UFish Publicado Maio 30, 2008 Publicado Maio 30, 2008 (editado) Boas! Acabei de comprar um pequeno aqua para fazer um nano. Vou explicar o meu objectivo e agradeço a vossa experiência para me ajudarem a atingi-lo. Aqua e equipamentos - Wave Cubo 30 (30x30x35) - Filtro Niagara 250 (da Wave, filtro de mochila) - Iluminação da Wave, 18W - Termostato Wave 75W (sei que é demasiado potente... mas terá outros usos) A ideia é fazer um nano com camarões cereja (para já) e talvez um peixito que se dê bem com eles. Para isso tenho basalto preto e branco (mais preto que branco), 3 a 4mm, que acho irá fazer um bom contraste com as plantas. Quanto a plantas estou a pensar pôr musgo de java numa pedra ou madeira, algumas Eleocharis Parvula e tapete de Marsilea Hirsuta ou Hemianthus Callitrichoides "Cuba". Pronto, acho que acabei a lista... agora toda a ajuda é MUITO bem vinda. Editado Maio 31, 2008 por UFish Citar
Diogo HC Matias Publicado: Junho 1, 2008 Publicado: Junho 1, 2008 Tem potencial... Podias num cubo desses tentar fazer uma bonsai estilo FAAO Com eleocharis por tras e cuba a frente, mais uns pezinhos de P. helleferi e umas rochas pelo meio! Peixes? Boraras maculatus ou brigitae para condizer com os camarões! Abraço Citar
UFish Publicado: Junho 2, 2008 Autor Publicado: Junho 2, 2008 Já está montado e com os inquilinos. Depois ponho as fotos. A disposição das plantas que dizes é idêntica à que imaginei. A Pogostemon Helferi é uma ideia, mas tenho de ver onde a consigo encontrar. Sabes se é uma planta difícil? Na Tropica dizem que é de dificuldade média e se o é para eles... Estava a pensar pôr um tronco ou uma pilha de xisto no meio, ligeiramente encostado às plantas do fundo. Pensei partir uns pedaços de xisto e colá-los, mas o tronco é capaz de dar mais cor e contraste. Que achas? Gostei bastante dos Borara Brigittae. Estive a ler e é mesmo adequado ao que pretendo, mas também parecem ser difíceis de obter. Mas vou ver o que posso fazer. Boas dicas! Obrigado! Tenho um de 120cm, sendo este o primeiro nano. Sei que as atenções têm de ser diferentes. Alguma sugestão? Citar
Diogo HC Matias Publicado: Junho 6, 2008 Publicado: Junho 6, 2008 Já está montado e com os inquilinos. Depois ponho as fotos. A disposição das plantas que dizes é idêntica à que imaginei. A Pogostemon Helferi é uma ideia, mas tenho de ver onde a consigo encontrar. Sabes se é uma planta difícil? Na Tropica dizem que é de dificuldade média e se o é para eles... Estava a pensar pôr um tronco ou uma pilha de xisto no meio, ligeiramente encostado às plantas do fundo. Pensei partir uns pedaços de xisto e colá-los, mas o tronco é capaz de dar mais cor e contraste. Que achas? Gostei bastante dos Borara Brigittae. Estive a ler e é mesmo adequado ao que pretendo, mas também parecem ser difíceis de obter. Mas vou ver o que posso fazer. Boas dicas! Obrigado! Tenho um de 120cm, sendo este o primeiro nano. Sei que as atenções têm de ser diferentes. Alguma sugestão? Ora, realmente precisas de reforçar as trocas de água... tipo minimo de 30% semanal... Quando ao contraste que dizes, acho que poderias usar ambas as coisas: xistos + tronco... continuo naquela que tentares fazer uma bonsai é que era só é mais complicado de obter o tronco, mas nada que um pouco de persistencia não dê frutos! As brigittae às vezes há na naturline, são muito mais bonitas que as maculatus la isso são... A gente quer ver fotos vá!! Cumps Citar
UFish Publicado: Junho 8, 2008 Autor Publicado: Junho 8, 2008 Para a semana posto fotos que agora estou fora (férias ) eheh brigittae, pois... mas hei-de encontrar ou importar... Gostei da sugestão do Bonsai e não está fora dos planos. Mas, como disseste, preciso de encontrar o tronco e prepará-lo bem para não ter dissabores. Até lá quero ver se leio bastante sobre nanos para ter uma noção do nível da exigência. Citar
Recommended Posts