Discus Doentes


AMeneses

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Tenho 2 discus com os seguintes sintomas.

 

Um esta deitado de lado +/- 45 graus no areao do aquario. O outro esta num canto de cabeça para cima com a cauda a tocar o areao. o primeiro ainda come alguma larvra vermelha quando deito, mas muito pouco, o segundo não come e mostra pouco intereses, quase sem sair do canto do aquario. Os dois têm exactamente no centro do corpo dos dois lados metido para dentro, assim )(. Noto que tanto um como o outro afundam quando não nadam. Já andei à procura de desenhos da anatomia dos orgão internos dos Discus mas não encontro, só encontrei de outras especies, se alguem indicar um link com o desenho agradeço, é que não tenho a certeza de quais são os orgãos no centro do corpo. Alem disso ainda tenho outro disco que aparentemente esta normal mas quando vai comer em vez de sugar a comida para a boca para que a sopra, como fazem quando se alimentam de comia que esta no areao e para a levantar primeiro sopram e depois engolem.

 

O Aquario tem 150 Litros

PH 6.5

Temp. 30

Amonia 0

Nitritos 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obirgado pelas respostas.

 

Alteração de ph acho que não porque tenho controlador automatico por co2.

 

Em relação ao flagyl, a forma mais ificaz parece ser juntamente com a comida mais eles não comem ou pouco. Como faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obirgado pelas respostas.

 

Alteração de ph acho que não porque tenho controlador automatico por co2.

 

Em relação ao flagyl, a forma mais ificaz parece ser juntamente com a comida mais eles não comem ou pouco. Como faço?

 

nã! podes administrar directamente na agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nã! podes administrar directamente na agua

 

 

fluvermal?????

 

 

pode ser????

 

não é aplicavel neste caso???

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nã! podes administrar directamente na agua

 

 

fluvermal?????

 

 

pode ser????

 

não é aplicavel neste caso???

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O teste de nitritos e amónia estão dentro da validade? :? Só me vem à ideia amónia em excesso.Mas provavelmente estou errado....

 

 

Tratamento com Fluvermal fiz à um mês.

 

Os Discus só ficarem à 3/4 dias, o que notei enquanto fiz o tratamento, no final os três estavam com um comportamento estranho, principalmente o que agora não acerta com a comida, ele era o dominante e tambem o maior mas esteve varios dias apatico para no mesmo sitio, mas de aspecto esta normal e nada normalmente, embora às vezes treme muito a cauda e de vez enquando dá um pequeno arranque. Agora esta a começar a impor o seu dominio, mas é como digo na comida não acerta,

 

Um aparte, para que eles voltem a ter apetite o que faço?

 

Eu tenho o Garlic da Seachem, que serve para abrir o apetite e reforçar as defesas, mas nas indicaçoes recomenda para dar na comida empapada. Se eles não comem como faço?

 

Só mais uma coisa à uma semana deitei sal no aquario, já li que abre o apetite entre outras coisas. O que dizem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Peço desculpa, mas na responta anterior o inicio não esta correto.

 

quote name=AMeneses' date='Jun 4 2008, 05:16 PM' post='578410]

Tratamento com Fluvermal fiz à um mês.

 

Os Discus só ficaram assim à 3/4 dias. Antes quando fiz o tratamento com fluvermal o que notei foi que, no final os três estavam com um comportamento estranho, principalmente o que agora não acerta com a comida, ele era o dominante e tambem o maior mas esteve varios dias apatico para no mesmo sitio, mas de aspecto esta normal e nada normalmente, embora às vezes treme muito a cauda e de vez enquando dá um pequeno arranque. Agora esta a começar a impor o seu dominio, mas é como digo na comida não acerta,

 

Um aparte, para que eles voltem a ter apetite o que faço?

 

Eu tenho o Garlic da Seachem, que serve para abrir o apetite e reforçar as defesas, mas nas indicaçoes recomenda para dar na comida empapada. Se eles não comem como faço?

 

Só mais uma coisa à uma semana deitei sal no aquario, já li que abre o apetite entre outras coisas. O que dizem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quais os parametros da água? pH, Kh, temp?

 

Fizeste alguma alteração recentemente ao aqua?

 

Se não for da qualidade da água, que seria o que eu verificaria em primeiro lugar, parece-me que poderá ser um ataque bacteriano generalizado, só que os peixes apresentam-te sintomas diferentes consoante a zona em que foram mais atacados (ex.: o que está de cabeça para cima, terá problemas na bexiga natatória), podes tratar com Backtopur Direct da Sera que é muito bom, mas vai-te "abalar" o filtro biológico.

 

Isto é o que eu penso, espero ter ajudado..

 

Boa sorte!

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os peixes parecem-te andar ao sabor da corrente?

Esses peixes "mostram" a apatia com que os discus ficam após grandes oscilações de ph.

Espero estar enganado mas.....

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

há bem pouco tempo andei aqui com um problema identico

depois de muitas mudas de agua e uma grande ajuda do João Machado que me forneceu uma carrada de bactérias nitrificantes (obrigado João) o peixe que tenho em pior estado é uma femea blue diamond que está como o que tens na foto

 

neste momento o que estou a fazer é 5 litros de agua do aquario num balde adiciono 2 colheres de sopa de sal grosso há agua e 10 gotas de esha 2000 mexo bem para dissolver retiro o peixe do aquario e ponho no banho no balde durante 10 minutos

 

 

já noto melhorias não sei se vou conseguir safá-la mas estou a tentar

 

 

o meu caso foi morte de bactérias nitrificantes por alteração da agua da companhia e abuso de azul metileno

digamos que fiz m&%$a da grossa-acontece

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde e obrigado a todos pelas vossas respostas.

