anabruno Publicado Maio 30, 2008 Publicado Maio 30, 2008 Boas Alguem me sabe dizer quanto tempo de duração tem as massas filtrantes( cerâmicas ). È que na embalagem não se refere á duração das cerâmicas. Cumps Citar
rui kid Publicado: Maio 30, 2008 Publicado: Maio 30, 2008 Essa é uma boa questão que ainda não consegui resposta definitiva. A PRODAC diz que convém trocar de 6 em 6 meses. A JBL aconselhe trocar metade a cada 6 meses. A Sera aconselha a lavar com água do aquário a cada 6 meses. Na minha opinião acho que o melhor é seguir o conselho da Sera. Não me parece nada lógico nem económico nem ecológico estar sempre a deitar fora 4l de cerâmica (no meu caso). Citar
João Faria Publicado: Maio 30, 2008 Publicado: Maio 30, 2008 Boas, Realmente dá pano para mangas, e já tem dado. No caso específico da JBL, que eu uso prefencialmente, a Cermec é de ano a ano, a Sintomec de 6 em 6 meses e a Micromec de 3 em 3 meses. Eu costumo dar 1,5 vezes este prazo e não registo aumentos de amónia após lavagem de todas as outras matérias filtrantes com água da torneira, ficando assim só com as bactérias da cerâmica. Pelo menos não noto subida da amónia até 1,5 vezes o prazo recomendado. Após esse prazo, a corrosão dos poros microscópicos já não retém tantas bactérias e a amónia sobe ligeiramente e mudo. Mas isso sou eu. Cumps. Nota: ainda só agora comecei com o Sintomec. Costumava usar apenas Cermec. Quem já usa Sintomec, nota diminuição no tamanho das peças de cerâmica. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Recommended Posts