Recommended Posts

boas sou novato neste mundo...montei um aquario a cerca de um mes....ao inicio morreram-me bastantes peixes sem eu saber o porque....neste momento ja á quatro dias que nao me morre nenhum,parece que esta a establizar(Penso eu).gostaria de saber pf se me poderiam aconselhar aos testes que devo fazer e com que regularidade....ja agora se me puderem aconselhar com marcas e mais ou menos os seus preços agradecia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sou novato neste mundo...montei um aquario a cerca de um mes....ao inicio morreram-me bastantes peixes sem eu saber o porque....neste momento ja á quatro dias que nao me morre nenhum,parece que esta a establizar(Penso eu).gostaria de saber pf se me poderiam aconselhar aos testes que devo fazer e com que regularidade....ja agora se me puderem aconselhar com marcas e mais ou menos os seus preços agradecia....

 

 

 

Morreram te bastantes peixes possivelmente porque nao deixaste o aquario fazer o ciclo completo de azoto, ou entao meteste agua la dentro sem nenhum tipo de tratamento.

 

quanto aos testes, para começar precisas de teste de ph kh gh. quanto a marcas tens os da sera.

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sou novato neste mundo...montei um aquario a cerca de um mes....ao inicio morreram-me bastantes peixes sem eu saber o porque....neste momento ja á quatro dias que nao me morre nenhum,parece que esta a establizar(Penso eu).gostaria de saber pf se me poderiam aconselhar aos testes que devo fazer e com que regularidade....ja agora se me puderem aconselhar com marcas e mais ou menos os seus preços agradecia....

 

Quando montaste o aquario meteste logo os peixes nao foi??

Eles morreram porque o aquario ainda nao tinha ciclado.

 

Os testes que deves comprar sao:

 

Teste de amonia, ph, gh, kh, nitratos, nitritos.(acho que nao me esqueci de nenhum)

 

Para te facilitar a vida existe uma embalagem da nutrafin que tras estes testes todos, ja vi essa embalagem a 2 precos, numa loja vi a 30 euros e na outra a 50 euros.

 

Existem outras marcas, e so ires a uma loja de aquariofilia, e proucurares ou perguntares.

 

Espero ter ajudado.

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tratamento a agua dei...pus as bacterias e o acondicionador...depois mandaram me por ceramica e turfa....a pouco tempo fiz um tpa e desde ai nao me morreu nenhum peixe...a pouco morreume a ultima femea guppie que tinha...mais uma decepçao...e notei que os dois macho guppies que tenho estao com uma manchas tipo cor florescente.....será alguma doença sera que é melhor ir contando com a morte deles tb???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tratamento a agua dei...pus as bacterias e o acondicionador...

 

Não chega para fazer o ciclo, na teoria são precisas 21 dias, o que mesmo assim é pouco, e o que realmente faz diferença é o "cócó" e o "xixi" dos peixes, hoje fazes uma medição, que amanha está diferente, até teres o ciclo feito com valores estáveis e aceitáveis...

 

A pressa e a aquariofilia não ligam muito bem.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sou novato neste mundo...montei um aquario a cerca de um mes....ao inicio morreram-me bastantes peixes sem eu saber o porque....neste momento ja á quatro dias que nao me morre nenhum,parece que esta a establizar(Penso eu).gostaria de saber pf se me poderiam aconselhar aos testes que devo fazer e com que regularidade....ja agora se me puderem aconselhar com marcas e mais ou menos os seus preços agradecia....

 

Boas, em minha opinião, devias comprar, por ordem de prioridade:

Medidor de ph digital... compras no ebay por 15... 20 euros já com portes.

Teste de nitritos... o da nutrafin dá para 75 testes e custa 15 euros.

Teste de nitratos ... nutrafin... 75... 15 euros.

 

Quanto à regularidade com que fazes os testes... é uma questão um pouco difícil de responder.

Se o problema não fosse o dinheiro... testavas tudo todos os dias, fazias um estudo e aí tiravas boas conclusões quanto ao que está a acontecer.

Se o dinheiro é um problema (que é de nós todos), medes quando achares necessário ou quando começas a suspeitar que algo possa estar mal...

por exemplo no dia em que te morreu o primeiro peixe, se medisses os nitritos... palpita-me que o seu valor iria estar alto e pode ter sido essa a causa, dado que como o aquário era novo e ainda não tinhas uma boa colónia de bactérias instalada no filtro, os nitritos não estavam sendo decompostos em nitratos... acumularam-se os nitritos... e peixes... puff!

Ou... quando o aquário já está estabilizado e suspeitas que tens que mudar um pouco a água... medes os nitratos e tiras as dúvidas.

 

... Umas perguntas... quantos peixes tens, em que dias de vida do aquário os inseriste no mesmo e qual o tamanho do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em minha opinião, devias comprar, por ordem de prioridade:

Medidor de ph digital... compras no ebay por 15... 20 euros já com portes.

Teste de nitritos... o da nutrafin dá para 75 testes e custa 15 euros.

Teste de nitratos ... nutrafin... 75... 15 euros.

 

Quanto à regularidade com que fazes os testes... é uma questão um pouco difícil de responder.

Se o problema não fosse o dinheiro... testavas tudo todos os dias, fazias um estudo e aí tiravas boas conclusões quanto ao que está a acontecer.

Se o dinheiro é um problema (que é de nós todos), medes quando achares necessário ou quando começas a suspeitar que algo possa estar mal...

por exemplo no dia em que te morreu o primeiro peixe, se medisses os nitritos... palpita-me que o seu valor iria estar alto e pode ter sido essa a causa, dado que como o aquário era novo e ainda não tinhas uma boa colónia de bactérias instalada no filtro, os nitritos não estavam sendo decompostos em nitratos... acumularam-se os nitritos... e peixes... puff!

Ou... quando o aquário já está estabilizado e suspeitas que tens que mudar um pouco a água... medes os nitratos e tiras as dúvidas.

 

... Umas perguntas... quantos peixes tens, em que dias de vida do aquário os inseriste no mesmo e qual o tamanho do aquário?

 

 

 

 

ola td bem?o meu aquario e de 96 litros...neste momento tenho dois guppies macho o neons uma coridora e dois limpavidros....na altura que pus os peixes tinha deixado tar o aquario a funcionar sem nada durante mais ou menos semana e meia...outra duvida que tenho....disseram me numa loja que o nitrivec deveria ser guardado no frigorifico....logo eu nao o tinha...e adicionei na altura do tpa....como nao o tinha no frigorifico sera que nao valeu de nada meter as bacterias?devo voltar a meter duma embalagem nova que comprei?

abraço Ricardo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

acho que tens de ter atenção a outra coisa.....2 gupies machos com uma femea = morte da femea.

 

ou seja tens de ter 2 a 3 femeas por macho. Essa femea pode ter sido preseguida até à morte.

 

Faz TPA's com frequencia (+- 2 em 2 dias com 5 ou 10 litros de aqua até o aquario ter 1 mês). Depois disso uma vez por semana +- 10 ou 20 litros.

 

aconselho-te a comprar o teste dos nitratos.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola td bem?o meu aquario e de 96 litros...neste momento tenho dois guppies macho o neons uma coridora e dois limpavidros....na altura que pus os peixes tinha deixado tar o aquario a funcionar sem nada durante mais ou menos semana e meia...outra duvida que tenho....disseram me numa loja que o nitrivec deveria ser guardado no frigorifico....logo eu nao o tinha...e adicionei na altura do tpa....como nao o tinha no frigorifico sera que nao valeu de nada meter as bacterias?devo voltar a meter duma embalagem nova que comprei?

abraço Ricardo...

 

Se já tens o aquario montado e a funcionar à um mês já deves ter bactérias suficientes, penso que não é necessário deitares mais nitrivec. Tens é que ter cuidado para não lavar o filtro com água da torneira, senão... bactérias puff!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento tenho dois guppies macho o neons uma coridora e dois limpavidros....

 

o limpa vidros é o que ciff??? ajax???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

acho que tens de ter atenção a outra coisa.....2 gupies machos com uma femea = morte da femea.

 

ou seja tens de ter 2 a 3 femeas por macho. Essa femea pode ter sido preseguida até à morte.

 

Faz TPA's com frequencia (+- 2 em 2 dias com 5 ou 10 litros de aqua até o aquario ter 1 mês). Depois disso uma vez por semana +- 10 ou 20 litros.

 

aconselho-te a comprar o teste dos nitratos.

 

 

 

sim eu sei que devo ter mais femeas....eu tinha quatro e morreram me todas por isso....e que disse que so tinha uma...era a ultima...mas morreu anteontem, e como estou com este problema decidi para ja nao comprar mais porque senao e dinheiro gasto para nada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tens o aquario montado e a funcionar à um mês já deves ter bactérias suficientes, penso que não é necessário deitares mais nitrivec. Tens é que ter cuidado para não lavar o filtro com água da torneira, senão... bactérias puff!

 

 

 

tipo mas as bacterias nao estao na ceramica???e que a mim disseram me para lavar a esponja azul...e lã de vidro!a lã de vidro como ja fiz dois tpa´s troquei para uma nova visto a que tinha estar muito suja...e a esponja azul lavei-a na torneira....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo mas as bacterias nao estao na ceramica???e que a mim disseram me para lavar a esponja azul...e lã de vidro!a lã de vidro como ja fiz dois tpa´s troquei para uma nova visto a que tinha estar muito suja...e a esponja azul lavei-a na torneira....

Boas,

A maior parte delas está nas cerâmicas. Se lavaste o resto das massas filtrantes e deixaste ficar as cerâmicas não virá grande mal ao mundo.

Há quem lave as matérias filtrantes na água do aquário tirada numa TPA, mas não é absolutamente necessário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.