Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Tenho à pouco tempo um filtro seco-humido 2227 e queria tentar reduzir o fluxo de saida, principalmente no ciclo de esvaziamento do filtro, pois está a causar uma grande turbulência no aquário (200 L). Alguem me pode ajudar com uma solução para isto?

Obrigado.

Um abraço.

Rui Vaz Martins

Publicado:

Boas,

Não sei a dimensão do Aquário mas, se tiveres espaço podes sempre por uma flauta maior. Ai já te ajuda a diminuir o fluxo.

O filtro sendo novo, tem maior fluxo, com o passar do tempo e com o que vai retendo no SUBSTRATpro vai perdendo fluxo.

Cumprimentos

Publicado:
Boas pessoal

Tenho à pouco tempo um filtro seco-humido 2227 e queria tentar reduzir o fluxo de saida, principalmente no ciclo de esvaziamento do filtro, pois está a causar uma grande turbulência no aquário (200 L). Alguem me pode ajudar com uma solução para isto?

Obrigado.

Um abraço.

Rui Vaz Martins

Se olhares para o manual vês que não é nada recomendado alterar caudais (e eu até acho que os podes alterar nas torneiras do próprio filtro), pois assim o sistema seco-húmido pode deixar de funcionar ou pode passar a funcionar de forma não correcta (alteram-se os tempos de enchimento e descarga). Se reduzires o caudal o filtro vai ficar muito mais tempo "cheio". (logo o efeito fica reduzido)

Por outro lado, parece-me que um filtro desses, para um aquário de 200 litros, não terá um caudal demasiado elevado, é uma questão de procurares colocar o chuveiro de outra forma (em local/ direcção/ mais mergulhado, menos...)

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Seja em que circunstancias for, acho incorrecto diminuir o caudal de qualquer filtro...

A bomba acaba por ficar em esforço quando diminuis o caudal...

Tal como aqui foi dito, daqui a uns tempos o filtro está cheio de porcarias e o caudal não será o mesmo...

Se até lá quiseres mesmo evitar a turbulência, arranja uma forma de isso se fazer sem estrangulamento de caudal...

Uma ideia seria não usar o tubo furado (flauta) e deixares a água sair livremente pelo tubo tipo bengala, sem mais nada...

Cump

JM

Publicado:

eu tenho um 2217 num aqua de 8cm de 120 liros e de inicio quando e limpo, viro os furos contra a parede,

depois a medida que vai perdendo caudal ja o viro em dirrecçao á supercie para circular agua,e posso sempre reduzir

um pouco na torneira se achar demasiado.

Publicado:

Boas. O que eu te aconselho é, como já foi dito, retirares a flauta e deixares a água sair livremente, não concentra tanto a saída e logo a água sai mais devagar. Quanto a estrangular a saída tá fora de questão dás cabo do motor e a filtração nunca será eficiente.

Publicado:
Boas. O que eu te aconselho é, como já foi dito, retirares a flauta e deixares a água sair livremente, não concentra tanto a saída e logo a água sai mais devagar. Quanto a estrangular a saída tá fora de questão dás cabo do motor e a filtração nunca será eficiente.

Não concordo com isto. A flauta serve para dispersar a água por uma área muito maior, os efeitos dispersam-se. Sem flauta é que fica concentrado, num único local de saída. O que ele pode é aumentar a flauta ou fazer mais furos. Ainda assim acho que o caudal do filtro não é elevado!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Concordo com o AGA, sempre com flauta, ou uma flauta maior, ou aumentar o diâmetro dos furos, ou ainda fazer diversos furos ao longo da flauta (lado oposto aos existentes).

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas

Se meteres mais um pouco de mangueira de saida,irás ter um caudal de saida de água a perder a sua força tendo ainda a opcção de

jogares com a direcção do tubo de saída.

Tenho um 2217 e deu resultado,não precisas de bloquear a saida ou a entrada de água para o filtro.

Publicado:
2 maneiras faceis... Ou abres o diametros dos furos da flauta com um berbequim (com muito cuidado), ou então compras uma flauta e fazes uma extensão..

Cumps

ou isso ou (vou lançar a confusão) compras um Fluval ;):P :D :D :D

Publicado:
2 maneiras faceis... Ou abres o diametros dos furos da flauta com um berbequim (com muito cuidado), ou então compras uma flauta e fazes uma extensão..

Cumps

eu abri furos novos entre os que ja existiam, tb resolver bem a coisa

abraço

William

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!