Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Infelizmente tenho outro discu doente :mrgreen:

A situação é a seguinte, já tinha estado doente há coisa de 2 meses fiz-lhe um tratamento com flagyl durante 4 dias como ficou catita voltei a colocá-lo no aqua principal.

Há cerca de 3 semanas, começou novamente a comer mal, a ficar muito escuro e por vezes a fazer vezes esbranquiçadas.

Resolvi então tomar medidas e fiz os seguintes tratamentos:

1.º Fluvermal (o peixe deitou uma série de "lombrigas" finas e transparentes)

2.º Após 7 dias, novamente Fluvermal (o peixe continuou a fazer fezes finas e longas)

3.º Após 5 dias de espera, fiz o 1º tratamento com Flagyl durante 4 dias (o peixe começou a fazer fezes compridas mas mais grossas)

4.º Após 7 dias do primeiro tratamento de Flagyl (4 de tratamento + 3 de descanso), começei com novo tratamento de Flagyl de 3 dias (12H em 12H, com TPA's de 30% e 250mg/40L)

Obs.: O peixe come (pouco) mas continua a fazer fezes finas, longas e esbranquiçadas.. está em isolado em aquario hospital e com temperatura a 32ºc

O que acham que devo fazer?

A - Continuo com o Flagyl?

B - Paro com o Flagyl e daqui a 2 dias faço o Esha 2000?

C - Paro com o Flagyl e daqui a 2 dias faço o praziquantel?

Um abraço a todos os membros do forum

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado: (editado)

Entretanto acabei por parar com o Flagyl (no sábado à noite) e ontem o peixe começou a comer que nem um desalmado, hoje de manhã tive uma boa surpresa pois as fezes aparentemente estavam normais e a cor do discu também.

O problema (a má notícia) é que ele estava a nadar um pouco virado para cima (tipo desequilíbrio originado por infecção na bexiga natatória), mas continuava a comer.

Julgando tratar-se de um ataque bacteriano, apressei-me a tratá-lo com o Esha 2000, só depois é que reparei que a água estava a 35ºC.

Como comecei, vou fazer o Esha 2000 até ao fim! (conselho do mestre JPM)

Entretanto o peixe voltou a nadar normalmente, come (razoavelmente) o granulado e o patê que lhe vou colocando, está a fazer fezes "quase" normais, pois apenas estão um pouco longas, mas já não estão esbranquiçadas.

Editado por J_Rosado

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:
está a fazer fezes "quase" normais, pois apenas estão um pouco longas, mas já não estão esbranquiçadas.

Normalmente acontece se houver muita "verdura" na paparoca.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Após ter concluído o tratamento com o Esha 2000, o discu continuou a comer acho que ainda não estava 100%.

Aguardei mais uns dias, entretanto comecei a dar-lhe flagyl na comida congelada (2 x dia), tpa diária de 30%.

O peixe come que nem um desalmado, mas continua magrito e a fazer fezes longas e esbranquiçadas (quando está a defecar fica muito escuro).

A minha duvida é que como já estou a dar a comida congelada "flagylizada" há 6 dias, será que as fezes longas e esbranqueçadas não serão já do figado a desfazer-se?

Acham que devo continuar com o tratamento? até quando?