Recommended Posts

Publicado

Há bocado reparei, que um dos olhos do hepatus está a ficar baço, e com uma cor esbranquiçada. O que poderá ser? :silly:

Não consegui melhores fotos que estas, o gajo não para quieto.

DSC07094.jpg

DSC07106.jpg

DSC07109.jpg

Cump

Publicado:

Come muito bem, chega sempre primeiro que os ocellaris à comida.

Pois poderá ter sido alguma pancada, o gajo de vez em quando lá anda a raspar-se nas rochas. Apesar de não ter testes, problemas na água penso que não seja. Os corais estão bem, os ocellaris também, o hepatus também, tirando agora isso do olho.

Publicado:

Não tenho nenhum, já pensei em comprar mais ainda não o fiz.

Tirando os corais e ocellaris, só tenho nassarios, eremitas e cerithes

Publicado:

Sim, de vez em quando lá o vejo a coçar-se. Então vou ter mesmo que comprar um Lysmata. Há duas espécies de lysmata, ou há mais?

Publicado:

Isto não quer dizer que o hepatus fique com o olho normal! Poderá ser um parasita que o esteje a afectar. Já tive o meu assim e cheio de parasitas, bastantes mesmo! Estava a ver que ele ia morrendo, mas lá se safou, e acredito que o Lysmata amboinensis tenha ajudado!

Publicado: (editado)

Pois, vamos lá ver se com o tempo volta a ter o olho normal. Por acaso não sabia, desta função dos lysmatas, limparem os parasitas dos peixes. Já tou a googlar sobre eles.

Já agora, o preço médio de um bicho destes?

Obrigado pela ajuda :silly:

Editado por Ricardo Ruffo

Eu por acaso acho que já o vi a 10€, mas já não sei bem.. ainda não estava apanhado!.. pós sãgados :silly:

Editado por RodrigoGuimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Ola

O problema que falas acontece com alguma frequência e normalmente desaparace ao fim de algum tempo. Pode ter sido consequencia de alterações rapidas de parametros de agua (uma tpa) mais rapida e com valores não muito iguais ao do aquario, pode como o pedro ja disse se ter ferido numa pedra, é esperar e alimantar bem, a introdução do amboinensis em nada tem a ver com o olho.

Tens os parâmetros de água bons?

Publicado:

Tive a ver melhor, e penso que a razão é capaz de ter sido uma ligeira alteração na salinidade. Sim Hugo o lysmata não era por causa do olho, mas sim pelo facto de, de vez em quando o hepatus andar a roçar-se nas rochas.

Rodrigo a 10€ é que era bom :microwave:

Publicado:

isso nos olhos pode ser o chamado popey eye , ja tive um Heniochus acuminatus que morreu com esta doença, se for o tratamento e veres a qualidade da agua ou tratamento por hiposalinidade

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Boas Nuno, obrigado pela dica ;)

Estive agora a ler sobre o pop eye, e pelo que li não se trata de uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem no aqua. Mas como comprei o hepatus há pouco tempo, e ele vinha um bocado magro o mais certo era estar debilitado, foi logo afectado com isto. Já lhe ando a dar misturado na comida, umas gotas de vitaminas para recuperar mais rápido. Este caso de pop eye também se pode dar, caso exista uma mudança repentina nos parâmetros da agua, e como já tinha dito anteriormente, verifiquei com o densímetro que o valor tinha descido. Também pode ser esta uma das causas.

Também li, que o olho assim pode ter sido ele a raspar em alguma rocha, ou algum outro ser ter-lhe atacado o olho. Curiosamente o olho apareceu assim, quando ele passou a ir "dormir" para o esconderijo onde costuma estar uma fireworm enorme que tenho. Mas poderá apenas ser coincidência.

Mas ele já está mais gordo e continua com uma apetite voraz.

É aguardar, e esperar que recupere

Publicado:

Não vejo que tenha sido o fireworm. O meu six line foi meter-se onde não deve e ficou com uns espinhos de um fireworm espetados no olho e não lhe fez nada de mal. Andou uns dias com aquilo espetado (ainda me assustei quando vi :) ) e aos poucos foram saindo.

Eu aponto mesmo para a variação dos níveis da água!

Publicado:

Pois, também aponto para uma variação dos valores. Agora reparei que parece ter umas pintinhas brancas muito pequenas :)

Publicado:

Ele tinha pintas brancas, mas era ao longo do corpo, parecia ictio. Mas agora já tem poucas, quando liguei as luzes tinha bastantes.

Em relação ao olho, parece-me que vê, pois os comportamentos continuam iguais e não foge.

Publicado:
Ele tinha pintas brancas, mas era ao longo do corpo, parecia ictio. Mas agora já tem poucas, quando liguei as luzes tinha bastantes.

Ricardo tens o peixe em grande nivel de stress tens de ver o mais rapidamente os parametros da agua, tem atenção a mudanças de temperatura grandes durante um dia. Colocas-te algum produto na aquario?

Penso que poderá ter sido pela TPA que fiz na 4f, mudei 20 litros e a agua nova que entrou, não estava à temperatura do aqua. Só o hepatus é que parece se ter ressentido, porque os ocellaris não apresentaram qualquer alteração.

Não meti nenhum produto no aqua. Já comecei a dar ao hepatus uns flocos que tenho de alho e umas pingas de vitaminas, para reforçar o sistema imunitário.

Quando saí de casa ele já quase não tinha as pintas. Agora tou na faculdade na aula, e como está ser bastante interessante, tou pelo forum. Este este vicio é mais forte :twisted:

Publicado:

eu aconselhava uv 24h sobre 24h uns dias, tive esse problema antes e foi das trocas de água a temperaturas diferentes. se o aqua estiver populado de bacterias, logo que possam elas atacam.... :wink: , uv nisso e vais ver que recupera.

Publicado:

Boas

Sim, uv é uma boa hipotese, mas não para já. Vai ser uma das coisas que futuramente irei adquirir com o tempo.

Quanto ao hepatus, parece estar a recuperar, os pontos brancos já se foram, o olho continua na mesma, mas também não piorou.

Publicado:

Boas.

Poder ser tudo o que foi descrito em cima, mas pode ser também falta de oxigénio no Transporte.

Acontece quando os peixes são mal embalados. No teu caso duvido que o tenha sido pois isso aparecer dentro do Aqua, mas fica para conhecimento geral.

P.s - O meu desse tamanho, começou com o olho baço, teve as pintas e agora não tem nada. As vitaminas e o Omega deram resultado.

Abraço,

João Judicibus