dolphins_girl Publicado Junho 8, 2008 Publicado Junho 8, 2008 Boa tarde Tou com uma dúvida ao desligar o CO2 durante a noite... O que eu fazia antes era quando chegava à noite fechava a torneira da botija e deixava a agulha e o redutor na mesma e passado um tempo o valor do manometro ia de 1 para 0 e não havia saída de CO2 para o aquario... Acontece que agora enchi a garrafa que ja tinha acabado e quando faço o mesmo procedimento que antes o manometro continua sempre a indicar 1 e continua sempre a deitar CO2 para o aquario, mesmo com a botija fechada... Para fazer parar a saída de CO2 tenho de meter o redutor o mais aberto possível e abrir a agulha até que finalmente o manometro passa a indicar 0... Mas isto implica estar a configurar todos os dias a taxa de CO2... Que é que se está a passar de errado aqui? Citar
David Cabete Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Boas Falta-te uma coisa! Uma válvula solenóide! Algo deste género: Ligada a um temporizador, ligas e desligas quando precisares. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
dolphins_girl Publicado: Junho 8, 2008 Autor Publicado: Junho 8, 2008 Sim eu sei, mas nunca cheguei a comprar porque diziam que havia umas que aqueciam muito... Mas enquanto não a compro como é que é suposto comprar o CO2? Obrigado pela resposta Citar
David Cabete Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Boas Mas enquanto não a compro como é que é suposto comprar o CO2? Devias querer dizer "cortar", penso eu de que. Se ao fechares a torneira da garrafa, e o manómetro continua a indicar pressão, há duas hipóteses: 1- a torneira não está a vedar bem, e liberta sempre CO2, e aí vês se há saída para o aquário; 2- ou a pressão até ao difusor de CO2 não é a suficiente para o fazer sair, mantendo-se a tal pressão desde o manómetro até ao difusor. Creio que seja a segunda hipótese, e isso só quer dizer uma coisa: não tens fugas no sistema, está óptimo! O facto delas aquecerem, não há problema! Os pneus dos carros também aquecem quando andamos neles, e não é por isso que derretem! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Black Dragon Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Estas valvulas precisam de ser configuradas? Ou basta ligar a tubagem e fica tudo a funcionar bem? Elas rodam os 50€ certo? Citar
David Cabete Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Boas Basta ligar à tubagem do sistema de CO2 e dar-lhe gás. E sim, realmente custam esse balúrdio... mas há outra solução . Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Black Dragon Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Boas Basta ligar à tubagem do sistema de CO2 e dar-lhe gás. E sim, realmente custam esse balúrdio... mas há outra solução . Cumps. Só se for desligar á maozinha :D Citar
David Cabete Publicado: Junho 8, 2008 Publicado: Junho 8, 2008 Só se for desligar á maozinha Nem por isso. Há outro tipo de válvulas, que se encontram em determinados sítios, bem mais baratas! Quero ver se descobrem isso! Já o mencionei várias vezes aqui no fórum. Sou mauzinho . Cumps e boas pesquisas... Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
dolphins_girl Publicado: Junho 8, 2008 Autor Publicado: Junho 8, 2008 BoasDevias querer dizer "cortar", penso eu de que. Se ao fechares a torneira da garrafa, e o manómetro continua a indicar pressão, há duas hipóteses: 1- a torneira não está a vedar bem, e liberta sempre CO2, e aí vês se há saída para o aquário; 2- ou a pressão até ao difusor de CO2 não é a suficiente para o fazer sair, mantendo-se a tal pressão desde o manómetro até ao difusor. Creio que seja a segunda hipótese, e isso só quer dizer uma coisa: não tens fugas no sistema, está óptimo! O facto delas aquecerem, não há problema! Os pneus dos carros também aquecem quando andamos neles, e não é por isso que derretem! Cumps. Sim, era cortar claro O problema é que antes bastava fechar a garrafa e deixava de deitar CO2 para o aquario e agora continua sempre a deitar a menos que o regulador esteja todo aberto como se quisesse libertar o CO2 da tubagem mais rapidamente... Se ficar a deitar tipo 1 bolha/segundo pode ficar ligado durante a noite? Mais uma vez obrigado pela resposta Citar
Arlindo Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 Sim, era cortar claro O problema é que antes bastava fechar a garrafa e deixava de deitar CO2 para o aquario e agora continua sempre a deitar a menos que o regulador esteja todo aberto como se quisesse libertar o CO2 da tubagem mais rapidamente... Se ficar a deitar tipo 1 bolha/segundo pode ficar ligado durante a noite? Mais uma vez obrigado pela resposta Viva, Em relação ao Co2 não te posso ajudar muito porque introduzi-o à uma semana e tenho andado às voltas com o Ph e o Kh, porque houve uma altura que ele desceu quase para 5. Há quem o deixe ligado de noite, eu não (por enquanto). A explicação é simples, se o Co2 acidifica a água, se o cortares durante a noite, poderá haver oscilações no ph. Essa das bolhas, é uma questão confusa. Se efectuares uma pesquisa, vês n bolhas por segundo/ minuto e, fica-se, na minha opinião à toa... Isto porque, quem responde, muitas vezes não diz qual o tamanho do aqua. É um pouco como dizer, eu uso um termostáto de 300 watts... quem tenha um aqua com 40 litros, se não contextualizar e for á loja poderá comprar um de potência exagerada. Aquilo que me parece mais pertinente, é aquele teste de Co2 permanente que, por sua vez também faz a correlação com o Ph existente. Se a escala de cor indicar muito Co2, diminuis o Co2 e o contrário também é verdade. Claro que, aqui tens de analisar a saúde dos peixes que, têm menos tolerância ao Co2 do que as plantas. Regulares manualmente o C02, como tu indicas-te traz alguns problemas. O melhor, como já disseram é teres uma válvula solenóide. O membro CFatelo (Carlos) vende por 30 €, se não estou em erro e se tiveres dúvidas quanto ao pleno funcionamento do teu sistema, provavelmente, ele te ajudará. Cpts. Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Recommended Posts