Alguem para Traduzir: Discus Sexo

André Filipe

Recommended Posts

Achei interresante mas devido ao meu mau Inglês n consegui entender muito bem e como acho muito interresante decidi colocar aqui para ver se alguem traduz.

Sexing discus has always been problematic at best. However, I recently read an article in Diskus Brief which describe a method for sexing Discus that has been very reliable for me. The method described uses "geometry" to determine sex ... Picture a discus facing to your left ... you would be looking at it's side. Find the Dorsal (Top) and Anal (bottom) fins and look where the fins slope down toward the Caudal (tail) fin ... make sure you're looking at the fins after they have curved back toward the tail. The Dorsal and Anal Fins become (almost) straight after the fins curve down (or up) toward the Caudal Fin ... extend an imaginary line along this straight section of the 2 fins back toward the tail which just touches the Dorsal & Anal Fins past the Caudal Fin. These two imaginary lines should intersect behind the fish. The key to sexing the fish is where the lines cross the Caudal fin. If they pass through the Caudal Fin, the fish is most likely a FEMALE. If they miss or just touch the Caudal Fin, then most likely it is a MALE.

I have tried this on 12 pairs of Discus that I am breeding ... in ALL cases this proved to be true! I have since used this method to "create" 3 breeding pairs, plus provide a male for a female who lost her mate (the new couple are successfully breeding). Logically, this makes sense, since the Male fish tend to have higher bodies than the females (causing the lines to miss the tail).

I'd love to hear back from others who can test this out with their pairs

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Partilhar nas redes sociais

Eu percebo ingles mas não gosto muito

Pediste para traduzir o testo não foi?pois ai tens(n fui eu que traduzi,fui a um motor de busca para n ter muito trabalho)espero que aprecies

P.S- Não está num inglês perfeito, desculpa

"Distinguir o sexo discus foi sempre problematico. Entretanto, eu li recentemente um artigo no sumário de onde descrevem um método para destinguir o sexo Discus que foi muito de confiança para mim. O método descreveu usos "geometria" para determinar o sexo... Retrate um discus enfrentar ao seu esquerda... você estaria olhando-o é lado. Encontre as aletas (inferiores) dorsais (alto) e anal e olhe onde as aletas se inclinam para baixo para a aleta caudal (da cauda)... se certificam que você está olhando as aletas depois que se curvaram para trás para a cauda. As aletas dorsais e anal tornam-se (quase) em linha reta depois que as aletas se curvam para baixo (ou levante) para a aleta caudal... estendem uma linha imaginária ao longo desta seção reta das 2 aletas para trás para a cauda que toques justos as aletas dorsais e anal após a aleta caudal. Estas duas linhas imaginárias devem cruzar-se atrás dos peixes. A chave a sexing os peixes é onde as linhas cruzam a aleta caudal. Se passarem através da aleta caudal, o peixe é mais provável uma FÊMEA. Se faltarem ou toque justo a aleta caudal, então muito provável é um MACHO. Eu tentei este em 12 pares de Discus que eu estou produzindo... em TODOS OS casos este provado ser verdadeiro! Eu tenho desde que usado este método "críe" 3 pares produzindo, mais forneço um macho para uma fêmea que perca seu mate (os pares novos estão produzindo com sucesso). Logicamente, este faz o sentido, desde que os peixes do macho tendem a ter uns corpos mais elevados do que as fêmeas (que fazem com que as linhas faltem a cauda). Eu amaria ouvir-se para trás de outro que pode testar este para fora com seus paresa."

EX-Naysel

The method described uses "geometry" to determine sex ... Picture a discus facing to your left ... you would be looking at it's side. Find the Dorsal (Top) and Anal (bottom) fins and look where the fins slope down toward the Caudal (tail) fin ... make sure you're looking at the fins after they have curved back toward the tail. The Dorsal and Anal Fins become (almost) straight after the fins curve down (or up) toward the Caudal Fin ... extend an imaginary line along this straight section of the 2 fins back toward the tail which just touches the Dorsal & Anal Fins past the Caudal Fin. These two imaginary lines should intersect behind the fish. The key to sexing the fish is where the lines cross the Caudal fin. If they pass through the Caudal Fin, the fish is most likely a FEMALE. If they miss or just touch the Caudal Fin, then most likely it is a MALE.

Tradução por motores de busca de inglês para português fica sempre "estranha" :)

Aqui vai a tradução só do que interessa (o metodo em si):

"O metodo descrito utiliza geometria para determinar o sexo. Imagine o disco virado para a sua esquerda. Estará a ver a lateral do peixe.

Procure as barbatanas dorsal e anal e procure o ponto em que estas se curvam em direcção à barbatana caudal.

De seguida trace duas linhas imaginárias partindo de cada barbatana em direcção à barbatana caudal.

A chave para determinar o sexo está no ponto onde estas duas linhas se cruzam na barbatana caudal.

Se as linhas se cruzam na barbatana então quase de certeza que é fêmea. Se as linhas se cruzam fora da barbatana ou muito perto dela então quase de certeza que se trata de um macho."

O autor diz que este método faz algum sentido porque o corpo dos machos tem tendencia a ser mais alto que o das fêmeas fazendo com que as linhas se cruzem fora da barbatana caudal.

A tradução é meia "livre" mas o essencial está lá :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi