Ultravioleta


Recommended Posts

Companheiras e Companheiros,

 

Eu Adoro peixes e Aquários, mas sou um básico na matéria. Não entende nem metade daquilo que vocês entendidos dizem. Vou tentando entender.

Talvez tenha começado tarde porque só com 35 anos foi possivel ter o meu primeiro aqua.

Bem, tenho um Rena de 1 metro, pouco plantado porque os sacanas devem ser vegetarianos e comem-me tudo o que é salada, um filtro exterior electrónico EHEIM Professionel 3e 2076 e uma bomba de ar.

 

Tenho tido alguns problemas com algas e falaram-me do uv, o problema é que não sei onde se vende e não sei como se aplica ou utiliza

Alguém que me faça um desenho como se eu fosse muito burro.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não saber não é ser burro. Não podemos nascer com todo o conhecimento do Universo. Todos os dias aprendemos um pouco mais, e hoje pode ser o teu dia de aprender sobre a tal cena do "UV".

 

Há muitos tópicos por aí, mas dá uma vista de olhos neste. É um pouco extenso, mas vale a pena, porque grande parte, senão todas, das tuas dúvidas, ficam mais esclarecidas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não saber não é ser burro. Não podemos nascer com todo o conhecimento do Universo. Todos os dias aprendemos um pouco mais, e hoje pode ser o teu dia de aprender sobre a tal cena do "UV".

 

Há muitos tópicos por aí, mas dá uma vista de olhos neste. É um pouco extenso, mas vale a pena, porque grande parte, senão todas, das tuas dúvidas, ficam mais esclarecidas.

Cumps.

David,

Não consegui abrir o link que está na tua assinatura.

Aquele abraço

Editado por njribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tenho nenhum link na assinatura! O único link que citei foi este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62001.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tenho nenhum link na assinatura! O único link que citei foi este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62001.

 

Cumps.

 

Sim,

Mas depois de entrar nesse link, no post #6 tu dás indicação de outro link, que eu não o cosigo abrir.

No entanto já percebi que o UV só tráz vantagens, não sei onde é que há à venda em Lisboa.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois parece que foi à viola! Para não ter problemas com direitos de autor, costumo dar os Links onde se encontra a informação que interessa. Acho que tenho de começar a proceder de outra forma.

 

De qualquer modo, ao longo do tópico dá para perceber as vantagens do filtro UV.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois parece que foi à viola! Para não ter problemas com direitos de autor, costumo dar os Links onde se encontra a informação que interessa. Acho que tenho de começar a proceder de outra forma.

 

De qualquer modo, ao longo do tópico dá para perceber as vantagens do filtro UV.

Cumps.

Companheiro

Já percebi as vantagens e vou investir,

não sei onde vou comprar, mas logo se vê.

já agora para o meu aqua 100x50x50 (250 l) que potência compro?

Horas de funcionamento?

Em que tubo monto o UV, no que leva a água do filtro para o áqua?

No tópico seguinte está o meu aqua, dá uma vista de olhos e disz-me de tua justiça

Um Abraço

Nuno Ribeiro

Editado por njribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Companheiro

Já percebi as vantagens e vou investir,

não sei onde vou comprar, mas logo se vê.

já agora para o meu aqua 100x50x50 (250 l) que potência compro?

Horas de funcionamento?

Em que tubo monto o UV, no que leva a água do filtro para o áqua?

No tópico seguinte está o meu aqua, dá uma vista de olhos e disz-me de tua justiça

Um Abraço

Nuno Ribeiro

Onde comprar? Aí por Lisboa o que não falta é lojas com esse tipo de filtro. Procura bem, porqeu às vezes há uma grande diferença de preço.

Para um aqua de 250 litros, 8 watts é suficiente.

Horas de funcionamento é "à vontade do freguês". Vai-se vendo a evolução e ajustando.

Se ligares o filtro UV em série com o filtro exterior, sempre na saída!

Quanto ao teu aquário, já lá vou dar uma vista de olhos, leia-se vou dar uma "cuscada" ao tópico.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Onde comprar? Aí por Lisboa o que não falta é lojas com esse tipo de filtro. Procura bem, porqeu às vezes há uma grande diferença de preço.

Para um aqua de 250 litros, 8 watts é suficiente.

Horas de funcionamento é "à vontade do freguês". Vai-se vendo a evolução e ajustando.

Se ligares o filtro UV em série com o filtro exterior, sempre na saída!

Quanto ao teu aquário, já lá vou dar uma vista de olhos, leia-se vou dar uma "cuscada" ao tópico.

Cumps.

Só agora reparei que és da Figueira.

Gosto disso.

O meu avô trabalhou aí imensos anos na fábrica de tijolo, que já não existe, mas ainda existe a chaminé.

Acho que era perto do Ginásio Figueirense.

Acabou por morrer aí.

Como eu ia á com alguma frequência tenho um bichinho pela Figueira.

bem isto não tem nada a ver com aqua

quanto ao uv,

pensava que só se podia ligara em série ao filtro.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Aproveitando o tema deste tópico, visto que o meu filtro UV chega durante esta semana que vai entrar, surge-me uma duvida...

 

Tenho dois filtros externos, eheim classic 2213 e outro classic 2215, para um aquário de 1.20m 220L..

Pelo que li em tópicos relacionados com o UV, deve-se pôr sempre á saída do filtro. Mas neste caso, como tenho dois filtros, em qual deles devo pôr?

Já que utilizo o 2213 apenas com cerâmicas, substratos, bioballs, e o 2215 apenas com esponjas.

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Aproveitando o tema deste tópico, visto que o meu filtro UV chega durante esta semana que vai entrar, surge-me uma duvida...

 

Tenho dois filtros externos, eheim classic 2213 e outro classic 2215, para um aquário de 1.20m 220L..

Pelo que li em tópicos relacionados com o UV, deve-se pôr sempre á saída do filtro. Mas neste caso, como tenho dois filtros, em qual deles devo pôr?

Já que utilizo o 2213 apenas com cerâmicas, substratos, bioballs, e o 2215 apenas com esponjas.

Cumps

Boas,

Tanto quanto sei é indiferente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim: supostamente, quanto menos for o caudal em circulação dentro do filtro UV, melhor. Assim sendo, o 2213 seria a melhor opção. Mas o 2215, como tem só esponjas, filtragem mecânica, é bem capaz de ter a água à saída bem mais limpa!

No teu caso, acho que qualquer um dos dois dá, mas pessoalmente optaria pela colocação à saída do 2213. Obriga a uma manutenção mais frequente do UV, limpeza interior, mas não deve ser nada de mais.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas.

vou optar então por meter no 2213.

 

 

 

Cumps

 

Posso estar muito enganado mas eu optaria por colocar antes dos filtros, para que a UV não tivesse tão grande influência sobre a colónia de bactérias nitrificantes (as boas) que se alojam no interior do filtro.

Tendo um filtro com filtragem mecânica e outro com biológica, sempre de filtração mecânica.

 

Penso eu de que..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar muito enganado mas eu optaria por colocar antes dos filtros, para que a UV não tivesse tão grande influência sobre a colónia de bactérias nitrificantes (as boas) que se alojam no interior do filtro.

Tendo um filtro com filtragem mecânica e outro com biológica, sempre de filtração mecânica.

 

Penso eu de que..

Boas,

Quando o filtro funciona sem problemas e tem uma colónia de bactérias estabilizada e madura, tanto faz os UVCs estarem antes ou depois, já que os UV são uma radiação electro-magnética (tal e qual a luz visível) e não contaminam a água.

 

Infelizmente, como ainda me aconteceu há pouco tempo, por vezes (muito raras vezes) a água da TPA pode matar umas quantas (muitas) bactérias do filtro com o subsquente esbranquiçamento da água e pico de amónia. É então aconselhável fazer TPAs e acrescentar bactérias.

Ao repores as bactérias no filtro ("artificialmente" com bactérias de frasco ou deixando o processo desenrolar-se por si), com os UVCs antes do filtro vais matá-las antes de se conseguirem depositar nas matérias filtrantes. Estando depois isso já não acontece.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em geral, o UV deve estar desligado umas horitas (digamos, 3 circulações completas do volume do aquário) depois de meter bactérias ou fertilizantes de micros ou ferro; aliás, como fertilizo diariamente de manhã, tenho o UV num temporizador que o liga umas 8 horas de noite.

 

Porque o UV destrói todas essas moléculas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, tenho um filtro externo apenas para bactérias (classic 2213), outro apenas mecânico (classic 2215), num aqua de 220L. A UV que vou meter é de 5W, à saída do 2213, portanto gostaria de saber as vossas opiniões em relação ao numero de horas que deve ficar ligado. Se ficar 24/24 fará muito mal?

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, tenho um filtro externo apenas para bactérias (classic 2213), outro apenas mecânico (classic 2215), num aqua de 220L. A UV que vou meter é de 5W, à saída do 2213, portanto gostaria de saber as vossas opiniões em relação ao numero de horas que deve ficar ligado. Se ficar 24/24 fará muito mal?

 

 

 

Cumps

 

24h/24h vai destruir uma boa parte do fertilizante que lá metas, bem como bactérias líquidas! Porque podes achar que o 2213 é "apenas para bactérias", mas a verdade é que quando suga água não escolhe a água que vem. Ora o 2213 faz que volume de água, em comparação com o do aquário, por hora?

 

Em qq dos casos, 5W é muito poucochinho para 220 L... portanto, convém ter ligado o máximo de tempo possível; por ex., se fertilizares de manhã, dá-lhe umas horinhas sem UV! Liga digamos das 16h às 8h, o que dá 16h/dia. Em dias que não fertilizares... 24h está bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24h/24h vai destruir uma boa parte do fertilizante que lá metas, bem como bactérias líquidas! Porque podes achar que o 2213 é "apenas para bactérias", mas a verdade é que quando suga água não escolhe a água que vem. Ora o 2213 faz que volume de água, em comparação com o do aquário, por hora?

 

Em qq dos casos, 5W é muito poucochinho para 220 L... portanto, convém ter ligado o máximo de tempo possível; por ex., se fertilizares de manhã, dá-lhe umas horinhas sem UV! Liga digamos das 16h às 8h, o que dá 16h/dia. Em dias que não fertilizares... 24h está bem!

Boas,

Se por "bactérias líquidas" te referes às bactérias que introduzimos em soluções em frasco, é verdade que serão destruídas equanto estiverem em suspensão e se forem absorvidas pelo filtro UVC. Só que elas não permanecem em suspensão. As bactérias nitrificantes (que se alimentam de amónia e nitritos) rápidamente se depositam nas superfícies, e é no filtro que há maior área, e é aí que elas actuam.

 

As bactérias nitrificantes actuam nas superfícies e não em suspensão. Daí eu ter referido um aquário com filtro maduro e estável. Nestas circunstâncias as bactérias não são afectadas pelos UVCs mesmo 24/24.

 

Já no respeitante aos fertilizantes, concordo contigo. Alguns oligo-elementos são destruídos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24h/24h vai destruir uma boa parte do fertilizante que lá metas, bem como bactérias líquidas! Porque podes achar que o 2213 é "apenas para bactérias", mas a verdade é que quando suga água não escolhe a água que vem. Ora o 2213 faz que volume de água, em comparação com o do aquário, por hora?

 

Em qq dos casos, 5W é muito poucochinho para 220 L... portanto, convém ter ligado o máximo de tempo possível; por ex., se fertilizares de manhã, dá-lhe umas horinhas sem UV! Liga digamos das 16h às 8h, o que dá 16h/dia. Em dias que não fertilizares... 24h está bem!

 

 

O filtro 2213 faz numa hora, cerca de 2x o volume total de agua do aquário. De qualquer das maneiras já percebi que quando adiciono bactérias em liquido ou outro tipo de fertilizantes que devo desligar o filtro por umas horas. Em relação á colónia de bactérias, além do 2213, tenho também um filtro na calha (filtros que normalmente vêm integrados nas calhas dos aquários SunSun), este filtro também é apenas para as bactérias, visto só la ter cerâmicas, substratos e bioballs... Em termos de colónias de bactérias penso que esteja bem servido, logo sendo UV de 5W mesmo ligado 24/24 não deve afectar estas colónias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se por "bactérias líquidas" te referes às bactérias que introduzimos em soluções em frasco, é verdade que serão destruídas equanto estiverem em suspensão e se forem absorvidas pelo filtro UVC. Só que elas não permanecem em suspensão. As bactérias nitrificantes (que se alimentam de amónia e nitritos) rápidamente se depositam nas superfícies, e é no filtro que há maior área, e é aí que elas actuam.

 

As bactérias nitrificantes actuam nas superfícies e não em suspensão. Daí eu ter referido um aquário com filtro maduro e estável. Nestas circunstâncias as bactérias não são afectadas pelos UVCs mesmo 24/24.

 

Já no respeitante aos fertilizantes, concordo contigo. Alguns oligo-elementos são destruídos.

Cumps.

 

pois... mas as bactérias não se depositam todas à primeira, nem imediatamente em 5 minutos! Primeiro têm que entrar em contacto com as superfícies; e em cada "passagemn" apenas uma percentagem é "apanhada". O restante, será todo morto pelo UV, portanto terá apenas uma chance de se agarrar, portanto estarás a desperdiçar bactérias.

 

Em qq dos casos, num aquário maduro, não há necessidade de introduzir bactérias nitrificantes... agora, num aquário plantado, é quase certo que haja necessidade de introduzir fertilizante de micros. Aí não há escapatória, UV tem que ser desligado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... mas as bactérias não se depositam todas à primeira, nem imediatamente em 5 minutos! Primeiro têm que entrar em contacto com as superfícies; e em cada "passagemn" apenas uma percentagem é "apanhada". O restante, será todo morto pelo UV, portanto terá apenas uma chance de se agarrar, portanto estarás a desperdiçar bactérias.

 

Em qq dos casos, num aquário maduro, não há necessidade de introduzir bactérias nitrificantes... agora, num aquário plantado, é quase certo que haja necessidade de introduzir fertilizante de micros. Aí não há escapatória, UV tem que ser desligado.

Boas,

No fundo o que eu queria dizer era que estando o aquário maturado e não havendo necessidade de fertilizantes líquidos, não há inconveniente nenhum em ter os UVCs ligados 24/24.

Até facilita a "limpeza" de agentes patogénicos e de micro-algas. Não é coisa que eu faça, mas conheço quem tenha este sistema e doenças e "verdete" nem vê-los (embora não previna doenças 100%).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde a todos...

 

Eu entrei neste forum à pouco tempo e estou a ver que é bastante interessante no que respeita à matéria.

 

Eu gostava que me ajudassem num aqua que está a dar alguns problemas. Ele tem uma dimensão 200x100x20 (aprox. 400 litros). Tenho um problema ganha muito "verdete" (penso eu que é assim que se chama, desculpem a ignorância). A maior parte do tempo o aqua apanha sol e não sei se é disso.

 

Será que se colocar uma lâmpada ultravioleta resulta?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos...

 

Eu entrei neste forum à pouco tempo e estou a ver que é bastante interessante no que respeita à matéria.

 

Eu gostava que me ajudassem num aqua que está a dar alguns problemas. Ele tem uma dimensão 200x100x20 (aprox. 400 litros). Tenho um problema ganha muito "verdete" (penso eu que é assim que se chama, desculpem a ignorância). A maior parte do tempo o aqua apanha sol e não sei se é disso.

 

Será que se colocar uma lâmpada ultravioleta resulta?

 

obrigado

Bem vindo fakyry1

Sim! Esse para já é um dos grandes problemas! Luz solar pruduz muitas algas! Tenta mudar a localização do aqua!

Depois diz-me uma coisa, palntas naturais tens? Se ouver excesso de nutrientes na agua, algo vai ter de se alimentar deles!

Vai dando noticias e para facilitar post o setup do aqua!

Por outro lado, completa o teu perfil (localização)!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo fakyry1

Sim! Esse para já é um dos grandes problemas! Luz solar pruduz muitas algas! Tenta mudar a localização do aqua!

Depois diz-me uma coisa, palntas naturais tens? Se ouver excesso de nutrientes na agua, algo vai ter de se alimentar deles!

Vai dando noticias e para facilitar post o setup do aqua!

Por outro lado, completa o teu perfil (localização)!

 

 

Atera-lo é de todo impossivel, pois não tenho mais nenhum sitio para o colocar. Mas a lâmpada UV não mata as algas?

 

Ja teve algumas plantas naturais , mas foram morrendo... Não sei se o filtro será o mais indicado (tipo Canister, da fluval).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.