Massas Filtrantes


Recommended Posts

Essa é uma boa questão que ainda não consegui resposta definitiva.

 

A PRODAC diz que convém trocar de 6 em 6 meses.

A JBL aconselhe trocar metade a cada 6 meses.

A Sera aconselha a lavar com água do aquário a cada 6 meses.

 

Na minha opinião acho que o melhor é seguir o conselho da Sera. Não me parece nada lógico nem económico nem ecológico estar sempre a deitar fora 4l de cerâmica (no meu caso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente dá pano para mangas, e já tem dado.

No caso específico da JBL, que eu uso prefencialmente, a Cermec é de ano a ano, a Sintomec de 6 em 6 meses e a Micromec de 3 em 3 meses.

Eu costumo dar 1,5 vezes este prazo e não registo aumentos de amónia após lavagem de todas as outras matérias filtrantes com água da torneira, ficando assim só com as bactérias da cerâmica.

Pelo menos não noto subida da amónia até 1,5 vezes o prazo recomendado.

 

Após esse prazo, a corrosão dos poros microscópicos já não retém tantas bactérias e a amónia sobe ligeiramente e mudo.

 

Mas isso sou eu.

Cumps.

 

Nota: ainda só agora comecei com o Sintomec. Costumava usar apenas Cermec. Quem já usa Sintomec, nota diminuição no tamanho das peças de cerâmica.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.