Recommended Posts

Publicado

Boas.

Queria fazer 1 pequeno tapete na frente do meu aquario,mas queria 1 tapete baixo e que se desse bem num plantado com discus.

Se alguem me puder ajudar e souber qual a melhor planta para fazer este tapete agradecia.

Abraço.

Publicado:

Olá Jamal! É importante que indiques o setup do aqua, a quantidade de luz,o facto de haver um sistema de CO2 e um substrato fértil influenciam a escolha da planta.

Caso tenhas boa luz,sistema de CO2 e substrato fértil poderás colocar Glossostigma Elatinoides ou Hemianthus C. ''Cuba''. Caso contrário também há algumas que poderás colocar,apesar de que estas crescerem lentamente sem CO2 e com pouca luz: Lilaeopsis Brasiliensis e as Marsileia Hirsuta e Drummondii.

Também é importante saber se tens...Corydoras,é que elas são um inimigo no que toca a plantar H.C.''Cuba'' e outras plantas de tapete...arrancam tudo! :smile2:

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Ola Zogli.

Tenho 1 sistema de co2 da Sera(valvula externa).

A luz tenho 4 fluorescentes T8(sun-glo,flora-glo,aqua-glo,power-glo)

Quanto ao substrato,tenho substrato fertil da Tropica e por cima o Aqua soil da ADA.

Sim tenho coridoras,estava a pensar fazer tapete da da HC "cuba" mas ja estou a ver que com as coridoras não vai ser possivel.

A HC cuba que altura atinge?

Obrigado abraço.

Publicado:

Parece que tens tudo para ter qualquer planta de tapete perfeitamente.Embora não indiques a litragem e essas lâmpadas que potência têm? Deve ser de 18W cada certo?

A H.C.''Cuba'' com o tempo vai se sobrepondo por camadas,tens de podá-la.O problema é fazeres com que ela pegue...as Cory's são danadas... Já a Glosso é um pouco mais simples de plantar com Cory's,pelo menos eu consegui.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

Boas.

O aqua tem á volta de 250l e as lampadas são de 30w cada.

Eu estava a pensar arriscar na HC cuba que achas?

Quando dizes que se vai sobrepondo que altura pode atingir?

Agradeço desde ja as tuas dicas.

Abraço.

Publicado:

A cuba fica +/- com 1cm de altura, cada camada.. Se se for sobrepondo vai +/- multiplicando a altura, mas as camadas de baixo ficam sem luz e apodrecem. Por isso tens de ir podando..

Se tiveres a possibilidade de retirar as corys durante umas 4 semanas penso que seria o ideal.

Cumps.

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Publicado:

Boas.

Ok,vou arriscar na cuba quanto as corys vamos ver como se portam é que não tenho nenhum sitio para as por.

Abraço.

Publicado:

Vais ter um trabalhinho danado! Eu desisti às tantas,resolvi colocar Glosso e já fiz um tapete. Mas não há nada como tentar!

Fertilizas na coluna de água? A H.C.''Cuba'' gosta de nutrientes,devias fertilizar com Potassio,Micros e Ferro. Apesar de que deves ter em conta que o teu substrato é bem rico.

Zog Li

Publicado:

Boas.

Quando falas em glsso estas a falar na glossostigma elatinoides certo?

Que altura atinge esta planta?

Tambem estive a ver no jardim submerso a Eleocharis Parvula e pelo que li é das plantas mais faceis para fazer tapete e não precisa de podas cresce no maximo 5cm,e ate faz um tapete bem bonito se calhar vou apostar nesta,é que fiquei um bocado desanimado com o que tu disseste e acho que vou apostar neste tapete que pelo que li é o mais facil em tudo desde de plantar ate á manutenção.

Abraço.

Publicado:

Boas,

aproveitando este post, pergunto se a Riccia não fara tambem um bom tapete e se tem problemas de manutenção ?! Por exemplo, pelo que tenho lido a Riccia deve ser presa com rede (como esta no Jardim Submerso), e assim tambem não há problemas com os Corydoras...

o meu aqua tem os vidros de traz, com um painel preto que não dá para tirar, e gostava de fazer uma "parede verde"... estava a pensar na riccia...

obrigado pelas sugstões, desde já.

Webraço para todos

Sportcv

Publicado: (editado)

Sportcv o ideal para ti seria fazeres uma parede de musgo. É simples e fica muito bonito. Só tens de arranjar rede com a malha de 1cm, cortar o dobro do tamanho da parede que queres plantar e depois é só colocar o musgo, dobrar a rede e ficas com uma 'sanduiche' de musgo.Colocas umas ventosas a agarrar a rede e depois é só esperar que o musgo ocupe toda a parede.

E Jamal a Eleocharis é uma planta lindissima,e deve ser mais simples de manter plantada que a Cuba,por causa das Corys. Mas a Cuba não é impossivel,o mais dificil é ela agarrar sem a interferência das Cory's,porque depois de enraizada já não há problema.

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
Mas a Cuba não é impossivel,o mais dificil é ela agarrar sem a interferência das Cory's,porque depois de enraizada já não há problema.

Se optares por plantar bocados grandes de Cuba, o que vai acontecer é que alguma parte da planta que enterras vai apodrecer, mas assim, o bocado que fica´desenterrado vai agarrar-se facilmente.. Precisas é de mais vasos para o efeito que queres, ou então usas menos vasos e espalhas pela zona que queres fazer tapete, fica um grande espaço entre eles, mas com o tempo acaba por crescer..

Tu é que tens de ver qual gostas mais..

(eu pessoalmente não gosto muito de glosso)

Em relação á Eleocharis, é sem duvida muito bonita, mas olha que pelo menos aqui em minha casa cresce além dos 5cm.. os pés "mãe" já chegaram aos 8/10cm..

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:

tenho um aquário de bettas

qual planta fica melhor? é mais aceitável quando se tem betas?

estava pensando em musgo-de-java mas tenho dúvidas

como faz co² caseiro?

Publicado:

FAbricio vai à secção "DIY" tens lá tudo.

Existem receitas com químicos (pouco aconselhadas para gente inexperiente como nós) e receitas com fermento de padeiro. No caso do fermento há 2 versões : uma simples que dura cerca de 1 mês se bem entendi, e outra onde também se usa gelatina e que dura perto de 2 meses (pessoalmente vou tentar essa). Seja como for usa sempre o sistema com 2 garrafas é muito mais seguro.

Voltando ao assunto do tapete, se quiser Eleocharis baixa, pode-se "cortar a relva" de longe a longe ou ela pode não apreciar????

Publicado:

Boas.

Quanto á Eleocharis acho que se pode podar,eu é que li que como so crecia ate 5 cm no maximo não havia necessidade de podas.

Mas o dfilp diz por experiencia propria que pode atingir 8 a 10cm mas pode-se podar acho que não há nenhum problema.

Para mim o que me interessa mesmo é que seja 1 tapete baixinho,por isso dfilp quando dizes que crescem ate 10cm os pes mãe,sao so esses que crescem ou o tapete todo?

Abraço.

Publicado:

So mais 1 pergunta,a eleocharis para plantar tb se divide a planta e expalha-se pela zona que queremos fazer o tapete?

Publicado:
So mais 1 pergunta,a eleocharis para plantar tb se divide a planta e expalha-se pela zona que queremos fazer o tapete?

exacto

Publicado: (editado)
Boas.

Quanto á Eleocharis acho que se pode podar,eu é que li que como so crecia ate 5 cm no maximo não havia necessidade de podas.

Mas o dfilp diz por experiencia propria que pode atingir 8 a 10cm mas pode-se podar acho que não há nenhum problema.

Para mim o que me interessa mesmo é que seja 1 tapete baixinho,por isso dfilp quando dizes que crescem ate 10cm os pes mãe,sao so esses que crescem ou o tapete todo?

Abraço.

Quando me referi a planta mãe, falo dos pés mais velhos, os que dão origem aos 1ºs runner's.. Com o passar do tempo, todos os pés vão chegar a essa altura. Mas não sou a pessoa indicada para responder a isto, visto que a minha experiência com esta planta foi muito curta, por que coloquei no mesmo aquário que tinha a Cuba, e começou a crescer no meio da Cuba e eu não gostei, então retirei-a para um aquário que não tem muita luz.. Lá a planta não se multiplica, apenas cresce para cima..

Por isso é melhor alguém mais experiente se prenunciar.

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:

a acicularis cresce a rondar os 8 a 10 cm como o membro dflip referiu, existe a eleocharis parvula "minima", essa sim cresçe entre os 3 a 5cm..

Atenção que as eleocharis também são exigentes, não tanto como a "cuba", mas com essa iluminação pode ser dificil de formar tapetes...

As podas das eleocharis podem ser de 2 maneiras, ou enfias a tesoura no areao e vai cortando os runners, para estes se multiplicarem, ou entao aparar a eleocharis como se fosse relva, mas atenção que este ultimo tipo de poda é melhor para promover os runners mas tb faz com que a planta fique mais sensivel nas pontas às algas.

CUMPS

Cumps

• 2 semanas depois...
Publicado:

Oi Pessoal, onde poderei comprar musgo de java em Lisboa?

to a pensar colocar no meu lago ha problema?

obrigado

Publicado:

Penso que não exista nenhum problema, mas não sou muito entendido em lagos..

É muito facil encontrares musgo em LX, vai á secção de Procura aqui do fórum e pergunta lá. Depressa vais arranjar musgo bem perto de ti, é só detalhares onde tens possibilidade de ir buscar.

Com um bocadinho de sorte ainda te sai de borla :wink:

Cumps.

Dário Santos

De volta!!!