lopespl Publicado Junho 5, 2008 Publicado Junho 5, 2008 boas, boas, aconteceu o que mais temia................ morreu um dos casais de escalares com cerca de 5 anos, esta noite. o meu filtro tinha 3 materias, ceramicos, rede verde e algodao, e dissetram-me que deveria acrescentrar carvao activado pois era muito importante a sua existencia. ontem pelas 19.00 fiz uma TPA de +- 25% e acrescentei ao filtro carvao activado como mne tinham dito na loja, limpei algas nos vidros, etc. a seguir ao jantar reparei que este casal estava muito parado e nadava a superficie. ao medir a agua registei: Temp - 26.5 ºC PH - 7.5 Gh - 7.5 NH3/ NH4 - 1 mg/l no2 - 0 mg/l no3 - 50 mg/l po4 - 1 fui novamente trocar parte da água, onde inclui 4 garrafoes. mesmo assim a femea morreu ainda ontem e o macho durante a noite. Dos SAE resta um, sendo que um dos que morreu terá estado na água 3/4 dias, TERÁ INFLUENCIA? A inclusão do carvao activado tera tido alguma influencia? nao sei que hei-de fazer. .....................................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! este topico tem outras informações sobre o meu aqua e algum historico. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95711 cumps Citar Meu FEED-BACK
lopespl Publicado: Junho 5, 2008 Autor Publicado: Junho 5, 2008 boas, acrescento 2 situações, que poderão ter estado na origem das mortes: 1-há cerca de semana e meia, por pura ignorancia ao limpar as materias filtrantes do filtro, fi-lo com água da torneira muito quente. terei arruinado com as colonias de bacterias, certo? 2- sempre que o outro casal fazia uma postura, arrumava com este para um canto, e agredia-o. o stress provocado poderá ter originado fragilidade e consequentemente a morte? existem uma serie de factores condicionantes que poderão ter sido determinantes, para este desfecho, que logo quando chegar a casa vou ver se ficou por aqui. entretanto gostaria que os mais entendidos na matéria dessem o seu parecer. cumps Citar Meu FEED-BACK
lopespl Publicado: Junho 5, 2008 Autor Publicado: Junho 5, 2008 entao onde é que andam os experts??? Citar Meu FEED-BACK
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 5, 2008 Publicado: Junho 5, 2008 boas fizes-te mal em ter lavado a materia filtrante eu aponto para morte por nitratos acompanhado por algum pico de amonia, o ph tambem não ajuda nada ph para escalares deve rondar os 6.8 ou menos. devias comprar bacterias para colocar durante a troca de agua existe a venda nas lojas de aquariofilia. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
João Faria Publicado: Junho 5, 2008 Publicado: Junho 5, 2008 Boas, Nitratos a 50 mg/l não matam. É preciso valores bem mais altos, na ordem das centenas de mg/l. Já a amónia a 1 mg/l em conjugação com um pH de 7,5 pode bem estar na origem. É preciso não esquecer que a amónia se transforma tanto mais em NH3 (amoníaco - tóxico) quanto mais alto for o pH. Este valor pode ser mortal com este pH e relativamente inofensivo com pH 7,0... "apenas" meio grau a menos. Ao baixar o pH o NH3 transforma-se em NH4+, inofensivo. A limpeza do filtro da forma que descreves "limpou-te" a colónia de bactérias e o ciclo recomeçou: amónia, nitritos, nitratos. Não só a temperatura da água mas também o cloro dessa água. Creio ter sido a conjugação desses dois valores (amónia/pH) a origem desse desfecho. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
lopespl Publicado: Junho 6, 2008 Autor Publicado: Junho 6, 2008 mais um escalar morto com 15 cm Citar Meu FEED-BACK
Recommended Posts