C Mocho Publicado Junho 4, 2008 Share Publicado Junho 4, 2008 (editado) Olá pessoal, estou neste momento a montar uma espécie de "nano - low tech" com 5 lt, para albergar um Betta (sim eu também acho que é apertado mas é provisório). Apesar de apertado julgo poder com 14W (T8) ter algumas plantas para dar mais algum "conforto biológico". Neste momento apenas pretendo alguns "fetos de java, logo o substrato é inerte.. Também insisto em ter umas Lymnaea só para o bicho não pensar que é o único ser vivo no Universo. Como o "clássico" método de fertilização diário (em conformidade com as medições diárias de valores) me parece muito trabalhoso e dispendioso, dado que as quantidades a introduzir são mínimas, estive a procurar e encontrei esta página que apresenta um método um pouco mais aligeirado no que respeita ao processo: http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...sing-guide.html Surgiu-me entretanto a dúvida mais elementar! O que são "tsp"? Se alguém estiver disponível para outras sugestões relativas á fertilização ou a outras plantas a adicionar a este tipo de aqua (sem CO2), agradeço desde já. Editado Junho 4, 2008 por C Mocho Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Junho 4, 2008 Share Publicado: Junho 4, 2008 (editado) Olá Mocho! Tsp são Tea Spoon, colher de chá. O que se torna dificil é quantificar o que é 1/4 ou 1/32 de uma colher de chá... Penso que em aquas pequenos a melhor maneira é contar as gotas,sendo que 1ml são umas 20 gotas. Quanto ao facto de se gastar muitos testes penso que não,só mesmo o de Nitratos e Fosfatos semanalmente,uma embalagem de testes dá para uma eternidade,e fertilizar de acordo o que os testes indicassem,apesar de nas primeiras semanas não fertilizava com estes 2 nutrientes. Depois o Potassio se fizeres uma solução de Cloreto de Potassio (KCl), diluindo 100gr. em 1/2L de água,por cada 1ml (ou 20 gotas) desta solução acrescentas 21ppm ao teu aqua de 5L. Portanto penso que o ideal com esta diluição seriam umas 3/4 gotas diárias. O Ferro terias de ver as indicações da embalagem e adequar as gotas a colocar,tipo 1 gota diária de Ferro da SEACHEM ou HA. Depois os Micros,1 gota dia sim,dia não.Claro que isto depende dos Micros,da marca. Mas não deve andar longe. Editado Junho 4, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Junho 4, 2008 Autor Share Publicado: Junho 4, 2008 Obrigado Zogli, (como sempre prestável -). Efectivamente já me tinha ocorrido que poderia ser "tea spoon", mas achei a quantificação tão imprecisa que achei melhor perguntar. A informação sobre a correspondência entre gotas/ml é preciosa para o efeito. Referi que o método "tradicional" ficava um pouco caro porque com a minha parca experiência (num aqua de 54 litros) demorei muito tempo a definir um esquema de fertilização razoavelmente estável que me permitisse fazer os testes apenas uma ou duas vezes por semana... até lá chegar fazia diariamente. Como a margem de erro de leitura dos testes é razoavelmente grande e este aqua agora é minúsculo, achei que tudo ficaria muito mais complicado, pelo que resolvi procurar se não existiria um esquema mais simples (afinal de contas s~so só fetos que lá tenho). Mas com essa tua sugestão de adicionas "n" gotas de K, Fe e micros e deixar por enquanto os nitratos e os fosfatos descansados, acho que vai dar para ver como é que a coisa se desenrola. depois eu conto... Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Junho 4, 2008 Share Publicado: Junho 4, 2008 (editado) 1/4 ou 1/32 tea spoon, por exemplo, é mesmo uma medida concreta. Editado Junho 4, 2008 por Jatbas AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Junho 4, 2008 Autor Share Publicado: Junho 4, 2008 1/4 ou 1/32 tea spoon, por exemplo, é mesmo uma medida concreta. Que interessante! os "Ingleses" e as suas unidades de medida são uma surpresa constante! Obrigado pela informação Jatbas. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts