Ervilhita Publicado Junho 4, 2008 Publicado Junho 4, 2008 Gostava que me ajudassem sobre a compatibilidade e quantos peixes detas especies posso colocar num aquario de 130l. As especies são: Kribensis Julie Neolamprologus - nao sei qual porque nao sei se serao um pouco agressivos para estarem juntos com os que referi em cima. Este aquario ainda não existe, mas antes quero sabes que peixes posso por para nao fazer as coisas á baldas. Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
NCR2007 Publicado: Junho 4, 2008 Publicado: Junho 4, 2008 Gostava que me ajudassem sobre a compatibilidade e quantos peixes detas especies posso colocar num aquario de 130l. As especies são: Kribensis Julie Neolamprologus - nao sei qual porque nao sei se serao um pouco agressivos para estarem juntos com os que referi em cima. Este aquario ainda não existe, mas antes quero sabes que peixes posso por para nao fazer as coisas á baldas. Boas, Os peixes são de biótopos diferentes. Os kribensis são africanos mas não do lago Tanganyika, o que é relevante já que os parâmetros de água ideiais para uns e outros são bastantes diferentes. Dito isto, desconheço se os kribensis se dão bem em água própria para tangas (PHs e durezas muito altas). Quanto às julies e neolamprologus terás de ser mais específica. É que existem inúmeros géneros/espécies/tipos (?) de Julidochromis (http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=11) e de Neolamprologus (http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=12). De qualquer maneira, nesse aquário eu poria apenas conchícolas e um casalito de Julidochromis transcriptus. Abraço,NCR
Ervilhita Publicado: Junho 4, 2008 Autor Publicado: Junho 4, 2008 Boas, Os peixes são de biótopos diferentes. Os kribensis são africanos mas não do lago Tanganyika, o que é relevante já que os parâmetros de água ideiais para uns e outros são bastantes diferentes. Dito isto, desconheço se os kribensis se dão bem em água própria para tangas (PHs e durezas muito altas). Quanto às julies e neolamprologus terás de ser mais específica. É que existem inúmeros géneros/espécies/tipos (?) de Julidochromis (http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=11) e de Neolamprologus (http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=12). De qualquer maneira, nesse aquário eu poria apenas conchícolas e um casalito de Julidochromis transcriptus. Vou ver esses sites e escolher uns peixes. Que especies sao os conchicolas? Quais sao as suas necessidades a nivel de conchas? Li que as conchas devem ter abertura entre 1 e 3 cm para eles conseguirem entrar, é verdade? Que cuidados é necessario ter com eles? Desculpem tanta pergunta, mas n consegui arranjar informaçao sobre eles Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 5, 2008 Publicado: Junho 5, 2008 Bom... os kribs dão-se bem em praticamente todas as águas, desde que não demasiado extremas no espectro ácido - até chegam a ser mantidos em água salobra -, contudo o biótopo tipo deles não coincide muito com os tangas. Seria preferível não os juntar. Para uma aqua de 130 l eu não arriscaria juntar shell dwellers (SD) com rock dwellers (RD), estes genericamente bastante agressivos. Eu já fiz a experiência com multies (SD) e N. splendens (RD) e os multies, praticamente, não estavam autorizados a sair das conchas, assim que os separei começaram a reproduzir. Nesse aqua a minha sugestão é para uma de 2 hipóteses: - 2 secções de rocha bem delimitadas onde poderás colocar 2 espécies de RDs, uma de juliedochromis e outra de neolamprologus - v.g. J. transcriptus e N. brichardi (eventualmente poderás por uns SDs os Altolamprologus sp. compressisseps "sumbu shell" que são bastante resistentes Às investidas e ajudam a controlar a população dos RDs); - 2 secções de conchas bem delimitadas de conchas onde poderás colocar duas espécies de SDs, evita espécies muito parecidas como os multies e os simillis - destas escolhe apenas uma - por risco de hibridação. Ocellatus e simillis são uma boa opção, podendo colocar uma espécie de cyprichromis para a coluna de água. Uma boa filtragem, muita areia para as construções dos SDs e/ou dos RDs, TPAs frequentes e de certeza que ficarás com um aqua bonito e muito prolifero! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Ervilhita Publicado: Junho 5, 2008 Autor Publicado: Junho 5, 2008 Epá ricardo banana rock , ajudaste-me mesmo muito isso que queria, porque nao percebo nada disto de africanos. A minha escolha é a primeira J. transcriptus N. brichardi Altolamprologus compressiceps "Sumbu". Mas tenho outras duvidas: Areia de silica e pedras calcarias chega para fazer o habitat deles? Devo por plantas de folha rija? Se sim, para alem de fetos de java e valisnerias nana, quais é que sao boas? Posso colocar outros peixes misturados como Sae e botias? Posso colocar invertebrados, tipo camarao madeira e ampularias? Desculpem a massada e obrigado Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
NCR2007 Publicado: Junho 5, 2008 Publicado: Junho 5, 2008 Para uma aqua de 130 l eu não arriscaria juntar shell dwellers (SD) com rock dwellers (RD), estes genericamente bastante agressivos. Eu já fiz a experiência com multies (SD) e N. splendens (RD) e os multies, praticamente, não estavam autorizados a sair das conchas, assim que os separei começaram a reproduzir. Nesse aqua a minha sugestão é para uma de 2 hipóteses: Pois...tudo depende dos RD em causa. Se estivermos a falar de Calvus e/ou de Transcriptus, creio que o risco é muito diminuto, tanto mais que os primeiros demoram uma eternidade a chegar ao estado adulto. O teu exemplo com os splendens não me parece poder ser generalizado, já que são, segundo creio, dos mais agressivos. Areia de silica e pedras calcarias chega para fazer o habitat deles? Sim, chega. E umas conchitas para os shell dwellers. Devo por plantas de folha rija? Eu nunca vi os meus tangas debicarem as plantas. O problema é mesmo saber quais as plantas que se aguentam em águas tão duras. Posso colocar invertebrados, tipo camarao madeira e ampularias? As ampulárias aguentam-se, embora suspeite que não se sintam propriamente "felizes" naqueles parâmetros... Abraço,NCR
Ervilhita Publicado: Junho 6, 2008 Autor Publicado: Junho 6, 2008 (editado) Obrigado pelas respostas. Posso colocar outros peixes misturados como Sae e botias? E um cardume de nariz de bebado ou neon, é má ideia? Qt peixes é que devo colocar de cada? Editado Junho 6, 2008 por Ervilhita Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
João Magalhães Publicado: Junho 7, 2008 Publicado: Junho 7, 2008 Não para a 1ª pergunta. Quando muito podes colocar uns CAE. Os botias aguentam-se mas estragam o biotopo! Não para a segunda. Esses seriam uma ótpima comida para os restantes. Ciclídeos só com ciclídeos, salvo raras excepeções. abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts