gongas_pt Publicado Junho 6, 2008 Publicado Junho 6, 2008 (editado) Eis aqui o meu caso: Acordei fui ver o meu aquário e reparei no chão que estava la a minha Clarias Batrachus ainda a mexer e pus-la rapidamente dentro do aquário fiquei a observá-la durante um tempo e não se mexia e nadava com o vigor que andava antes. tentei dar-lhe comida mas não aceitou... agora ela parece estar pior .. o que posso fazer ??? eu quero não matá-la... ela apesar de estar no aqua há algumas semanas já me reconhece... Editado Junho 10, 2008 por gongas_pt
josé mendonça Publicado: Junho 6, 2008 Publicado: Junho 6, 2008 (editado) gongas, eu não fazia nada, a não ser fornecer-lhe mais oxigénio... deve estar em estado de choque e precisa de tempo para recuperar... ou não... (espero que não seja esse o caso) boa sorte! Editado Junho 6, 2008 por josé mendonça 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
João Faria Publicado: Junho 7, 2008 Publicado: Junho 7, 2008 Boas, Esses peixes aguentam períodos relativamente longos fora de água. Não sei quanto tempo terá sido no teu caso. Recuperou? É que também tenho uma e só me falta mesmo saltar fora do aquário. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
gongas_pt Publicado: Junho 7, 2008 Autor Publicado: Junho 7, 2008 pronto.. o coitado do peixe tava a sofrer tive que com bicarbonato de sodio banana rock
Jorge Oliveira Publicado: Junho 9, 2008 Publicado: Junho 9, 2008 Por vezes safam-se mas agora isso que fizeste não concordo mas prontos é apenas a minha opnião. O meu feedback
Vasco Matos Publicado: Junho 10, 2008 Publicado: Junho 10, 2008 (editado) Olá Gongas! Temos de analisar bem o peixe antes de partir para a eutanásia. Conhecê-lo bem é uma grande vantagem e neste caso teria salvo o peixe. Já tive um aqua com 3 Clarias Batrachus,e um dia de manhã cheguei ao ''AquaRoom'' e deparei-me com uma delas envolta em cotão de ter andado pelo chão a rebolar,quanto tempo não sei... Estava quase branca e apenas por escárnio de consciência é que a coloquei num recipiente, removi-lhe o cotão e coloquei-a de volta no aqua. Fi-lo também porque sabia que estes peixes conseguem ''andar'' fora de água durante um longo periodo de tempo. Quando a coloquei no aqua foi ao fundo como que morta,mas depois uma bolha de oxigénio saiu das guelras,e de repente dei um abanão e ''acordou''. Ficou combalida uma semana e tal,mas recuperou e viveu mais uns largos anos,até dá-la a alguém com uma ''banheira'' porque já não tinha litragem no aquário para ela. Já me aconteceu o mesmo com um peixe-gato negro,e a história foi a mesma. Com isto quero dizer que eutanásia só mesmo quando vemos a olhos vistos que já não há hipotese,atenção que eu não vi a tua,mas pelas caracteristicas do peixe era muito provável que se safasse.Não te estou a criticar, só a informar para que se acontecer outra vez não desistas do peixe. E a melhor maneira de longe de praticar a eutanásia é ou fazer um corte rápido na cabeça,apanhando os olhos e o cerebro com um instrumento afiado. Ou então esmagamento do crânio. Rápido,instantâneo,indolor. Editado Junho 10, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
gongas_pt Publicado: Junho 10, 2008 Autor Publicado: Junho 10, 2008 Olá Gongas! Temos de analisar bem o peixe antes de partir para a eutanásia. Conhecê-lo bem é uma grande vantagem e neste caso teria salvo o peixe. Já tive um aqua com 3 Clarias Batrachus,e um dia de manhã cheguei ao ''AquaRoom'' e deparei-me com uma delas envolta em cotão de ter andado pelo chão a rebolar,quanto tempo não sei... Estava quase branca e apenas por escárnio de consciência é que a coloquei num recipiente, removi-lhe o cotão e coloquei-a de volta no aqua. Fi-lo também porque sabia que estes peixes conseguem ''andar'' fora de água durante um longo periodo de tempo. Quando a coloquei no aqua foi ao fundo como que morta,mas depois uma bolha de oxigénio saiu das guelras,e de repente dei um abanão e ''acordou''. Ficou combalida uma semana e tal,mas recuperou e viveu mais uns largos anos,até dá-la a alguém com uma ''banheira'' porque já não tinha litragem no aquário para ela. Já me aconteceu o mesmo com um peixe-gato negro,e a história foi a mesma. Com isto quero dizer que eutanásia só mesmo quando vemos a olhos vistos que já não há hipotese,atenção que eu não vi a tua,mas pelas caracteristicas do peixe era muito provável que se safasse.Não te estou a criticar, só a informar para que se acontecer outra vez não desistas do peixe. E a melhor maneira de longe de praticar a eutanásia é ou fazer um corte rápido na cabeça,apanhando os olhos e o cerebro com um instrumento afiado. Ou então esmagamento do crânio. Rápido,instantâneo,indolor. boas Zogli. aquela clarias quando a encontrei pus-la logo no aquário e passado 1 dia ela estava agarrada ao filtro toquei-a e nao se mexeu mas as vezes mexia-se ela estava a sofrer e tive de praticar a eutanásia...
