Hugo RSF Publicado Julho 5, 2004 Publicado Julho 5, 2004 Esqueçam tudo o resto, realmente não há como ver a diferença. Já tinha lido bastante sobre o assunto e falado com várias pessoas entendidas na matéria, mas realmente só vendo a diferença. Posso dizer que a mesma HQI em balastro electrónico e socket próprio, torna o aquário mais azul que a mesma HQI, em balastro convencional e ainda com mais 2 luzes actinicas. Realmente não vale a pena inventar nestas coisas. Transformar alogéneo em HQI, usar sockets "manhosos", ligações a isto e aquilo... Nada disso. Um balastro electrónico não só dá melhor luz, como mostra o real espectro da lampada, como é mais estável, como liberta menos calor, como faz a lampada durar mais, como gasta menos electricidade, como, como, como... Eu também tinha essa ideia, mas agora depois de ver por mim mesmo, nem quero acreditar. Por isso deixo aqui uma alerta para quem quiser ler: O facto de uma HQI estar a emitir luz, não quer dizer que esteja bem instalada. Por isso quem quer ter coisas em condições, deixem-se de projectores de alogéneo, deixem-se de balastros comprados na "feira", deixem-se de sockets de outro tipo de lampadas, deixem-se de inventar, resumindo. As coisas são como são e não há muito a fazer. Um balastro electrónico, só tem vantagens e a longo prazo o investimento é mais que compensado. Quem quiser apenas ter luz, então que continue a fazer como eu fazia que a médio prazo gastará muito mais. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Daniel Teixeira Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 e agora o mais importante? Qual o balastro que usas e quanto custou?
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Acho que isso não é o mais importante, mas de qualquer das formas, não me recordo. Ainda assim, e depois do que assisti, já encomendei outro, quando o receber digo aqui o preço. Aliás vou colocar fotos brevemente para verem bem a diferença. O balastro que uso é um OSRAM Powertronic, acho... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Daniel Teixeira Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Nos tempos que correm os €€€ são muito importantes. Após o que escreveste fiquei com uma curiosidade enorme para experimentar um balastro electrónico e ver se noto diferença. Que lamapadas usas Hugo? Um abraço
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Poderás ver a diferença nas fotos que irei colocar, mas estás convidado para ver ao vivo se quiseres Eu testei com a mesma lampada, precisamente para ver a diferença. É uma HQI 150W 10k plus. Não me recordo da marca Logo a ver se vejo. TEnho é uma radium para testar no novo balastro. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Pedro Pacheco Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Boa tarde O que descreves é muito importante Hugo, o ramirezi já me tinha dito e fiquei muito tentado a alterar a minha calha, e depois das tuas palavras tenho mesmo que alterar. Fico a espera das fotos, é sempre bom ver. Abraço, Pedro Pacheco www.coralfrags.org
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Com a ajuda do Alex, lembrei-me. A lampada é uma Venture qq coisa. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nonnu Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Eu tambem já ouvi a pessoa que tem esses balastros eletronicos explicar tecnicamente porque eles são melhores, e claro tambem fiquei convencido da sua efiçiênçia, só que, descordo com o Hugo quando diz ""O que custa nao interessa..."" e concordo com o Daniel quando diz, ""...nos tempos que correr os €€€ são muito importantes."" Eu teria de dispenssar cerca de 160 € para ter essas beldades em meus dois HQI's de 150 w Snifff, os €€€ não chegam para tudo !! snifff snifff Talvez daqui por uns tempo quem sabe, por agora ainda tenho de comprar uma O.I. e mais rocha viva
Daniel Teixeira Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Já agora Hugo esclarece-me uma duvida, aquilo que tu chamas balastro electrónico, substitui a reactância e o ignitor convencionais?
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Sim, embora segundo julgue saber tem esses dois componentes, mas internamente. Nonnu, nem os balastros electrónicos custam esse valor tão elevado, nem as contas se fazem assim. - Com este balastro, não precisas de actinicas para a parte azul do aquário. - Com esta balastro, gastas menos electricidade. - Com este balastro a luz é melhor e mais estável e não instável como com os balastros convencionais. - Com este balastro liberta-se menos calor. - Com este balastro a temperatura de cor que se vê é realmente a temperatura de cor da lampada. - Com este balastro uma lampada dura-te o dobro do tempo. - E por aí vai... Se ainda assim preferes usar balastros convencionais, força, nem eu quero mudar as ideias de ninguém. Apenas quis partilhar esta opinião com os membros. Alias quando cá vieres ver o aquário poderás comprovar que o que digo é verdade. AGora aqui ficam fotos com balastro convencional e actinicas e com balastro electrónico apenas. Com balastro convencional e actinicas: Agora com balastro electrónico, sem actinicas, e com fio próprio e socket MESMO de HQI: Reparem na diferença da HQI para aquela compacta que está no refúgio (ou que há-de ser dele). Essa luz do refúgio é de 6400K, ou seja, já é minimamente branca. A diferença parece-me abismal. P.S.: Pessoal que levou comigo com a minha fobia do azul, sobretudo Marco, SD, Diogo e Alexandre: Nunca mais vos vou chatear novamente a dizer que os vossos aquários são mais azuis que os meus Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Ooopss Estive mais de meio ano a não mostar fotos do meu "antigo" nano e agora mal monto o novo aquário, mostro logo tudo... he he!!! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Tiago Proença Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Boas infelizmente não percebo muito de aquarios de agua salgada mas o teu aqua está muito louco, o efeito da luz é espetacular. Parabens EX-Naysel
Daniel Teixeira Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Hugo devo dizer-te que devido às fotografias fiquei com uma vontade enorme de experimentar os tais balastros electronicos. A diferença é brutal. A lampada é da mesma marca ou a mesma?
Hugo RSF Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 A lampada é da mesma marca ou a mesma? As duas coisas Com uma diferença. As 2 pimeiras fotos foram tiradas quando a lampada tinha poucos minutos de uso, enquanto que as outras duas foram tiradas hoje. :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
miguel antunes Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Grande Hugo, Custou a alombar com 500 litros de agua mas ficou fixe. Mesmo com pouca rocha já está com um efeito muito bom. Realmente a diferença de tonalidade é evidente... Um abraço e até ao enchimento do meu, Miguel Antunes
Daniel Teixeira Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 A lampada é da mesma marca ou a mesma? As duas coisas Com uma diferença. As 2 pimeiras fotos foram tiradas quando a lampada tinha poucos minutos de uso, enquanto que as outras duas foram tiradas hoje. :D ok então é caso para ficar mesmo boquiaberto. Já agora parabéns pelo aqua novo!! qual a medida?
Hugo RSF Publicado: Julho 6, 2004 Autor Publicado: Julho 6, 2004 Obrigado Miguel! Realmente fácil não foi, sobretudo de uma vez só... O aquário tem 150x50x60(alt.). Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Julho 6, 2004 Publicado: Julho 6, 2004 Hugo... esta com bom aspecto !! O Squid ficou bem !! Estas a ver o Azul ?? esta explicado !! Abraço...
Matarato Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Hugo Por quanto ficará um projector desses? obrigado
Hugo RSF Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 Projector? O que entedes por projector? Quanto ao balastro contacta o user Ramirezi, aqui do forum ou qualquer loja de electricidade. O projector foi feito por mim. A que te referes mais concretamente? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Matarato Publicado: Julho 7, 2004 Publicado: Julho 7, 2004 Eu entendo como projector, todo o conjunto a funcionar (lampada incluida) Nao sei se estou certo ou não. obrigado
Hugo RSF Publicado: Julho 7, 2004 Autor Publicado: Julho 7, 2004 Ah ok. Então estamos em sintonia A minha resposta é a de cima então. e para fazer o projector todo, não gastei mais de 100€ + lampada. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts