Comida De Ferias Vs Alimentador Automatico


Recommended Posts

Estou indecisa no que hei-de comprar para quando for 15 dias de ferias. Será que colocando uma pastilha, daquelas que duram 7 dias, no primeiro dia de ferias e depois outro no 8º os peixes aguentam?

 

Estou a falar de peixes como guppies, neons e espadas.

 

Quais sao os pros e contras da comida de ferias e do alimentador automatico?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A desvantagem das pastilhas de fundo é que os peixes podem consumir essa pastilha toda em um dia.

 

A desvantagem do alimentador é pode avariar (problema mecanico ou falta de energia) e deitar comida a menos ou a mais que o pretendido.

 

na minha opinião, uma pastilha de fundo + alimentador automatico (com pouca comida)

 

 

Durante as minhas ferias usei um alimentador automatico e não tive qualquer problema. No entanto, a pessoa que me emprestou o alimentador disse que já o tinha usado 2 vezes com resultados diferentes.

 

1ª vez correu tudo bem

2ª vez o aimentador parou de funcionar (por falta de pilhas) e despejou a comida toda dentro do aqua.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as pastilhas de férias, pois comprei uma vez umas manhosas, para um fim de semana perlongado que ia estar fora, e quando cheguei a pastilha mal se tinha dissolvido. Basicamente os peixes acabaram por praticamente nao terem comido nada durante 5 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As pastilhas da JBL que já usei duram para 14 dias, 20-25 peixes com tamanho de 5-6 cms. Isto é um pouco subjectivo pois depende do tipo de peixes e da sua voracidade.

De qualquer forma são do tipo de "pedras" que não se dissolvem. Apenas amolecem a parte exterior (sem se desfazerem) e os peixes vão lá "debicar" o que precisam.

 

No meu caso, aconteceu mais que uma vez ter sobrado e reaproveitei para outra altura... e não houve consequências na saúde dos peixes por ter usado uma 2ª vez.

 

É claro que um alimentador automático é sempre melhor pois permite dares uma alimentação completa aos peixes.

As pedras de fim-de-semana ou de férias são alimento incompleto, nem que seja a nível de fósforo (essencial para os peixes, embora aguentem bem 3 ou 4 semanas). O fósforo (ou fosfatos) esverdeariam a água em menos de nada (são nutrientes para micro-algas) e isso nunca me aconteceu.

 

Se receares avaria do alimentador, põe-no a funcionar uns dias antes de ires de férias e vê se tudo está em ordem.

Cumps.

 

P.S.: se tiveres alguém que te dê uma espreitadela de vez em quando era bem melhor... :wink:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho quem espreite de vez em qd mas n tenho quem de comida todos os dias.

Espreitar de vez em quando é só para garantir que tudo corre bem.

É só mesmo para jogar pelo seguro. O alimentador automático faz o resto.É essa a minha preferência.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes não precisam de comer todos os dias; pensa, se ficares 3 dias sem comer, morres? Não, nem sequer duas semanas...

 

se tens alguém que lá vá 2 ou 3 vezes nesses 15 dias, podes fazer assim:

 

- alimenta-os normalmente antes de ires;

- faz uma grande TPA no dia antes da partida, uns bons 40%

 

- prepara doses de comida, que pode ser flocos, pastilhas de fundo, mas também pode ser comida congelada; cada dose deve ser mais ou menos o que darias ao longo de um dia

 

- embrulha as doses em pacotes individuais; mete no frigorífico ou congelador se for comida congelada.

 

- quem lá for despeja um pacote de cada vez.

 

- podes fazer a mesma coisa com fertilizante, deixar em doses individuais para cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já utilizei as duas formas de alimentação durante a minha ausência e neste momento tenho mais confiança nas pastilhas. A única vez que utilizei o alimentador automático a comida ficou demasiado húmida, toda pegada uma na outra, e o alimentador não conseguia deitar a comida na água. Penso que no caso de um aqua de água fria, os alimentadores devem funcionar bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu alimentador automático coloco granulado e não tenho qq tipo de problema.

Se estou em casa faço tb alimentação fresca/congelada, se estiver fora fica só o granulado.

Eles safam-se - o alimentador dá comida 8x ao dia e podes controlar a quantidade disponiblizada.

Cumprimentos

 

Ricardo

Editado por rikasfonsas

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes não precisam de comer todos os dias; pensa, se ficares 3 dias sem comer, morres? Não, nem sequer duas semanas...

 

se tens alguém que lá vá 2 ou 3 vezes nesses 15 dias, podes fazer assim:

Não se morre mas rapa-se cá uma fomeca... Enfim, de agradável não tem nada e pode-se evitar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o meu alimentar automático, apesar de não estar em uso, nunca tive o problema de avaria/falta de pilhas... Pode-se sempre colocar pilhas novas, e aí temos a certeza que nada falha. Convém é testar primeiro para regular bem a comida que sai...

 

:rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Até agora, e já passados 4 anos nunca tive problemas com os meus alimentadores da Eihem (Comida e fetilizantes).

 

Fazendo 4 refeições por dia e fetilização uma vez por dia.

 

Para mim são as melhores opções relativamente à qualidade vs. preço.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em comprar na aquaristic.

Estou indecisa entre estes 3, mas estou mais inclinada para o do meio. Estive a ver os da Eheim mas nao consigo compra-lo

 

Hobby Toppy automatic fish feeder

Hagen Nutramatic food timer "2"

sera Precision feed A plus Food timer

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei pastilhas de fundo JBL e alimentador Juwel (27 euros). Os peixes quase não tocaram nas pastilhas, que também quase não se dissolveram.

Quanto ao alimentador funcionou bem e sem problemas. É claro que tem de se deixar pilhas em condições para ele funcionar e neste tipo de alimentador é aconselhado usar alimentação em granulado para não encravar. Noutros tipos de alimentadores também se podem usar palhetas e alguns funcionam ligados à electricidade.

O alimentador Juwel permite ser programado para distribuir comida 1 ou 2 vezes por dia, com 6 horas de intervalo, que é o que prefiro. Pode-se regular a quantidade de comida, mas tem de se ver qual é o tipo de granulado mais adequado em função das dimensões dos peixes. Quando voltei de 4 dias fora de casa os escalares estavam com a barriga bem cheia e ninguém se queixou de fome...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em comprar na aquaristic.

Estou indecisa entre estes 3, mas estou mais inclinada para o do meio. Estive a ver os da Eheim mas nao consigo compra-lo

 

Hobby Toppy automatic fish feeder

Hagen Nutramatic food timer "2"

sera Precision feed A plus Food timer

bom dia

 

eu comprei o Hagen Nutramatic food timer "2", no entanto não o chegei a usar porque chegou depois de eu ir de ferias.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu comprei o Hagen Nutramatic food timer "2", no entanto não o chegei a usar porque chegou depois de eu ir de ferias.

 

:silly: lol grande galo :tongue:

 

ps: desculpem nao estar a ajudar o topico mas deu-me graça :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Será que posso usar as pastilhas de fundo num aqua onde só tenho alvins? É que vou estar 5 dias fora e não sei o que é melhor. Agradeço a vossa colaboração.

Desculpem a minha insistência, mas preciso mesmo saber se posso usar as pastilhas de fim de semana para alimentar alevins durante uma ausência de 5 dias.

 

Agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha insistência, mas preciso mesmo saber se posso usar as pastilhas de fim de semana para alimentar alevins durante uma ausência de 5 dias.

 

Agradeço a vossa ajuda

os teus alevins estão juntos com os adultos ou num aqua aparte?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.