wagtail Publicado Junho 30, 2004 Publicado Junho 30, 2004 Olá! ando pela 1ª vez a tentar reproduzir bettas..nukm tópico anterior disseram-me como por o macho a fazer o ninho..tive sucesso..agora que juntei o casal, a fêmea não para de apanhar porrada e ta a ficar afanada...já me disseram k era normal..mas é normal ela chegar ao ponto de ter as barbatanas meias desfeitas??? Agradeço a quem me puder ajudar... Obrigado
pandadosmares Publicado: Junho 30, 2004 Publicado: Junho 30, 2004 Separa os dois imediatamente, pois podes ter um macho "selvagem" e o que estás a ver é uma disputa territorial. Verifica se o abdomem da suposta fêmea está roliço. Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
wagtail Publicado: Junho 30, 2004 Autor Publicado: Junho 30, 2004 Tenho a certeza que é uma fêmea...ela ta gordinha..tem o ponto branco..ela ja se reproduziu uma vez num aquario de um familiar meu... De certeza que é um macho e uma fêmea Agora..quanto tempo é suposto andares assim até ela por os ovos? Obrigado
Regal Publicado: Junho 30, 2004 Publicado: Junho 30, 2004 Boas, Eu proponho que utilizes a função pesquisar pelo "Tópico do Peixe Betta". Lá tens toda a informação que precisas. No entanto, o casal só necessita de 6 horitas para fazer o abraço nupcial. Se até então ela não colocou os ovos, convém retirá-la para o recepiente onde o macho a veja e voltar a juntá-los no dia seguinte. Consulta o tópico. Boa sorte!
pandadosmares Publicado: Junho 30, 2004 Publicado: Junho 30, 2004 Coloca-a numa maternidade e deixa-os "namorar" durante um ou outro dia para se ambientarem. Colocas-te os dois ao mesmo tempo?, se o fizeste, foi um erro pois o macho vai marcar o seu espaço Se ele já lá estava pior pois ele viu-a como um intruso. Deixa á vista dele mas num sítio que não lhe chegue, e só depois os podes juntar. Boa sorte. Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
wagtail Publicado: Junho 30, 2004 Autor Publicado: Junho 30, 2004 Não! eu tinha-os postos separados claro... Mas acho que desde que abri o tópico tenho visto progressos...já reparei que deram alguns abraços, o que considero um bom sinal, mas ela ainda nao pos nenhuns ovos mas pelo menos ja o macho já acalmou e nao a persegue tão intensamente..agora acho que me resta esperar e seguir o que disseram. Obgd a todos Fikem Bem
Carlos Publicado: Junho 30, 2004 Publicado: Junho 30, 2004 Eu costumava fazer assim: 1º Colocar o macho num aquário (com zonas de refugio ...plantas, troncos ou rochas) com apenas 10cm de altura de água a 26/27º . Num dos cantos um filtro de esponja ou um daqueles de canto a ar. No canto oposto algo que dê protecção para a construção do ninho (eu uso um fundo de pacote de margarina cortado a meio e coloco esferovite na base para ficar a flutuar. 2º Colocar uma fêmea (roliça e com o ponto branco bem visível) no mesmo aquário ao centro e dentro de um daqueles vidros dos candeeiros a petróleo. 3º Logo que o macho tenha o ninho feito e a fêmea aceite a corte (notam-se as riscas no corpo da fêmea), retirar o vidro (normalmente gosto de fazer isso pouco antes das luzes se apagarem). A partir deste momento não se coloca comida no aquário até ao momento de se retirar o macho (quando os alevins se começam a movimentar e conseguir regressar à superficie sem ajuda) 4º No dia seguinte retiro a fêmea quer tenha havido postura ou não. Se houve postura retirar 2cm de água (o aquário fica com 8cm de altura de água). Nota: por baixo do aquário na zona do ninho costumo colocar um quadrado de cartolina preta (facilita o macho a ver os ovos que caem do ninho) Se tiveres mais alguma dúvida diz que procuraremos ajudar... Carlos APGuppy#2 //APC#6 //APK#164
Nelson Santos Publicado: Junho 30, 2004 Publicado: Junho 30, 2004 Tocas, onde estão as tocas? Coloca algo que sirva de toca e logo vês a fêmea a ir para lá. Assim quando o macho lhe dá investidas ela tem para onde fugir. Saudações aquarófilas,
wagtail Publicado: Julho 5, 2004 Autor Publicado: Julho 5, 2004 Alguém consegue arranjar-me uma foto de uma fêmea com as riscas já pronta para a postura?
Carlos Publicado: Julho 5, 2004 Publicado: Julho 5, 2004 Dá uma olhada neste site: http://www.bettatalk.com/how_bettas_spawn.htm Carlos APGuppy#2 //APC#6 //APK#164
Recommended Posts