Recommended Posts

Publicado (editado)

Depois de adquirir um casal, dei-lhes tempo, pois a juventude podia significar inexperiência, no entanto...

11 – Junho - 2008

Aquário: 40 x 40 x 40

Filtragem: Serafil filtro interior L300

Aquecimento: Termoestacto Aquapor 100 W

Temperatura: 28º C

PH: 7.0

GH: 3º Dgh

KH: 3º Dkh

NO2: 0

NO3: 0

NH4/NH3: 0

Depois de uns momentos no forum, decido fumar um cigarrinho e olha para o aquário, quando vejo uma grande agitação dos dois, a iniciar-se na limpeza do cone, pirmeiro pensamento...Exacto ! Desova á vista...

Preparo a máquina digital, e tento gravar uns segundos...

Ligo a máquina, arranjo um bom plano de visão, assim que me chego ao aquário, o macho mostra a sua agressividade a defender a sua prol, uma sensação bastante gratificante quando despendemos tanto do nosso tempo, e temos destas seurpresas...

Inicio da postura – 14h25

Fim da postura – 15h37

É claro que não quis filmar a desova toda, pois apesar de se tornar um momento único, acabava por ser também monótono...já para não falar que 2 minutos foram 170 Mb, e o alojamento torna-se pouco provável.

Sendo assim, aqui ficam 2 minutos deste momento precioso da aquariofilia...

src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>">
src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Preparo o Azul de Metileno, para administração...

19h15 Azul de Metileno preparado, foi administrado 0.5ml de uma concentração feita por mim de 1%.

FOTO 1

foto1cy5.jpg

NO DIA SEGUINTE...1º DIA

- 07h00: Vejo 6 ovos fungados, no entanto, como administrei Azul de Metileno, pondero ser um ou outro que o macho não fertelizou...

- 09h00: TPA 15%

- 15h10: Enquanto o macho areja a ninhada, a fêmea come os ovos fungados, neste momento passaram para 3 os fungados.

FOTO 2

foto2mz0.jpg

FOTO 3

foto3sc8.jpg

Espero actualizar o tópico assim que possível :blush:

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

• Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

ja que o meu ex casalito ja esta a dar frutos :blush:

cumps

507_467.png
Publicado:
É isso mesmo Pires, a dar frutos e de que maneira, devem estar ali uns 250 ovos no minimo...

bem tou a ver que nao ficaste mesmo mal servido e olha quando tiveres algum discuzinho que possas vender a bom preço avisa :) banana rock

vai actualizando

ps: ao colocar os ovos junto aos alevins de escalares e aos 4 discus pequenitos que me deste os discus acharam um ganda petisco :blush:

cumps

507_467.png
Publicado:

Parabens! Também ando a tentar eproduzir os escalares até agora consegui que uma postura vingase, mas no dia a seguir morreram...

Vais retirar os pais ou deixa-los a cuidar da postura?

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:
ps: ao colocar os ovos junto aos alevins de escalares e aos 4 discus pequenitos que me deste os discus acharam um ganda petisco

Eu avisei que eles eram uns glutões :blush:

Boas Ricardo

Espectacular! muito bom ....continua a colocar desenvolvimentos.

Abraço

Obrigado José, vou tentar acompanhar o dia-a-dia, e mostrando aquilo que consigo captar.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

1% é capaz de ser fraquito...nos meus uso a 5%..mas so nos ovos que eram separados dos pais...boa sorte com a prole! mt bonitas as fotos ;D

Publicado: (editado)
Parabens! Também ando a tentar eproduzir os escalares até agora consegui que uma postura vingase, mas no dia a seguir morreram...

Vais retirar os pais ou deixa-los a cuidar da postura?

Cumps

Há que ter paciência amigo...deixa vez, sendo a primeira, vou deixar a natureza seguir o seu ciclo.

1% é capaz de ser fraquito...nos meus uso a 5%..mas so nos ovos que eram separados dos pais...boa sorte com a prole! mt bonitas as fotos ;D

Foi a primeira concentração que fiz em casa, vou ver quais os resultados da concentração em 1%, depois se vir que é fraquinha logo faço mais uma litrada de azul mais forte.

Mas mesmo assim, obrigado pela dica.

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

boas

para mim os escalares são dos peixes mais espectaculares que existem

foi onde comecei com a maluquice das criações

folhas de amazonenses espada com posturas de escalares dentro de um frasco de tofina e o meu velhote a dar-me cabo da cabeça

bem isso já lá vai agora sou eu que dou cabo da cabeça ao velhote bigsmile

em relação á questão aqui debatida a criação de escalares é em tudo muito identica há de discus salvo um pormenor ou outro

quanto ao azul de metileno acho que essa concentração é suficiente

ou seja 1%

1l agua = 10 gr azul de metileno

a dosagem é que deves aplicar um pouco mais

se o filtro estiver bem maduro podes por há vontade 5 ml de azul de metileno para 100l de agua

isto como preventivo para não fungarem os ovos

Publicado:

Sim Amigo Zé, falamos disso, mas é a minha primeira criacção de Escalares, e como tal não quis fazer uma concentração maior, e até agr apenas 9 em centenas de ovos fungados, ou não fertelizados, e ao que parece, tanto o azul fez o seu trabalho, tal como os parametros da água se mantiveram.

Quem sabe mais a frente não te pedirei ajuda para outras andanças, mas por enquanto, os machos são larilas hehehe

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

Uma pequena actualização escrita...

Pelas 19h vejo o macho a arejar a malta mais nova a menos de 24h de nascer, em 10 minutos a femea limpou os 3 ovos fungados que faltavam...

Neste momento, está tudo bem redondinho e cor de rosa alaranjado...

Veremos amanha :smile2:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

muitos parabéns os filhotes desse casal que tenho cá em casa estão a crescer a olhos vistos.

cumps

507_467.png
Publicado:

vais ver que daqui a uns meses nao sabes o que fazer a tanto escalar.

cumps

507_467.png
Publicado:

Boas malta, ontem pelas 21h, consegui gravar uns segundos da fêmea a arejar a malta mais nova...

src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>">
src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

Boas novamente...

Os meninos já nasceram esta manha...

10h15 - A hora em que acordei, já tinha a minha maria de volta do aquário, quando lá chego, vejo uma nuvem a mexer-se...

11h00 - Mais um tpa 15%, os papas juntam os restos de comida num dos cantos, o que me facilita o trabalho, apareceu mais um ovo fungado, espero não ter influência agora.

foto4gc1.jpg

foto5mm8.jpg

foto6md8.jpg

foto7qb0.jpg

Se repararem bem, conseguem ver a festa dos rabinhos ::D:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

Ora muito bem... os meus parabéns!

... esses escalares estão em grande forma para levarem a postura até ao nascimento sem problemas.

Agora começa a preparar artémia que dentro de dias vais descarregar aos milhares no aqua :snipersmile:

Boa sorte!

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

estou contente que o meu ex casalito esteja bem entregue esses escalares sao uma maquina se cuidar ovos nunca perdi nenhuma postura por eles comerem os ovos.

cuntinua a actualizar.

ps: ja estou arrependido de os vender :rainbowafro:cabecadura tou a brincar biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

cumps

507_467.png
Publicado:

Boas,

Os meninos já vão passeando pelo cone, mexendo-se poucos milimetros, mas mexendo-se...

Agora a minha questão é, e não tarda muito vão descolar do cone, tendo eu como filtro o Serafil filtro interior L300 da SERA, será ele suficientemente forte para os sugar nos primeiros dias de natação livre ?

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:
Boas,

Os meninos já vão passeando pelo cone, mexendo-se poucos milimetros, mas mexendo-se...

Agora a minha questão é, e não tarda muito vão descolar do cone, tendo eu como filtro o Serafil filtro interior L300 da SERA, será ele suficientemente forte para os sugar nos primeiros dias de natação livre ?

Boas Ricardo

devias colocar um filtro de esponja para os alevins não serem sugados!

Abraço

P.S.- ainda não coloquei os vídeos mas por falta de tempo.