 

Muito sinceramente não sei o que fazer. Acho que vou tentar os banhos.

 

Os parametros do aquario são: PH 6,5; Temp. 30; Amonia 0 e nitritos 0.

 

Mais não sei porque não tenho mais testes.

 

As vossas respostas fizeram-me pensar foi no medidor de PH eletronico. Pode estar descalibrado, a marcar 6.5 e não ser o correcto.

 

Em relação ao que foi dito da agua da companhia ter havido alterações não sei. Mas tenho outro aquario com Tropheus a agua é a mesma e esta tudo bem, inclusive estam a reproduzir-se.

 

Alguma novidade volto. Se houver mais conselhos/opiniões é sempre bom ouvir ( quero dizer ler).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Estou a pensar fazer o tratamento comSulfato de Magnesio. Mas tenho algumas duvidas.

 

O tratamento é feito no aqua dos discus?

 

Não afecta o filtro?

 

Tenho camarões no aqua com od discus. Não os afecta?

 

Quantas doses e dias se faz o tratamento?

 

Se acharem que me devem dizer mais alguma coisa agradeço.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tanto quanto julgo saber osulfato de magnésio é mais um laxante que um medicamento.

 

Qual a rotina de TPA's que fazes?

 

Pois sem teste de nitratos, se a tua rotina não for adequada podes ter problemas sem saber. Julgo que sabes que com mais de 20 ppm de NO3, os bichos começam a ficar manhosos.

 

Por outro lado, se não injectas CO2 o teu pH parece-me "estranho"! No teu lugar comprava testes de NO3 e KH, pois podes ter de o subir (com bicarbonato de sódio) para estabilizares o pH.

 

Porque te digo isto? Porque, vi que tens valisnérias no teu aquario e pelo que sei, algumas plantas são capazes de efectuarem a chamada "descalcificação biogênica" se os niveis de CO2 forem reduzidos, basicamente elas retiram dos carbonatos (KH) o carbono que necessitam e a valisnéria é uma das principais plantas a fazer isso. Consequência? Ficas vunerável a variações de pH e com isso os bichos ficam manhosos!

 

Tenta manter o KH pelo menos a 3 ou 4º.

 

Espero ter ajudado, um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rosado.

 

A rotina dos TPA's é uma vez por semana 15 a 20%.

 

O meu aquario tem um substracto neutro ligeiramente tamponador que faz com que a agua tenha tendencia a subir para um ph neutro, que establizado pela injecção de co2 de forma electronica.

o que aconteceu é que o eletrodo de leitura ficou descalibrado e fazia uma leitura de 6.5 de ph quando na realidade estava a 7.2Ph. Já o calibrei à mais de uma semana e estou lentamente a reduzir o Ph todos os dias em passos de ph 0.02.

 

Tenho feito testes de NO3 e o resultado é 0.

A amonia 0.

 

Teste de KH numca fiz mas penso que tenho, vou fazer depois digo.

 

O que falaste das plantas desconhecia.

 

Visto que os discus estam com mocentro do corpo encovado, ( penso que é o estomago e a bexiga ) e como um deita-se de lado no fundo do aquario e outro com o rabo a tocar o fundo e cabeça para cima, o terceiro praticamento como osegundo mas com mais dificuldade de nadar chegando mesmo a ficar de lado, acho que é problema da bexiga. As questoes que eu fiz em relação ao sulfato de magnesio era para saber como fazer. Se fosse possivel responder às questo~es que eu fiz agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sinceramente acho que o que aconteceu foi uma oscilação grande de ph que te rpovocou isso nos peixes....se sim resta-te esperar.

O ph a 6,5 não tem qualquer problema, é preferivel não lhe mexeres.

De resto...espera mas, estou pessimista.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Rosado, o KH esta a 3º.

 

J. Machado, obrigado pela resposta.

 

Ninguem me responde ás preguntas sobre o sulfsto de magnesio?

 

Gostava de tentar, porque ver assim os discus é desanimador.

 

O red marlboro tambem me prece que esta a sedregar muito muco. Porque será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo a achar que o problema tem de estar relacionado com a qualidade da água, ou com algo de estranho e mto abrupto que se passou no aqua (por ex. o que o JPM já referiu, uma grande variação de pH)

 

A rotina dos TPA's é uma vez por semana 15 a 20%.

Acho muito pouco para uma situação normal, quanto mais para uma situação "anormal"

 

Tenho feito testes de NO3 e o resultado é 0.

Com essa frequência de TPA's ? parece-me estranho... pois até não me parece que tenhas muitas plantas para te "comerem" os nitratos...

 

Rosado, o KH esta a 3º.

Está bom não mexas!

 

 

Sugestões: Aumenta a frequencia das TPA's para 15 a 20%, dia sim, dia não, (e tal como já aqui foi dito, adiciona bactérias nitrificantes com fartura), nem que seja por uns tempos para ver se os teus meninos melhoram... Por outro lado, não leves a mal a minha cisma e tenta arranjar outros testes (nem que sejam emprestados) para ver o que se passa com essa água... (sobretudo amónia, nitritos e nitratos)...

 

Um abraço e boa sorte!

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rosado.

 

Agradeço o teu interesse em ajudar.

 

Como acho que o problema dos discus é a bexiga nadatoria, não estou a ver como os nitritos e amonia lhes possa estar a causar a defeciencia a nadar.

 

Outra ajuda se possivel algem tem um link com o desenho da anatomia dos orgãos dos dicus?

 

Aqui no site fiz uma pesquisa e só encintrei de outra especie.

 

è que eu não tenho bem a certeza se no centro do corpo dos discus esta a bexiga e o estomago, que onde eles estam encovados.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais