pitboy Publicado Junho 11, 2008 Publicado Junho 11, 2008 boas pessoal. estou com um problema acho eu. nestes ultimos tempos reparei que o meu aquario está a ficar invadido por estes estranhos seres. aguem me sabe dizer se é mau? agradeço qualquer ajuda
P_Luna Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 Não sei se o que te vou dizer está correcto mas eu no inicio também tinha alguns caracois. O que me disseram foi que eles prejudicam as plantas. E disseam-me para deixar de colocar fertilizante por uns tempos. Comigo deu resultado. Deixei de por fertilizante e eles não aparecram mais.
luisferreira Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 Boas! Olha se não gostas dos caracóis mete no teu aqua um bótia palhaço .... em duas semanas se tanto deixam de existir.... se fazem mal ás plantas?? não sei mas sei que geralmente vêm nas plantas que compras....! abraço
Bernardo Galiza Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 O botia palhaço come te os caracois , mas os caracois é derivado a muita luz
pitboy Publicado: Junho 11, 2008 Autor Publicado: Junho 11, 2008 obrigado pelas dicas mas luz tenho pouca. 30w num aquario 60x30x30 e até gosto dos botia palhaço mas como tenho red cherrys e sp. greens acho que não ia correr bem para o lado do marisco lol não me chateia ter os vagarosos no aquario... é so por não saber se fazem mal ou bem. obrigado pela ajuda. abraços
Bernardo Galiza Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 Fazem mal mas o aquário nao tem luz do dia? tem verdete de lado?
pitboy Publicado: Junho 11, 2008 Autor Publicado: Junho 11, 2008 luz do dia não apanha. tenho de arranjar maneira de os matar vai ter de ser á unha pois... não vejo verdete no aquario antes tinha nas folhas das anubias lanceolatas mas o marisco limpou logo se alguem souber uma forma mais rapida de me livrar destes "infegas" sem ser a matar um a um até acabar com a especie... abraço
Bernardo Galiza Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 Acho que existem vários produtos so que eu nao sei o nome:/ sao desinfectantes ou algo do género espero nao ter enganado no nome
Veterinário Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 (editado) Olá, Esse excesso de caracóis poderá resultar de excesso de comida. Reduz a quantidade. Esses caracóis não fazem mal. Creio que sejam Planorbis Corneus http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88054 Cumprimentos PS: eu tenho um aquário com reds e greens e um bótia com 5cm e ele não lhe toca. O botia que tenho é igual a esta imagem Botia rostrata Editado Junho 11, 2008 por Veterinário
Jorge Gonçalves Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 Boas, Se fizeres pesquisa por "praga de caracois", vais encontrar uma infinidade de tópicos onde essa questão é abordada! Antes de ires ler esses tópicos, digo-te já que o principal motivo para eles aparecerem em excesso no aquário é alimentação a mais! Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
pc_one Publicado: Junho 11, 2008 Publicado: Junho 11, 2008 É claro que se tiveres uns euritos, existem umas armadilhas muito eficientes... Se não agires rápidamente, tem tendência a alastrar, muito rapidamente...... Boa sorte... Pedro C.
Vasco Matos Publicado: Junho 12, 2008 Publicado: Junho 12, 2008 Na maior parte das vezes quando não gostamos de uma coisa, inconscientemente tendemos a afastar-mo-nos dela.Mas parece que com os caracois funciona ao contrário. Portanto faz assim: começa a olhar para eles e vê se consegues ver por entre aquela casca algo de magnifico,um ser complexo e intrigante e por isso fantástico.Um ser que é impossivel não veres num rio,e o que mais queremos é que os nossos aqua estejam o mais perto possivel da Natureza... Começas a gostar deles e vais ver que quando queres que nasçam mais, eles multiplicam-se mais devagar. Porque já reparaste que só as pessoas que não gostam deles que os chamam praga? E praga é porque são muitos...Portanto só têm muitos quem não gosta deles. Das espécies de caracois que já tive (e forma muitas) a única que come plantas a olhos vistos é a 'Marisa Cornuarietis' e essa não encontramos com facilidade nos nossos aquários. As espécies mais comuns são as 'Physas', 'Planorbis Corneus', 'Melanoides Tuberculata' e talvez os Limnaea sp. Nenhum destes caracois come folhas de plantas saudáveis. Ajudam o ecossistema que é um aquário a funcionar,limpando restos de comida e folhas caidas,limpam os vidros e remexem o areão,o que é optimo para a oxigenação das raizes das plantas.E nunca chegam a praga se dermos a comida aos nossos peixes com conta,peso e medida. P Luna,deixar de colocar fertilizante só faz uma coisa: enfraquece as plantas. E nada-peixe o que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Avatar Publicado: Junho 12, 2008 Publicado: Junho 12, 2008 Na maior parte das vezes quando não gostamos de uma coisa, inconscientemente tendemos a afastar-mo-nos dela.Mas parece que com os caracois funciona ao contrário. Portanto faz assim: começa a olhar para eles e vê se consegues ver por entre aquela casca algo de magnifico,um ser complexo e intrigante e por isso fantástico.Um ser que é impossivel não veres num rio,e o que mais queremos é que os nossos aqua estejam o mais perto possivel da Natureza... Começas a gostar deles e vais ver que quando queres que nasçam mais, eles multiplicam-se mais devagar. Porque já reparaste que só as pessoas que não gostam deles que os chamam praga? E praga é porque são muitos...Portanto só têm muitos quem não gosta deles. Das espécies de caracois que já tive (e forma muitas) a única que come plantas a olhos vistos é a 'Marisa Cornuarietis' e essa não encontramos com facilidade nos nossos aquários. As espécies mais comuns são as 'Physas', 'Planorbis Corneus', 'Melanoides Tuberculata' e talvez os Limnaea sp. Nenhum destes caracois come folhas de plantas saudáveis. Ajudam o ecossistema que é um aquário a funcionar,limpando restos de comida e folhas caidas,limpam os vidros e remexem o areão,o que é optimo para a oxigenação das raizes das plantas.E nunca chegam a praga se dermos a comida aos nossos peixes com conta,peso e medida. P Luna,deixar de colocar fertilizante só faz uma coisa: enfraquece as plantas. E nada-peixe o que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois? Eu tenho physas e planorbis corneus, por vezes ao limpar o filtro, estão uns quantos lá dentro, o que é que lhes faço? apanho e jogo para dentro do aqua, afinal de contas não fazem mal nenhum e como o Zogli diz, só ajudam. Quanto á questão do que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois? respondo eu... NADA! (atenção, não comecem a fazer contas erradas, é um 1w por litro e não 1w por caracol........ sorry, não resisti a fazer a piada ) Avalon
Sergio Torres Publicado: Junho 22, 2008 Publicado: Junho 22, 2008 Olha eu vejo a coisa assim! NÃO GOSTO DESTES RASTEJANTES! Logo o que faço é quando a população se encontra elevada, levanto-me durante a noite e aspirou os bichos! Assim vou controlando a praga! Agora acabar de vez, NAO ACREDITO! As armadilhas apanham reds, os botias num aqua pequeno comem camarões, e os quimicos matam os camarões! Agora é só escolheres! Eu optei por apanhar um a um (por volta de 15 min apanhas uns 70)! bONS sONHOS! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
krypticall Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Eu tenho physas e planorbis corneus, por vezes ao limpar o filtro, estão uns quantos lá dentro, o que é que lhes faço? boas acredita se quiseres mas eu deixos lá ficar na mesma, sempre vao limpando a sujidade que se vai acomulando dentro do filtro :D tem que haver sempre alguem a fazer os trabalhos mais dificeis
metaleiro Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Eu concordo totalmente com o Zogli esses caracois so trazem vantagens -limpao-te o aqua -arranjas de borla -sao giros -dizem-te quando as plantas estao mal -servem de comida viva(esta nao muito vantajosa para os mesmos) deixa estar os caracois rapaz o objectivo dos aquas e aproximar a NATUREZA mas se queres tanto assim os caracois exprimenta deixar uma folha de alface durante a noite no aqua e antes das luzes acenderem tiras a alface boa sorte , mas ficava contente se ficasses a gostar dos cacarois Cumprimentos, Pedro Santos Welcome to Nassau | The Land of Kattegat
Veterinário Publicado: Junho 26, 2008 Publicado: Junho 26, 2008 (editado) Olha eu vejo a coisa assim! NÃO GOSTO DESTES RASTEJANTES! Ok, já percebemos que não gostas definitivamente dos caracóis no aquário. Podes tentar as armadilhas e quando as fores limpar retiras os reds que lá estejam. Ou melhor que tudo...reduz na comida vais ver que diminuem logo o nr. Boa sorte PS: mas experimenta só tentar ver aqueles "bichos" como algo que faz parte do aquário,algo que tem vida. Editado Junho 26, 2008 por Veterinário
pitboy Publicado: Junho 30, 2008 Autor Publicado: Junho 30, 2008 Pois pessoal. Obrigado pelas dicas. Vou deixar os vagarosos em paz pelo menos por uns tempos a ver no que resulta Se achar que é demais... abre a caça ao vagaroso! Mais uma vez obrigado. Abraços
Grilo Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 as physas sao uma populaçao autocontrolada logo em abundancia de alimento reproduzem-se muito com pouca comida a populaçao diminiu drasticamente. eu nos meus aquarios tenho Physas, Planorbis Corneus, Melanoides Tuberculata e ampularias e nenhum toca nas plantas(saudaveis) AnDrE KaRmO
Recommended Posts