir a caminho!

Já agora puderem comentar este comportamento ou falar de como são o dos vossos eu agradeço! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso parece de facto um daqueles momentos que os devemos deixar sozinhos, para eles não terem vergonha, e levar a coisa até ao fim :puppydogeyes: .

Infelizmente, não vi como se passou com os nossos, já que o tempo para passar em frente aos aquários não é assim tanto... Quando demos por ela, já eles tinham andado "naquelas vidas", e os putos, leia-se nuvem de "fungos", já se passeavam pela parte traseira do aquário. O resto já sabem como foi, está tudo explicado desde o início deste tópico.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso parece de facto um daqueles momentos que os devemos deixar sozinhos, para eles não terem vergonha, e levar a coisa até ao fim :puppydogeyes: .

Infelizmente, não vi como se passou com os nossos, já que o tempo para passar em frente aos aquários não é assim tanto... Quando demos por ela, já eles tinham andado "naquelas vidas", e os putos, leia-se nuvem de "fungos", já se passeavam pela parte traseira do aquário. O resto já sabem como foi, está tudo explicado desde o início deste tópico.

 

 

Cumps.

Eu quando digo que os vi, não quer dizer que eles tenham notado a minha presença, porque o macho sempre que me vê foge sempre! Foi um comportamento bastante fixe. Hoje já não apaanhei nada, apenas grandes perseguições do macho a femea. tadita ela é mt mais pequena! Mas penso que isto é normal, penso eu! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal! É pena, os meus rams estão neste momento a fazer nova postura (22:45) e eu sem máquina! Eu mordi já o sistema do macho.. primeiro chateia a femea durante uma semanita, depois fica ali manso que nem um "rato" e dias depois lá estão os ovinhos! :crazyeyes: Continuo sem esperança nenhuma mas tenho fé que esta já dura mais um ou dois dias que a anterior! Eu vi já a femea a por e o macho a fertilizar os ovos, mas preferi ir para o outro quarto! Para eles não stressarem com a minha presença! Sei que sem fotos é dificil o pessoal comentar mas de momento tá dificil :crazyeyes: abraço pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais