2borG Publicado Maio 31, 2008 Publicado Maio 31, 2008 Boas, Tenho um aqua com aproximadamente 200L com 3 HQI 70w, logo mais ou menos 1w/1L já a funcionar à quase 1 ano. Está densamente plantado, mas ainda nao me livrei das algas. Já li tudo sobre fertilização, mas nao consigo chegar a nenhuma conclusao sobre o método de fertilização a usar nem as quantidades. O CO2 está nos niveis correctos segundo o medidor de CO2 permanente da Dupla. A solução simples seria utilizar o método "Estimative Index", mas isso obriga a fazer TPA de 50% semanalmente. Ora em 100L ou menos isso é facil, mas para 200L já é um bocadito mais complicado. Fazer TPS de 20% é aceitavel, mas mais do que isso é bastante complicado por causa do cloro na àgua da TPA, temperatura da mesma, etc. Logo, não utilizando este método, tenho que fertilizar apenas o que está em falta. Só que... está tudo em falta. A semana passada comecei a dosear Nitrato de Potassio, Sulfato de Potassio, Ferro e Micros para tentar chegar aos valores ideiais, mas o boom de algas foi fantástico... As plantas tb cresceram, mas acho que as algas é que tiveram um boom. Desisti de tentar subir os nitratos antes de tudo o resto, por agora vou fertilizar apenas com Ferro, Micros e Potassio, mas quanto? Será que deve dosear alguns nitratos? Alguem me consegue dar indicações das quantidades a dosear e o que dosear?
Godlike Publicado: Junho 1, 2008 Publicado: Junho 1, 2008 Para fertilizares Nitratos tens de usar um teste como base, pq tudo depende de tudo... se tens mt fauna ou mts plantas de crescimento rápido, luz, CO2 e quantidades de TPA etc Mantendo uma rotina de controle consegues perceber as carencias e os excessos, Os nitratos deve se manter entre os 5 e 10 ppm, Fosfátos 0.5 a 1 ppm, Potássio convém adicionar regularmente em proporção ao consumo de N ou PO4, mas no geral nunca adiciones mais de 10ppm de potassio por dia. Micros usa como base a rotulagem do produto e o ferro mantem entre 0.25 a 0.5 mg/l CUMPS Cumps
2borG Publicado: Junho 1, 2008 Autor Publicado: Junho 1, 2008 Godlike, a duvida está precisamente ai, quanto devo fertilizar de Potássio se nao faço a minima ideia que quanto tenho? E micros? Só consigo saber quanto tenho de ferro, podia-me guiar por ai, só que os fertilizantes que tenho o ferro é doseado à parte. E devo ou nao dosear fosfatos? É que também estão a zero. E estão, todos os dias tenho que fazer os testes a tudo para ver quanto tenho que fertilizar? Posso ser só eu, mas nao tenho paciencia para fazer 7 ou 8 testes + TPA + Dosagens. A ideia era partir da percentagem de nutrientes que as plantas precisam, tipo 40% nitratos + 30% Potassio + 20% Fosfatos + 4% Ferro + 6% Micros e dosear nas mesmas percentagens. Fazendo 1 semana de fertilização e medido os nitratos no inicio e no fim ficava a saber se estava a dosear demasiado ou pouco, e podia corrigir para a semana seguinte. As coisas complicam-se mais porque alguns elementos ja existem no substracto e na comida dos peixes, mas fazendo pequenas TPA semanais reduzia isso. A pergunta é entao, que percentagens de NPK devo dosear? Bem, ja sei a resposta a isso, 5,1,20 ou seja, 20%N + 4%P + 76%K + Ferro + Micros É assim?
2borG Publicado: Junho 1, 2008 Autor Publicado: Junho 1, 2008 kevin 69, Faz difenreça? Se dosear diariamente tenho que dosear 1/7 não é?
Ricardo Diogo Publicado: Junho 2, 2008 Publicado: Junho 2, 2008 kevin 69, Faz difenreça? Se dosear diariamente tenho que dosear 1/7 não é? Não, a fertilização é diária. Tu não comes só uma vez por semana, 7x's mais que o que comes diariamente. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
2borG Publicado: Junho 3, 2008 Autor Publicado: Junho 3, 2008 Não, a fertilização é diária. Tu não comes só uma vez por semana, 7x's mais que o que comes diariamente. Boa, mas nao funciona. Eu nao alimento as plantas na boca, mas encho-lhes o frigorifico. Na realidade só faço compras uma vez por semana, mas deixo tudo no frigorifico para comer durante a semana. As plantas é igual, deixo-lhes os alimentos na àgua para se irem alimentando. Por acaso até fertilizo diariamente, mas o argumento nao serve
Ricardo Diogo Publicado: Junho 3, 2008 Publicado: Junho 3, 2008 Boa, mas nao funciona. Eu nao alimento as plantas na boca, mas encho-lhes o frigorifico. Na realidade só faço compras uma vez por semana, mas deixo tudo no frigorifico para comer durante a semana. As plantas é igual, deixo-lhes os alimentos na àgua para se irem alimentando. Por acaso até fertilizo diariamente, mas o argumento nao serve O que tu fazes é meter o alimento no frigorifico, mas como quem consome é lambão, come tudo nos primeiros 2 dias e fica 5 à fome. Acredita que serve... Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Recommended Posts