Boom De Nitratos - Estou A Conduzir Isto Bem ?


patriarca

Recommended Posts

Pessoal

 

Preciso da vossa ajuda.

 

Estou em pleno pico de Nitratos, depois da ciclagem do Aqua e queria saber a opinião dos mais experts sobre se estou a fazer isto bem.

 

Deixo um esquema do que fui fazendo desde o dia 1

 

Algumas notas

- Por uma questão de facilitismo coloquei inicialmente plantas plásticas

- O fundo do Aqua é areão de Rio e há duas pedras de xisto

- Tenho um filtro Biobox 1 da Aquatlantis que tenho limpo semanalmente

- Tenho o termómetro a 26º

- Tenho alimentado com Sera Vipan

- Aos mais novos que nasceram dou Sera Mikropan

 

Calendário

03 Maio - Enchimento do Aqua com 50l

07 Maio - Colocação de algum alimento 1x por dia

14 Maio - Introdução de 2 Platy (casal)

16 Maio - Amónia 0,5 ** Nitratos 0,0

18 Maio - TPA 20% (10 litros)

20 Maio - Amónia 0,5 ** Nitratos 0,0 ** TPA 30% (15 litros)

23 Maio - Nasceram 4 Platys que mantive no aquário

27 Maio - Amónia 1,0 ** Nitratos 0,0 ** TPA 30% (15 litros)

30 Maio - Amónia 1,0 ** Nitratos 0,0

31 Maio - Só consigo contar 3 Platy bébé

02 Junho - Amónia 0,0 ** Nitratos 110mg/l ** TPA 30% (15 litros)

03 Junho - Amónia 0,0 ** Nitratos 110mg/l ** Colocação de uma Anúbia Nana

05 Junho - Amónia 0,0 ** Nitratos 110mg/l ** TPA 50% (25 litros)

06 Junho - Continuo a só conseguir encontrar 3 Platy bébé

07 Junho - Amónia 0,0 ** Nitratos 110mg/l ** TPA 20% (10 litros)

 

Questões do momento

1) Estou a fazer isto bem ?

2) O que fazem para limpar as impurezas do aquário no seu interior? (fezes, restos de comida, etc)

3) Já comprei um Filtro Eheim 2213, quando devo fazer a troca? Já por estes dias ou devo esperar por reduzir os Nitratos?

4) Que sugestões me dão para reduzir os Nitratos? Com valores destes os peixes não vão durar muito....

5) Penso introduzir 1 ou 2 Otto e alguns Guppy, posso fazê-lo por estes dias ou devo esperar mais? (estou a contar introduzir 2/3 peixes por semana)

 

Obrigado pelas respostas que possam deixar

 

Nelson Patriarca

Editado por patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

110 mg/l de nitratos não fazem mal aos peixes. Arriscas-te é a encheres o aquário de micro-algas, se é que não as tens já.

Para se reduzirem nitratos é fazeres TPAs.

 

Reparei que nessa cronologia nunca mencionaste nitritos. É o 2º produto do ciclo do azoto e é tóxico. Devia ter sido vigiado.

 

Podes começar já a introduzir os peixes, depois da TPA.

 

Também podes pôr já o 2213 a funcionar em simultâneo com a biobox: esta já está ciclada e o 2213 demorará 2 a 3 semanas a ciclar, altura em que desactivarás a biobox, se assim o entenderes.

Outra solução é aproveitares a cerâmica ou outra matéria filtrante da biobox (esponjas, lã de vidro...) para pores no 2213.

 

Para aspirares o fundo das suas impurezas podes usar um sifão deste género.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

As micro-algas reconhecem-se pela sua cor ou surgem em algum local especifico do aqua ?

 

110mg/l não fazem mal aos peixes ?? Mas no meu esquema de coresda Nutrifin é o máximo.... isto não deveria estar melhor nos 20/50mg/l ?

 

Obrigado pela dica do 2213, vou tratar disso.

 

Em relação às TPA: aconselham-me mantê-las 2x por semana ou devo fazer mais vezes ?

 

Nelson Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda há coisa de 1 mês ofereceram-me um gibbiceps de 25 cms. A água do saco onde foi transportado estava verde escuro, apesar de transparente.

Medi-lhe por curiosidade os nitratos e os fosfatos:

 

Nitratos: máximo da escala 250 mg/l > talvez estivesse 3 vezes mais escuro... faz as contas.

 

Fosfatos: máximo de esacala 10 mg/l > talvez estivesse a 50 ou 100... ou 200... só te sei dizer que era tão escuro que o azul era quase preto.

 

Estes 2 valores rebentaram com as respectivas escalas e no entanto o peixe estava bem e continua bem.

Trata-se de 2 substâncias inofensivas para os peixes a não ser em quantidades astronómicas.

 

Os valores médios de nitratos são de 10-20 mg/l. Isto significa que as TPAs estão feitas atempadamente e em percentagem adequada. Em caso de aquários plantados, sgnifica também que a fertilização está a ser feita com conta peso e medida.

 

As micro-algas ou se depositam (em qualquer lado), ou se encontram em suspensão na água dando-lhe côr ou turvando-a.

 

TPAs para o teu aquário 1 vez por semana 30 %.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! 110mg/l de Nitratos bem é que não fazem aos peixes de certeza!O Nitrato também é tóxico.

 

A tua solução era mesmo arranjares algumas plantas naturais,daquelas mais fáceis de manter,de modo a queelas consumam esses Nitratos todos.

 

Entretanto vai fazendo trocas de água,se for preciso 2x por semana, de modo a baixares esses Nitratos,que podem stressar os teus peixes, enfraquecer-lhes as defesas e depois é pior.

 

E por agora eu pensava em regularizar a situação antes de meter mais peixes.A solução é mesmo plantas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

reforço o que disse o Zogli.

 

o teu problema pode ter origem aqui:

Por uma questão de facilitismo coloquei inicialmente plantas plásticas
em vez de facilitares, dificultaste as coisas... bigsmile

 

as plantas naturais só ajudam no equilibro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quem não tem plantas também pode ter níveis de nitratos em condições. Basta para isso fazer TPAs atempadas e em quantidade suficiente. Não me parece que tenha sido a ausência de plantas naturais mas sim a inexistência ou insuficiência de TPAs que provocou estes níveis de NO3.

 

Quanto aos nitratos, não possuem uma toxicidade comparável à da amónia ou dos nitritos, nem de longe nem de perto. Estas 2 substâncias matam só por si.

Pelo que tenho pesquisado e aprendido ao longo do tempo, os nitratos impedem o crescimento e inibem mais ou menos o sistema imunitário,pelo que podem causar a morte, sim, mas de forma indirecta.Também tenho lido que as quantidades de NO3 mortais são objecto de discussão.

 

O Gibbiceps a que eu me referi veio de um aquário onde estão ainda guppies e espadas em número superior a 20 (100 litros). Estão sujeitos a adoecerem, ,mas ainda não lhes aconteceu isso. Daí eu não ter grandes preocupações com os nitratos pois resolvem-se com TPAs.

Cumps.

 

P.S.: o dono do aquário que mencionei está farto de levar nas orelhas mas não há meio de fazer a TPA que passou de prazo há largos meses. Enfim...

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem não tem plantas também pode ter níveis de nitratos em condições.
é claro que sim!...mas sendo os nitratos um dos 'alimentos' da flora, quando esta não existe, não há quem os consuma...

... então com peixes e sem TPAs... óbvio que só aumentam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para quem não tem paciência para fazer tpa's todas as semanas,as plantas ajudam e de que maneira. Para além de que no ponto de vista estético nem se fala.

 

Tilapia tens mesmo de incutir o amor à aquariofilia ao dono desse aqua. Nem toda a gente tem a disposição natural para manter peixes e geralmente ao pessoal que custa fazer uma tpa nem que seja 1x por mês é porque se calhar não gostam a 100% deste hobby,caso contrário faziam as tpa's com gosto. Tens de lhe transmitir um pouco desse espírito! :rolleyes:

 

Até porque nem é necessário fazer tpa's semanais. Excepto em aquários com problemas de algas (e ai recomenda-se por vezes até 2x semana),uma sobrepopulação do aquário (algo que não se deve fazer),ou em aquários de pouca litragem (em que o ideal é uma tpa semanal), uma tpa de 15 em 15 dias é suficiente de modo a manter os parâmetros normais.Até porque com a escassez de água que a população mundial vai encontrar de futuro,quanto mais água poupar-mos melhor...

 

Agora um periodo maior que 15 dias não é nada recomendável.

 

Desculpem se já fizeram esta pergunta,mas já mediste os valores de Nitratos da tua água da torneira Patriarca?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para quem não tem paciência para fazer tpa's todas as semanas,as plantas ajudam e de que maneira. Para além de que no ponto de vista estético nem se fala.

Tilapia tens mesmo de incutir o amor à aquariofilia ao dono desse aqua. Nem toda a gente tem a disposição natural para manter peixes e geralmente ao pessoal que custa fazer uma tpa nem que seja 1x por mês é porque se calhar não gostam a 100% deste hobby,caso contrário faziam as tpa's com gosto. Tens de lhe transmitir um pouco desse espírito! :crazyeyes:

 

Até porque nem é necessário fazer tpa's semanais. Excepto em aquários com problemas de algas (e ai recomenda-se por vezes até 2x semana),uma sobrepopulação do aquário (algo que não se deve fazer),ou em aquários de pouca litragem (em que o ideal é uma tpa semanal), uma tpa de 15 em 15 dias é suficiente de modo a manter os parâmetros normais.Até porque com a escassez de água que a população mundial vai encontrar de futuro,quanto mais água poupar-mos melhor...

 

Agora um periodo maior que 15 dias não é nada recomendável.

 

Desculpem se já fizeram esta pergunta,mas já mediste os valores de Nitratos da tua água da torneira Patriarca?

Boas,

Pois... eu bem que tentei mas trata-se de um amigo de um amigo, estás a ver. Não é própriamente alguém com quem tenha confiança por aí além. Apenas o vi para me entregar o Gibbiceps. Queria ficar só com viviparos.

Quem lhe dá nas orelhas é o meu amigo.

Acredita que fiquei com os olhos em bico quando vi a côr da água. Mas há mais. A provar a "antiguidade" da água do aquário dele:

 

- pH 6,2

- KH 0

- GH >21 (mais não havia)

- NO3 para além do imaginável

- PO4 para além do enfarte de miocárdio

Vá lá os nitritos e a amónia estavam bem, mas dependem de bactérias do filtro e esse estava bem tratado.

 

Quanto à frequência das TPAs dei-lhe um empurrão no respeitante ao pouco trabalho, só de 15 em 15 dias e ele concordou, claro está. Mas concordou por cortesia, isso notou-se.

Já o Labrador dele tinha do bom e do melhor.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como isto é sempre a aprender, aqui vai, resposta na íntegra:

*****************************************************************

"nitrate is hardly toxic at all, so many fish tolerate high amounts before showing symptoms of being unwell or even sick. Gibbiceps catfish are very hardy anyway and can survive under conditions when other fish have no chance anymore.

 

Best Regards

 

sera GmbH

Dr. Bodo Schnell"

*****************************************************************

A parte da resistência dos gibbiceps já conhecia. Agora continuo na dúvida quanto aos valores máximos aconselhados para nitratos, de uma forma geral.

Apenas concluo que é das preocupações menos preocupantes, passe-se a redundância.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Obrigado pela atenção das vossas respostas.

 

Já introduzi outra Anúbia e pelo que já me disseram também algumas plantas flutuantes não me farão mal nenhum, vou por esse caminho e efectuo 3 TPA de 30% semanais.

 

Alguém tem plantas flutuantes por aqui que possa dispensar ?

 

 

Com base nesta situação, na vossa opinião é de querer que consiga reduzir os Nitratos em quanto tempo ? 1 / 2 semanas ?

 

Vou também seguir os conselhos de não aumentar os habitantes até ter isto regularizado, parace-me mais sensato.

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Com base nesta situação, na vossa opinião é de querer que consiga reduzir os Nitratos em quanto tempo ? 1 / 2 semanas ?

Boas,

É como o Zogli perguntou: qantos nitratos tens na água da torneira?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli e Tilapia

 

Os Nitratos medidos hoje são:

 

- agua da torneira: 0,0mg/l

 

- aquário: 110mg/l (depois de ter feito uma TPA de 30% hoje)

 

Estou em busca de Valisnerias, Limnophila sessiflora ou flutuantes para adicionar mais vida "floral" ao aqua, a ver se controlo isto.

 

Que me dizem ?

 

Nelson Patriarca

 

 

 

 

Boas,

É como o Zogli perguntou: qantos nitratos tens na água da torneira?

Cumps.

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o melhor que tens a fazer: encher o aqua de plantas! Tira o plástico e mete vida,que te irá estabilizar o ecossistema.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.