Recommended Posts

Publicado

Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Como devo administrar o tratamento?

Publicado:
Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Boas

Com o Flagyl

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

Cpts

Publicado:
Boas

Com o Flagyl

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

Cpts

Os comprimidos são misturados com a comida ou são colocados no aqua e dissolvem-se ...

Publicado:
Os comprimidos são misturados com a comida ou são colocados no aqua e dissolvem-se ...

Boas

tens que dissolver na agua.

A outra maneira de administrar o flagyl é juntar na comida congelada ,100gr para um comprimido durante cindo dias.

Cpts

Publicado:
Ola,

Eu dou flagyl na comida mais ou menos de mes a mes, para prevenir.

que quantidade e durante quantos dias ?

Publicado:

100 gr de Comida granulada

100 ml de Álcool 96%

2 comprimidos de flágyl

Diluir os comprimidos no álcool e juntar ao granulado mexer bem e deixar em local arejado, passado 48 horas o álcool evaporou e ficas com granulado com Metronidazol.

Cump

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Publicado:

Publicado:

Publicado:

Gente,

Consegui comprar flagyl líquido. Qual a quantidade que devo usar para 100 litros? Por favor ajudem, estou morrendo de medo de perder meus preciosos discus.

Publicado:
Gente,

Consegui comprar flagyl líquido. Qual a quantidade que devo usar para 100 litros? Por favor ajudem, estou morrendo de medo de perder meus preciosos discus.

Ok, apenas uma opiniao.

O principio activo e o metronidazol, que nos comp e 250mg.

No caso de liquido a difusao e mto mais rapida, porque parte do comp faz um deposito no aqua, q resulta de certo numa dosagem irregular.

Portanto em soluto a quantidade em suspencao deve ser maior e mais regular.

Eu reduzia um pouco a dose recomendada, por percaucao:

Um volume de soluto suficiente para fazer 250mg para 50L de agua, ou 500mg para 100L.

De facto eu penso que a dose deveria variar com o peso do peixe. Esta dose pode estar certa para peixes grandes mas pode ser excessiva para pequenos. Claro que num comunitario nao da para ajustar, mas os 250mg / 50L ja teem uma margem de seguranca.

De resto para tratamento e so usar o esquema recomendado por quem tem mais experiencia.

Ja para prevencao nao concordo em manter a dosagem, eu dava 250mg para 100L e deixava varios dias, fazia uma TPA 20-40% e depois repetia a dose na semana seguinte. Assim vermes em fase de ovo ou larvar apanhavam sempre o pico da dose.

Tb pode ser util largar o soluto no lado do aqua perto do aspirador do filtro na prevencao, para limpar o filtro. No tratamento fazia o oposto.

Publicado:

Olá, eu estou a administrar Flagyl no meu aqua há cerca de 5 dias porque um dos Trichogaster Leeri deixou de comer e apresenta a barriga inchada e guelras com cor avermelhada. Não sei se estou a aplicar o tratamento correcto, mas este tipo de diagnóstico é complicado. Já não é o primeiro peixe destes que é afectado por este problema, e este já está assim pela 2ª vez (a anterior já foi há bastante tempo). Algo de estranho se passa e não consigo identificar o quê. Os testes de amónio, nitritos e nitratos estão bons, mas mesmo assim já morreram 2 SAEs adultos (nunca deixaram de comer, mas penso que os SAEs comem sempre mesmo que não tenham apetite - corrijam-me se estou errado), e numa noite perdi 3 corydoras.

A unica coisa que fiz ultimamente foi adicionar turfa ao filtro para baixar um pouco o PH pois estava em 7.4 / 7.6 , o que me parecia excessivo... Será que os peixes não estão a gostar da alteração (penso que agora anda nos 6.8 / 7.0) ?... mas agora com tantas TPA's provavelmente anda inconstante.

Em relação ao Flagyl, tenho colocado um comprimido esmagado (250mg) diariamente em cerca de 80 litros de água e feito uma TPA de 15 litros aproximadamente. Sei que devia ser mais intensivo mas não consigo ter tempo para mais. Em 5 dias poucos resultados visíveis, pode ser devido à dosagem ser fraca ou diagnóstico errado... Alguém tem alguma sugestão para mim? Dose reforçada para 500mg diários?... Se o Trichogaster morrer, vale a pena continuar o tratamento como prevenção, ou estará já a prevenção feita visto não observar outros peixes com o mesmo comportamento?

Obrigado

Publicado: (editado)
Olá, eu estou a administrar Flagyl no meu aqua há cerca de 5 dias porque um dos Trichogaster Leeri deixou de comer e apresenta a barriga inchada e guelras com cor avermelhada.

Gelras avermelhadas parece infeccao bacteriana (?) porventura septicemia.

Na pior das hipotese e tuberculose: altamente contagioso, pode implicar limpeza geral do aqua e melhoria das condicoes da agua, sobretudo se ja houve outras mortes.

Editado por Jerboa
Publicado:
Gelras avermelhadas parece infeccao bacteriana (?) porventura septicemia.

Também já me passou isso pela cabeça... que pudesse ser algo bacteriano e não uma parasitária, mas a barriga inchada e o facto de o Trichogaster não comer foram os primeiros sintomas. Tenho receio de estar a tratar de forma errada o problema, mas parar agora e mudar de tratamento não será demasiado arriscado?

Vou abrir outro post para não ficar off-topic... Obrigado para já...

Publicado:
Também já me passou isso pela cabeça... que pudesse ser algo bacteriano e não uma parasitária, mas a barriga inchada e o facto de o Trichogaster não comer foram os primeiros sintomas. Tenho receio de estar a tratar de forma errada o problema, mas parar agora e mudar de tratamento não será demasiado arriscado?

Bem eu terminava de facto o tratamento. Os sintomas saop ainda relativamente inespecificos. Se fossem so as guelras podia ser um parasita local, a minha duvida e a barriga inchada: a meu ver 2 localizacoes independentes indicam doenca sistemica (que se espalhou no organismo).

So espero que corra tudo bem e o meu diag esteja errado.