Já tenho um Betta e mais algumas questões...


Recommended Posts

Oi. Lembram-se de mim? Podem "recordar-se" de á um ano atrás, entre a 5ª e a 3ª página a contar do fim. Aquela menina que abriu três ou quatro tópicos aqui e mais um nas plantas com montes de perguntas... :D

 

Pois, a "menina" arranjou coragem e pediu á mãe se podia ir comprar o tão desejado Betta :wink: Do meu aqua de 100L não sei nada e continuo sem espaço para ele...

 

Bem, devem lembrar-se do meu aqua de 12L, de plástico (daqui a uns momentos mostro-vos) e do sítio onde o ia por. Pois, está lá :D

 

Pus água no aqua á 1 da tarde e pus lá o peixe por volta das três e meia. Pus água do aqua no saco, depos pus o saco no aqua e depois soltei o peixe.

 

Como decoração tem metade de um vaso de cerâmica bem lavado, areão e umas plantas artificiais... Vou ver se arranjo naturais.

 

Agora tenho dois probleminhas: comida e aquecimento...

Comida: tou a dar-lhe uns flocos para peixes tropicais, mas ele olha e não come "com gosto"... :) come pouco e parece que fica "desiludido" com a comida :lol: Já pus uma tijela com água na rua para ter larvas de mosquito, mas não sei quanto tempo demoram a nascer...

Aquecimento: sabem alguma maneira de aquecer + - a água do aqua sem ser com um termostato? Se não, quanto custa um? É que hoje lá se foram quase 35 € para a escola!!!! :roll: e ainda dizem que é pública e gratuita!

 

É que o Tuga tá sempre sossegado e gostava de o ver mais activo...

 

Obrigada :D

 

 

PS: Uma curiosidade:

Sabem como é que se tira os peixes com a rede sem os stressar muito pelo facto de sairem fora de água? Façam o que eu fiz: pus o "bico" de um saco de plástico transparente e corto de maneira a que se possa por umas bordas de fora. Depois prendo essas bordas com clip's de maneira a ficar justo. Depois é só colocar no aqua e encher com água antes de "apanhar" o peixe. Eu acho que é menos stressante porque o peixe não precisa de sair de dentro de água.

O que acham? :lol:

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sportinguista(Grande clube :D )

 

Achei a tua maneira de passar os peixes para dentro de agua muito boa,tenho que exprimentar.

quanto ao alimento, eu estou a dar ao meu beta os flocos da tetra e nao tenho nenhum problema,tenta dar outra marca de comida,pode ser k o teu beta goste mais.

Os termostatos que eu vejo a venda são baratos, rondam entre os 10 a 15 euros mas se queres por a aqua quente tenta por em algum sitio da tua casa onde a temperatura ambiental seja mais elevada, pode ser k resulte(n metas na janela para nao apanhar sol, nao convem).

eus ei que a ajuda não é muita mas foi o que eu conseguir resolver,desculpa.

 

Fica bem

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudaste mais ou menos, pois cá em casa nenhum sítio tem temperatura constante... com uma lâmpada normal por cima do aqua não dá para aquecer? tenho de ir vendo os termo e os termometros... Esta semana vamos mudar o meu quarto todo (que partilho com o meu irmão) e só a minha cama é que fica no sítio... :D

 

sabem quanto tempo é que demoram as larvas de mosquito a nascer?

 

Também tenho de ir ver algumas plantinhas naturais para por. Fica mais bonito. :oops:

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, por debaixo de uma lampada tambem pode ajudar mas vais gastar muita luz(tenta akelas lampadas economicas),na minha casa o meu quarto noverao ronda os 30 graus enquanto a parte de baixo vai apra os 25 por isso o termostato nem semrpe ta ligado.

infelizmente n sei quando a duraçao do nascimento das larvas, nunca tive.desculpa

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao a comida os flocos n e o mais indicapo mas tb e inportante ele comer flocos compra comida congelada larva de mosquito vermelhe e artemia

 

atençao deves dar alguns legumes tambem mas antes de dares legumes informa te sobre quais os melhores para ele

 

so tenho uma critica a fazer ter um betta sozinho num aqua pequeno para mim e um crime o betta e dos peixes com mais personalidade que existe se n tiveres peixes agressivos no teu outro aqua de 100 lt poe lah o beta juntamente com mais 3 femeas e um pouco de riccia a flotuar e poderas observar os comportamentos dos bettas no seu melhor e eventualmente fazeres criaçao e e bastante facil

 

en relaçao a temp o melhor e mm o termoestato mas uma manpada perto da agua ajuda mt

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fie pra one, desculpa ainda não tinha visto a tua msg :cry:

 

Eu não tenho mais nenhum aqua habitado. O de 100L era do meu padrinho que ficou de mo dar quando mudasse de casa (mudou á um ano) e enquanto eu não tivesse espaço ele iria guardá-lo. O problema é que o meu pai não o quer na sala, a minha mãe não o quer no quarto e na cozinha não dá... A minha casa é pequenita e não tenho mais divisões... Desde essa altura fiquei sem saber dele, nem sei se ainda está inteiro :cry:

 

Se tivesse um aqua comunitário punha lá o Betta, claro e tive a estudar as espécies correctas para por com ele, mas não tenho aqua... Talvez tenha espaço quando tiver o meu próprio quarto :D

 

Quanto ás larvas pus uma tigela com água na rua, mas não sei quanto tempo demoram as larvas a nascer... Congelada vou procurar nas lojas que conheço.

 

Obrigada :?

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sportinguista (buuuuuuuuuuuu :? )

 

Quanto à comida congelada o meu adora (aliás estou com o problema de ter que ir de férias e ele só pegar em comida tipo larvas de mosquito e patés/pastas... maus hábitos :D ).

 

Em relação ao resto, convém ter um termostato, para não haver flutuações grandes de temperatura; aliás se a tua casa não tem temperatura estável, no Inverno vais precisar de 1 de certeza... os bettas são resistentes e podem (sobre)viver sem um mas, para dar 1 exemplo, os cães tb aguentam viver à chuva e ao frio, não é é a melhor opção... fiz-me entender? :cry: Aqui nos classificados vendem-se por 5€, vai pensando nisso.

Não te esqueças da qualidade da água, nitratos, nitritos, amónia... não tens filtro? Então não te esqueças das TPA´s e arranja maneira de teres uns testes para controlares melhor (um filtro interno tb é mt barato, mais uma vez os classificados ajudam mt :cry: )

 

O tempo para fazeres "criação" de larvas... depende se já lá foi depositado algo pelos respectivos progenitores :lol:

 

Bom resumindo, poupa uns euritos e por uma maquia pequeníssima podes equipar o aqua para o conforto do betta sem problemas.

 

Boa sorte

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nrc :cry:

 

Já tive a ler as tuas "aventuras" com o teu bom garfo vermelho, bem lindo :?

 

Tive a ver uns no Aki, mas eram enormes a 6€. De 50W. Acho que é muito, e aquilo era do mesmo tamanho, ou maior, da largura do meu aqua :D

Amanhã vou ver nas lojas aqui da zona o que há, mas vou dar uma olhadela aos class. Obrigada pela ideia, nem me tinha lembrado :lol:

 

Quantos Watt's preciso para aquecer os meus 12L brutos? Mais pequeno só de turtles, certo? Tenho de ver bem isso...

 

Vou também procurar a comida congelada e ver plantas e preços.

Vai haver mudança no quarto esta semana e vou ficar com mais fichas de electricidade por perto, porque o computador vai para os pés da minha cama. :cry:

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos Watt's preciso para aquecer os meus 12L brutos? Mais pequeno só de turtles, certo? Tenho de ver bem isso...

Vou também procurar a comida congelada e ver plantas e preços.

 

Sportinguista:

 

Para 12l chega e sobra um de 25w; a comida congelada regra geral anda por volta dos 3,5€ nas lojas (artémia, larvas vermelhas, etc) e trás uma quantidade bastante razoável, até porque só tens 1 betta e porque se deve dar alimentação variada aquilo dar-te-á para muito tempo; dá tb uma vista de olhos aqui nas receitas "caseiras", sai barato e são um pitéu (para eles claro ;) ).

 

Plantas são baratas e além do mais não podes meter muitas nesse espaço por isso... não gastas mt tb neste item, pode ser que alguém tenha algo bom para um aqua micro e te ofereça :)

 

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tive a passear pelos sítios todos cá da zona de Alcabideche e descobri umas coisas interessantes :D

 

No hipermercado encontrei um termo de tartarugas, de 25W. Chega :D

 

As lâmpadas são mais baratas no hiper do que no da bricolage, e são exactamente iguais :P vai no hiper :D

 

Devo comprar um areão preto e um senhor da mega loja :D (mega pet) disse que fertilizante em águas paradas só mt pouco. Vai o areão na mega :D

 

Na mega também encontrei os complementos congelados: Artémia (4.20); larva de mosquito vermelha (3.95); Tubifex (3.90) Mistura especial deles (3.90); Daphinas (2.90)

Ele pode comer de todas? :D

 

Essas misturas caseiras estão "por aqui" no fórum, não é? Têm o [DIY]? Vou procurar :lol:

 

Tá-se a compor, porque já falei ao meu pai e ele falou nas flurescentes compridas, mas não tenho tampa... tenho de estudar bem o assunto.

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mega também encontrei os complementos congelados: Artémia (4.20); larva de mosquito vermelha (3.95); Tubifex (3.90) Mistura especial deles (3.90); Daphinas (2.90)

Ele pode comer de todas?  :wink:  

 

Essas misturas caseiras estão "por aqui" no fórum, não é? Têm o [DIY]? Vou procurar  :wink:

 

Boas,

 

Ora bem, larvas sim (o meu adora), artémia tb, tubifex vou comprar seco, a conselho do membro Governa, para por no alimentador durante as férias, e as últimas não te sei informar...

Quanto à mistura especial, como não sei do que é feita... :wink:

 

Sempre que possível comida viva/natural, ou congelada ou liofilizada e depois complementar com os flocos... acho que além de benefícios a nível fisiológico eles tb preferem andar atrás da comida :lol: Claro que os flocos é mais prático mas menos "eficaz" em termos de dieta; variedade, dizem que é este o truque.

 

Os patés/pastas pesquisas por [diy], ou infusórios (há um tópico assim), comida caseira, etc etc.

 

Como eu disse, com um pouco de procura e mesmo pouco € consegue-se maravilhas :)

 

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá:wink:

 

esta nao vem muito ao caso :wink: , mas voces que abocado falavam de termostatos, aproveito para perguntar, kuantos W deve ter um termostato para um aquario de 100 l. ?

 

obrigado :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar uma medida de 1w/litro +/-... Eu no meu aqua (105l reais) uso um de 100 e não tenho queixas; no entanto quando chegar o Inverno poderás ter que usar um mais potente (ou acrescentar um mais fraco, o que até convém não vá o outro falhar) no caso de a diferença entre a temperatura exterior e aquela que se quer no aqua, for grande (mais de 5 ou 6º de diferença é as contas que a maior parte dos fabricantes usam acho eu...)

Além do mais tb depende se o aqua é tapado, por exemplo.

 

Esta é a ideia que tenho, se alguém quiser corrigir/ajudar força :wink:

 

NunoRC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 3 betas;

1 macho e 2 femeas eles adoram ervilha e cenoura cozida, é so pores o microondas e aqueceres, não custa nada.

De seguida tiras as casca da ervilha e esmagas o resto para dares aos bichinhos, Podes dar com os dedos, que até é uma maneira de conhecer a dona!

 

Bom apetite

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha miuda tas com sorte, tenho aqui um filtro interno dos pequenitos que chega e sobra para esse aquario, e tb tenho um aquecedor que serve mas tem 26cm se calhar não da para esse teu aquário.

 

Vendo-te isso barato que tal 0€, sim 0€ só tens é combinar a entrega.

 

MAS faz-me um favor, muda de clube que esse não presta.

 

Escreve para ruialexpedro@sapo.pt para combinarmos.

 

Sou de Vialonga mas trabalho ao pé de tires.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, já segui mail :wink: (espero que vejas os smiles dele :oops: )

 

Uma coisa que não disse no mail, eu já há muito tempo que "mudei" de clube... sou de Portugal :lol::lol::lol::lol:

Mas também tou perto do Estoril Praia, do GUDA (de Alcabideche, acho :oops: ) desses assim :lol::lol::lol:

 

Tive a ver uns aquas de Kit da aquapoor ( :oops: ) e tou a pensar em comprar um, mais para frente... tenho de ver isso :?

 

 

Quanto aos almoços diferentes, vou pesquisar agora e vou esperimentar amanhã a cenoura e as ervilhas. Talvez ao jantar... 8):lol:#food

Mas tenho de ter cuidado com o meu microondas, porque anda meio estranho... demora muito tempo a aquecer e depois aquece muito... senão faz assim: :):lol:

 

Bigada a todos! :D :D :D

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive aqui a pensar...

Posso por mais alguma companhia com o Tuga? Tive a ver as Cory's, mas convêm andar em grupos de 5, e isso é demais para o meu mini-aqua...

 

Têm alguma ideia? Existe algum limpa-fundo que não cresca muito? Que fique mesmo piquinino? Ou um invertebrado? É para ir comendo os restinhos de comida que caêm do Tuga e para ele não ficar sozinho...

 

Não se preocupem, pois não iria alimentar o piqueno só com os restos do outro, tabém lhe ia dar comida própria :wink:

 

 

 

 

PS: existe algum que coma os restos e também algas? Ou é cada um come uma coisa? :oops:

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Para essa capacidade de aquário, que sao 12 litros, que reais sao so mesmo 8...+/-... Com a regra teorica de 1 cm de peixe por cada litro de água, já tens o aquário no limite :lol:

 

Na minha opinião não colocaria mais nada, ou então criava um nano plantado e tirava o Betta Splenders e colocava camarões. Como por exemplo Caridinas Japonicas.

 

Fica bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive aqui a pensar...  

Posso por mais alguma companhia com o Tuga?

 

O colega minidiogo disse tudo, sublinho o seu comentário. Com 15 litros brutos é totalmente desaconselhável incluír mais algum peixe, mesmo tratando-se de espécies relativamente pequenas como otocinclus affinis ou caridina japonica.

 

A solução? Um aquário maior, deixar fazer o ciclo e... transferir o 'tuga'.

 

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais