Sei que deve ser uma perg estupida mas ajuda.....

Recommended Posts

Pessol tenho uma grande duvido no respeito à dureza da água sempre tive testes de Gh e Kg que se faziam assim:

5 ml de água do aqua e depois adicionava 1 gota e o teste tinha que ter cor rosa para estar certo. enquanto tive o aqua comunitário sempre fix assim e esteve tudo bem

Agora que pretendo fazer um aqua unicamente de discus como fasso??

Compro um produto para resudiz a dureza da água (n sei kal nem o ke) e depois como vejo o reu valor. pelo que li para os discus o ideal é de 2 a 4, mas estou confuso

Alguem pode ajudar

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Partilhar nas redes sociais

5 ml de água do aqua e depois adicionava 1 gota e o teste tinha que ter cor rosa para estar certo. enquanto tive o aqua comunitário sempre fix assim e esteve tudo bem  

Agora que pretendo fazer um aqua unicamente de discus como fasso??

:shock:

Não percebo a tua dúvida... É a mesma coisa. Os testes funcionam da mesma maneira. Tanto faz ser um comunitário como um aquário de discos...

Compro um produto para resudiz a dureza da água (n sei kal nem o ke) e depois como vejo o reu valor. pelo que li para os discus o ideal é de 2 a 4, mas estou confuso

Pode ser turfa. Mas a turfa reduz também o pH...

Penso que foi o Rui Almeida que te disse noutro post: Não te baseies muito no que lês. O que interessa é como funciona na prática e não em teoria...

Qual é a dureza da água que costuma usar no aquário? E que pH tens?

Cumprimentos,

Nuno

O ph está a 7 e a dureza n sei e essa a minha duvida pk o teste que tenho n dix o valor (2,6,10,ect) fika com uma cor que é cor de rosa por isso e ke n sei.

Como e o teu teste de dureza?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

olá, se o teu objectivo é manter discus não te preocupes em demasia com a dureza da água que não é assim tão dura.

Mas se o teu objectivo é a criação ai sim podes preocupar-te com a dureza da agua, eu tive á uns anos um teste de dureza que se adicionava 1 ou 2 gotas até ficar rosa e depois o número de gotas até a cor ficar azul determinava o grau de Dureza.

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Brigado outra vex Luis ja percebi eu e que n tinha lido aquilo la muito bem

O ph está a7

A dureza (gh) está a 4

Axas que está bom????

Olá,

Como disse o Luis está bom.

Podes usar essa água sem problemas para manteres os discos.

Não queiras ajustar pH's e durezas porque podes ter problemas. É preferível ter os discos nessa água e manteres os parâmetros estáveis.

Se calhar muita gente ficava contente se tivesse uma água com esses parâmetros. :shock: Eu por exemplo tenho pH 7.0 e dureza 6 e não estou preocupado. :?

Cumprimentos,

Nuno

Obrigado pessoal voces foram impecaveis

Vou manter estes valores e não alterar nada porque assim mesmo depois das mudanças a agua está estável.

Nem sei comoo vos posso agradecer

Obrigado

Kual é o preço medio dos discus??? e como distingo o macho da femea, isso e ke ainda n sei bem...

Kual é o preço medio dos discus??? e como distingo o macho da femea, isso e ke ainda n sei bem...

Olha... tenho-os visto a preços bem carinhos... e já os vi a 100€ :!: inclusivamente.

Dado ser um peixe muito apreciado os preços simplesmente disparam.

Acredito que existam a preços mais convidativos (vi uma loja online que os anuncia em promoção a partir de 15 euros).

Mas a ideia que tenho é que é um peixe bastante caro.

Boa sorte na tua pesquisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Olha... tenho-os visto a preços bem carinhos... e já os vi a 100€  inclusivamente.

Até está barato... :lol: O mais caro que vi foi a 490€!! :oops::)

Existem muitos preços... depende da espécie, da idade do disco... e às vezes das lojas.

Tens desde 15€ até valores "proibidos" para muita gente. :)

E distingir o macho da femea

Depende... á quem o faça a olho. :)

Vê aqui para teres uma ideia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3167

Tinha lá um esquema porreiro... mas o Rui já substituiu a imagem... :)

Não penses em criar discos para já... :)

Cumprimentos,

Nuno

Nem era criar discos e ke criar comprar 2 femes e 2 machos

Acho que o que o Nuno te queria dizer é que os discos são peixes para pessoal já batido.

Pagar 100 ou mais euros por um peixe que depois acaba por morrer por falta de experiencia do dono é muito mau.

Acredita que nesta coisa dos peixes um pequeno erro pode tornar-se um problema brutal.

Os problemas acontecem mais cedo do que se possa esperar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Olá Darius, ao contrário do que a maior parte dos aquariofilos pensa, um discus é um peixe muito fácil de manter, basta apenas respeitar alguns parametros básicos da agua nomeadamente a temperatura e o Ph.

É claro que as doenças acontecem, mas mesmo aí temos a possibilidade de intervir a tempo, basta observar se os olhos e o corpo se encontram mais escuros e se comportamento se alterou para se saber que algo está mal.

Só para concluir eu já mantenho discus à 12 anos e começei com discus um mês depois de me iniciar no hobby, é por isso que afirmo que os discus não são de todo dificeis de manter, cria-los, isso sim já é necessário ter alguma experiencia e sorte.

Um abraço

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Obrigado pela explicação...

Não sei porquê mas tinha ideia que o disco é um peixe bastante sensivel.

De qualquer das formas não era peixe para mim pois não os posso manter no meu aqua com o tipo de água que tenho.

Para mim é CA's mesmo... mas os discos são bem bonitos. :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Os problemas acontecem mais cedo do que se possa esperar.

É verdade... :)

Já possuo aquário à bastante tempo.

Só à poucos meses (18-20 meses +/-) me dedico aos discos.

Não os via muito á venda e os que via eram caros. No início ponderei bastante por causa do preço.

No entanto é difícil não gostar deste tipo de peixes... tanto andei que acabei por comprar.

No pouco tempo de experiência que tenho com estes belos peixes posso dizer que são extremamente resistentes. Só temos de lhes proporcionar condições mínimas.

Os primeiros discos que comprei custaram-me 25€... o 4º que tive (adquiri com 4 meses de experiência com discos) custou 100€!!

Acabou por morrer devido a "burrice" minha... cabecadura depois de um problema com um filtro e uma infecção bacteriana no aquário.

O preço não quer dizer nada. Não podemos dizer que um disco de 100€ é melhor que um de 50€... e vice-versa... X não dura mais que Y.... tudo depende das condições que lhes vais proporcionar.

é que os discos são peixes para pessoal já batido

Não é inteiramente verdade. Quando mudei para os discos tive de aprender muita coisa.

Parecia que estava no começo do hobby... :)

Sabia lá o que era Gyrodactylus... e parasitas intestinais... e costíase...

Por isso qualquer iniciante se quiser pode ter sucesso. Só tem de se aplicar e pesquisar...

Quando tempos uns Guppys/Mollys muita coisa nos passa ao lado. :wink:

Eu também acho que, quem começa, não deve investir num disco "muito" caro (se morrer desmotiva mais a pessoa).

Penso que muita gente desiste dos discos não porque "dão muito trabalho" e "ganham muitas doenças" mas pelo simples facto de serem caros e de se estar a correr o risco de mandar dinheiro para o "lixo".

Cumprimentos,

Nuno

Boas. Para se ter Discus, é preciso é ter ser a agua em boas condições, basta isso. Com a temperatura que eles vivem não ha tantas doenças como ha nos outros peixes, porque a 30º nem toda a gente ataca... :wink: Se a agua estiver sempre bem controlada e com TPA's frequentes temos Discus bem de saúde e todos vivaços, e assim que eles te vierem comer a mão não vais querer outra coisa. Depois é conviver com eles e aprender e aprender e aprender... vais ver que mais tarde ou mais cedo vais estar a criá-los mesmo não estando a fazer por isso. Quando os comprares tens e de ver se eles estão mesmo bons de saúde, não queiras começar logo a fazer o aquario de serviço de urgência... Boa Sorte!!! ;):shock::)

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Voces falam nos discus muito em parasitas intestinais como dou por eles???

Isto é o que tens de descobrir com as pesquisas... :)

No fórum encontras muita coisa sobre isso... faz uma pesquisa.

Quando os comprares tens e de ver se eles estão mesmo bons de saúde

Mas quem está no começo muitas vezes não sabe distinguir um disco doente de um disco saudável. :) Tem de confiar na palavra do lojista/pessoa que o vende.

O problema é que, infelizmente, muitos lojistas/vendedores aproveitam-se da "falta de conhecimento" de quem compra. :)

Cumprimentos,

Nuno