Compatibilidade


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho 3 discus(entre um total de 10) num aquário comunitário, que apresentam algumas caracteristicas que a mim me parecem ser parasitas externos. Umas manchas descoloradas de pequenas dimensões e um deles dá-me a parecer que tem um furinho na cabeça que a mim não me parece que seja normal ou defeito de nascensa...

 

Pelo que estive a ler aqui pelo forum, vou adquirir Formol a 37%. Estou ciente do quanto é perigoso este producto e das cauções a serem tomadas. Quanto á dosagem, o mais aconselhado e o que vou seguir é 2ml/100L durante 3 dias, com TPA antes, durante e muitos após os 3 dias, sempre com a agua bem oxigenada.

 

Já agora agradeço que me corrigam se estou mal informado quanto ao que referi acima...

 

O que vos queria perguntar é se posso aplicar o Flagyl (por prevênção) ao mesmo tempo que o Formol?

Digo por prevênção porque eles não apresentam ainda nenhum problema de parasitas internos, mas como mais vale prevenir do que remediar.... gostaria de saber se posso fazer estes dois tratamentos em simultâneo...

Agradeço a vossa atênção.

 

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esse furinho na cabeça é precisamente a doença do buraco e é provocada por parasitas internos flagelados chamados hexamita ou spironucleus.

No teu lugar eu usaria eSHa Hexamita ou o JBL Spirohexol que são mesmo específicos para isso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão.

 

Outra que me esqueçi de referir foi, umas pontas brancas, mas aquilo dá a sensação de ser algo "espetado" na pele de um deles. Conheço os sintomas do ictio e aquilo não me parece de todo que o seja.

Terá isto haver com parasitas externos?

De qualquer das formas pretendo fazer tratamento para parasitas internos como externos, além de ter lido muitos topicos existem diversas opiniões em relação aos metodos de tratamento.

Perante o meu problema qualquer conselho é bem vindo.

Obrigado.

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 1 questão o Formol a 37% ( formalina) é Utilizado a:

 

Existem 2 opcções mais utilizadas

 

2 Ml para cada 40 Litros ou

 

2 Ml para cada 50 Litros ; o que dá 4Ml para cada 100 Litros - que é o que uso

 

Tens de ter em atenção que tens de ter bastante óxigénio e que conforme a filtragem que tenhas as bactérias nitrificantes podem ir todas á vida.

 

Uma excelente opcçaõ para parasitas externos é colocares Sal na àgua, 200 gramas por cada 100 Litros.

 

Podes ( edeves a meu ver) sempre acrescentar o Sal juntamente com outros tratamentos sem problemas.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 1 questão o Formol a 37% ( formalina) é Utilizado a:

 

Existem 2 opcções mais utilizadas

 

2 Ml para cada 40 Litros ou

 

2 Ml para cada 50 Litros ; o que dá 4Ml para cada 100 Litros - que é o que uso

 

Tens de ter em atenção que tens de ter bastante óxigénio e que conforme a filtragem que tenhas as bactérias nitrificantes podem ir todas á vida.

 

Uma excelente opcçaõ para parasitas externos é colocares Sal na àgua, 200 gramas por cada 100 Litros.

 

Podes ( edeves a meu ver) sempre acrescentar o Sal juntamente com outros tratamentos sem problemas.

 

Pedro Soromenho

 

 

Obrigado Pedro pela informação.

 

Em relação ao Sal tenho duas duvidas...

Usas sal grosso ou sal fino? E já agora, dissolves antes de introduzir no aquário ou metes directamente na agua??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa-se sal grosso sem Iodo - sal do Continente, Pingo Doce etc.

 

Mistura-se sempre antes de colocar no Aquário.

 

Evita colocar grãos directamente

 

Qd pões sal na água, na proporção de 200grs/100l, durante qt tempo dura o tratamento?

Boa sorte c os peixitos

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais