Black Dragon Publicado Junho 2, 2008 Publicado Junho 2, 2008 (editado) Boas, Tenho andado a pesquisar em muitos tópicos, mas apenas encontro palavras como "redutor de pressão". No entanto, como sou um pouco "lerdo" nisto, preciso de ajuda especifica. É assim, eu tenho aqui dois extintores, e queria pôr CO2 a partir de botija a funcionar, e queria por as botijas a funcionar, como sei se estes extintores dão? Que materiais preciso, se der, para isto trabalhar, e principalmente em segurança? Cumprimentos Editado Junho 2, 2008 por Black Dragon Citar
Luís Fortunato Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 Olá. Pesquisa... desculpa lá mas não precisas de ajuda específica nenhuma. O que não falta aí no Fórum são tópicos com tudo e mais alguma coisa explicada e para que servem... se calhar não leste foi tudo, ou não assimilaste bem as coisas. As botijas têm de ser obrigatoriamente de CO2, também conhecidos por extintores de neve carbónica. Sim, imperativamente tens de usar um redutor nas botijas... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
cfatelo Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 Boas, Tenho andado a pesquisar em muitos tópicos, mas apenas encontro palavras como "redutor de pressão". No entanto, como sou um pouco "lerdo" nisto, preciso de ajuda especifica. É assim, eu tenho aqui dois extintores, e queria pôr CO2 a partir de botija a funcionar, e queria por as botijas a funcionar, como sei se estes extintores dão? Que materiais preciso, se der, para isto trabalhar, e principalmente em segurança? Cumprimentos Olá. Primeiro certifica-te que os extintores são mesmo de co2. Tem de dizer isso no rótulo, ou então dizer neve carbónica, é a mm coisa. Depois vais precisar de um redutor de pressão e de uma válvula de agulha. Estes 2 componentes são indispensáveis. Em opção podes arranjar tb uma válvula solenóide para desligar o co2 de noite. Depois precisas de tubo, válvula anti-retorno e um difusor (pedra, vidro, madeira, reactor, etc conforme gostes mais). Abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Black Dragon Publicado: Junho 2, 2008 Autor Publicado: Junho 2, 2008 Olá. Pesquisa... desculpa lá mas não precisas de ajuda específica nenhuma. O que não falta aí no Fórum são tópicos com tudo e mais alguma coisa explicada e para que servem... se calhar não leste foi tudo, ou não assimilaste bem as coisas. As botijas têm de ser obrigatoriamente de CO2, também conhecidos por extintores de neve carbónica. Sim, imperativamente tens de usar um redutor nas botijas... Cumprimentos Luís Fortunato obrigado pela resposta Citar
Black Dragon Publicado: Junho 2, 2008 Autor Publicado: Junho 2, 2008 Olá. Primeiro certifica-te que os extintores são mesmo de co2. Tem de dizer isso no rótulo, ou então dizer neve carbónica, é a mm coisa. Depois vais precisar de um redutor de pressão e de uma válvula de agulha. Estes 2 componentes são indispensáveis. Em opção podes arranjar tb uma válvula solenóide para desligar o co2 de noite. Depois precisas de tubo, válvula anti-retorno e um difusor (pedra, vidro, madeira, reactor, etc conforme gostes mais). Abx a valvula de agulha tem como função o que? Citar
cfatelo Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 a valvula de agulha tem como função o que? Fazer um ajuste fino e regular do CO2. Mas como já te foi dito, há muita informação deste género aqui no fórum. A malta ajuda, mas a pesquisa tb é útil abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Black Dragon Publicado: Junho 2, 2008 Autor Publicado: Junho 2, 2008 Fazer um ajuste fino e regular do CO2.Mas como já te foi dito, há muita informação deste género aqui no fórum. A malta ajuda, mas a pesquisa tb é útil :D abx Eu sei disso, e peço desculpa por não ter usado melhor a pesquisa. Mas nem sempre conseguimos perceber tudo com o que encontramos. Lá está, há pessoas que têm matematica, aplicam-se, mas mesmo assim precisam de explicações .gif' class='bbc_emoticon' alt=':grab:' /> No entanto, peço desculpa e ao mesmo tempo obrigado cfatelo Citar
cfatelo Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 Eu sei disso, e peço desculpa por não ter usado melhor a pesquisa. Mas nem sempre conseguimos perceber tudo com o que encontramos. Lá está, há pessoas que têm matematica, aplicam-se, mas mesmo assim precisam de explicações .gif' class='bbc_emoticon' alt=':grab:' /> No entanto, peço desculpa e ao mesmo tempo obrigado cfatelo no problemo abx Carlos Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
pmfsv Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 no problemo abx Carlos E agora uma perguntinha quase que estapafúrdia... E a partir de uma garrafa de gás das de 13Kg? Citar
AGA Publicado: Junho 3, 2008 Publicado: Junho 3, 2008 E agora uma perguntinha quase que estapafúrdia... E a partir de uma garrafa de gás das de 13Kg? love you A tensão de vapor do butano, a 50 ºC, anda na casa dos 7 bar. A tensão de vapor do CO2 é cerca de 50 bar, a 15 ºC. (isto se a fonte a que recorri para saber a do butano está correcta, o que não me espanta dadas as características de muitos dos recipientes que o contêm no estado líquido - são "fraquinhos"). Quem te encher uma garrafa dessas com CO2 é doido! (não acredito que o façam, mas mesmo que te digam que sim... não tentes!) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
pmfsv Publicado: Junho 3, 2008 Publicado: Junho 3, 2008 A tensão de vapor do butano, a 50 ºC, anda na casa dos 7 bar. A tensão de vapor do CO2 é cerca de 50 bar, a 15 ºC. (isto se a fonte a que recorri para saber a do butano está correcta, o que não me espanta dadas as características de muitos dos recipientes que o contêm no estado líquido - são "fraquinhos"). Quem te encher uma garrafa dessas com CO2 é doido! (não acredito que o façam, mas mesmo que te digam que sim... não tentes!) Cumps Ehehehe.. Foi só uma ideia maluca que se atravessou à minha frente quando li sobre a questão da garrafa de extintor. Porém.. diria eu que essas pressões dependem da quantidade material contido nas garrafas. Claro que ter uma garrafa muito grande com pouca quantidade por oposição a uma pequena com muita não interessa a ninguém.. Obrigado pela resposta AGA. Cumprimentos, Pedro Vouga Citar
AGA Publicado: Junho 3, 2008 Publicado: Junho 3, 2008 (...)Porém.. diria eu que essas pressões dependem da quantidade material contido nas garrafas. (...) À primeira vista pode parecer que sim, mas é mais não que sim... 1- Se o que lá está for gasoso, a pressão vai diminuindo com a diminuição da quantidade de gás (vamos admitir temperatura constante); 2- Enquanto existir algum líquido (seja qual for a quantidade), a pressão mantém-se constante! (se temperatura constante). Ora o caso 1 só acontece quendo a garrafa está a "dar as últimas", pelo que é na situação 2 que nos devemos focar. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts