Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal dos aquas e respectivas plantas !!

A minha questão é a seguinte,

tenho um aqua plantado com varios tipos de plantas uma delas a "echinodorus "quando as folhas novas saiem fora da agua começão tipo a queimar ou secar como na foto mostra , e tambem a folha de uma anubia que está a comecar a sair fora de agua está assim , alguem me sabe dizer a razão ??

tnp6023291np5.jpg

tnp6023289go9.jpg

O substrato é da ada com power sand por baixo ,fertelizo com micros da kent,ferro da seachem, Cloreto de Potássio (KCl) comprado na farmácia,Magnésio (Mg) - Sulfato de Magnésio .

Os testes de ferro +- 0.25-0.5mg/l ,nitratos -+25mg/l,fosfatos -+ 1mg/l

O meu obrigada desde já por quem me conseguir ajudar !!

Abraço Manuel Cruz !!

Publicado:

Boas

Não sou perito nem nada parecido mas tenho ideia que as folhas são sempre para estar dentro de água, o que sai fora de água e por acaso dá um excelente efeito são as hastes florais.

O pq da folha ficar queimada, penso que seja normal, pois fica seca e com o calor das luzes seca ainda mais e queima, outra questão tb ligada será o facto das folhas estarem preparadas para estarem submersas e quando ficam fora de água tem que se adaptar à forma emersa, as folhas geralmente apresentam diferenças, (não sei se na echinodorus existe a forma emersa sequer).

Como disse no inicio não sou nenhum expert na matéria mas pareceu-me o mais lógico.

Publicado:

Boas,

Eu também acho que seja devido a proximidade com as lâmpadas, já me aconteceu o mesmo.

Fiz uma experiência e afastei a calha mais um pouco do aquário e as plantas cresceram mais um bocado verdinhas até voltarem a aproximarem-se da lâmpada e acontecer o mesmo.

Depois teve mesmo que ser hora de poda para a planta voltar a ficar só dentro de agua.