Avatar Publicado: Junho 10, 2008 Publicado: Junho 10, 2008 boas Zogli. aquela clarias quando a encontrei pus-la logo no aquário e passado 1 dia ela estava agarrada ao filtro toquei-a e nao se mexeu mas as vezes mexia-se ela estava a sofrer e tive de praticar a eutanásia... Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos... Avalon
gongas_pt Publicado: Junho 10, 2008 Autor Publicado: Junho 10, 2008 Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos... ahh nao lol eu enganei-me a disser "eu quero mata-la" em vez disso era "eu nao quero mata-la" mas este caso tinha-se passado á alguns dias
Dávid's Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Eis aqui o meu caso: Acordei fui ver o meu aquário e reparei no chão que estava la a minha Clarias Batrachus ainda a mexer e pus-la rapidamente dentro do aquário fiquei a observá-la durante um tempo e não se mexia e nadava com o vigor que andava antes. tentei dar-lhe comida mas não aceitou... agora ela parece estar pior .. o que posso fazer ??? eu quero não matá-la... ela apesar de estar no aqua há algumas semanas já me reconhece... re: eu sou testemunha ! eu vi o peixe todo esfarrapadoooo xDDD
nilson.6969 Publicado: Setembro 22, 2010 Publicado: Setembro 22, 2010 (editado) Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos... boas aconteceu algo semelhante à minha Claria quando estava a mudar a água do aquário há 3 dias atrás e desde então ela recusa-se a comer. O que o Zogli explicou pode não ter servido para o Gongas mas serviu para mim, já estava a ficar preocupado. Só que acho que já estava com um comportamento estranho antes da mudança de água, a água do aquário estava bastante suja e com muitas algas (desta vez descuidei-me com a limpeza), será que a água suja influencia esta espécie?? Obrigado por tudo, Editado Setembro 22, 2010 por nilson.6969
Vasco Matos Publicado: Setembro 23, 2010 Publicado: Setembro 23, 2010 (editado) boas aconteceu algo semelhante à minha Claria quando estava a mudar a água do aquário há 3 dias atrás e desde então ela recusa-se a comer. O que o Zogli explicou pode não ter servido para o Gongas mas serviu para mim, já estava a ficar preocupado. Só que acho que já estava com um comportamento estranho antes da mudança de água, a água do aquário estava bastante suja e com muitas algas (desta vez descuidei-me com a limpeza), será que a água suja influencia esta espécie?? Obrigado por tudo, Boas! Muitas vezes uma água que nós consideramos suja, está impecável para a Fauna. Algas por si só, são más para nós enquanto observadores e para a restante Flora, mas para a Fauna é indiferente. Agora, o que pode acontecer é o filtro estar sobrecarregado de detritos, e a água começar a acumular elementos tóxicos como altos niveis de Nitratos, Nitritos e a altamente tóxica Amónia. Uma limpeza mensal do filtro (com água do próprio aquário, nunca com água da torneira), e uma troca parcial de água de 30% semanal ou quinzenal, são seguros de vida do aquário. Quanto à tua pergunta, água com niveis altos de Nitrato, nitrito ou amónia influenciam qualquer espécie, o ideal é procederes à limpeza do filtro, fazeres uma troca de água imediata de 30% (sempre com um anti-cloro) e continuares a fazer as tpa's semanalmente. Deixa-la repousar. Compra comida congelada, elas adoram, e dá-lhe pouca comida de cada vez. As Clarias são animais fortes, resistentes, vais ver que se safa. É importante observar as suas guelras, podem ter sujidade, mas com muito cuidado, tanto com as guelras do animal como também com os espigões que ela possui, pois podes picar-te e não é nada agradável... Editado Setembro 23, 2010 por Vasco Matos Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Paulpass Publicado: Setembro 23, 2010 Publicado: Setembro 23, 2010 Olá, eu adoro Clarias, neste momento tenho 3 com cerca de 35 cm e a mais velha já esteve desaparecida na minha sala se aquarios 12 horas e quando a achei voltei a pôr dentro do aquário e sobreviveu, só perdeu as pontas dos bigodes que voltaram a crescer, só precisam de ter a pele úmida para sobreviver. Paulo Obrigado Paulo
gongas_pt Publicado: Setembro 23, 2010 Autor Publicado: Setembro 23, 2010 O que não foram desterrar já tem mais de 2 anos este post!
nilson.6969 Publicado: Setembro 27, 2010 Publicado: Setembro 27, 2010 O que não foram desterrar já tem mais de 2 anos este post! Epah desculpa lá mas este post foi o único que respondia à minha duvida, aderi a este forum por causa disso mesmo. Obrigado pelos conselhos
Recommended Posts