Sugestão de CAs para um aquário de 400 litros


Recommended Posts

Pois é, um gajo adia, adia, mas lá chega a hora de fazer o seu primeiro aquário de ciclídeos africanos.

Tenho lido bastante acerca do assunto (Shiva: esse livro chega ou não chega?) mas a enormissima variedade limita qualquer tipo de evolução inicial sem a ajuda da malta mais conhecedora.

 

O setup é o seguinte, 1200x60x60 (quase 400 litros) com fundo de pedras calcárias. Plantas terá anubias nana, um nenúfar e opcionalmente vallisnerias.

 

Dado o setup estou semi inclinado à manutenção de peixes do lago Tanganica. Dá jeito ter pelo menos uma espécie que se alimente de algas.

 

Neste momento estou a pensar povoar o aquário com os seguintes animais:

 

4 Pomacea bridgesi (caracol)

2 Tropheus duboisi

2 Altolamprologus compressiceps

12 Neolamprologus leleupi

1 Afromastacembelus sp. (enguia, se conseguir arranjar)

 

No entanto não conheço bem nenhum destes peixes.

 

> O leleupi forma um bom bando?

> O compressiceps é muito assustadiço?

> O duboisi come mesmo algas porreiro?

 

Alguém pode contribuir para me baralhar ainda mais?

 

Thanks,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

O livro vai...tenho é que ter tempo para ir ter contigo à hora de almoço o que não tem sido fácil e ainda por cima sendo tu a pagar :P

 

 

Quanto à tua proposta de povoação podias reduzir o número de leleupis e colocar mais uns tropheus, um par é capaz de ser complicado embora os duboisi sejam dos mais calminhos. E sim comem muitas algas, se conseguires reparar têm a boca perfeitinha para o fazerem.

 

Se não vais colocar espécies predadoras podias também colocar alguns shell dwellers de colónia como multifasciatus ou similis.

 

Os compressiceps e os calvus as experiência que tenho tido e do que tenho lido e ouvido são de facto peixes um tanto ou quanto assutadiços.

 

Quanto ao Afromastacembelus em principio sei onde a podes arranjar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em primeiro lugar, parabéns pela escolha :)

Tal como disse o shiva, é preciso ter cuidado com os tropheus, pois são muito agressivos (sou da opinião que se deve ter um aqua só para estes bichos pois eles têm tendência a "esconder" os outros pequenos ciclídeos).

 

Quanto aos leleupis, dão uma cor espectacular ao aquário, mas 12 peixes podem trazer alguns problemas entre os machos pois estes bichitos são agressivos entre si. quanto às algas, ouvi dizer que algumas xenotilapias são excelentes comedoras de algas (informação não confirmada).

 

Se quiseres, lá para o final de Julho posso oferecer-te uns quantos Neolamprologus Brichardi e um ou outro Julidochromis Marlieri (todos nascidos no meu aqua)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bom tens ai muitos litros...

 

para peixes de meia agua que fica sempre vazia nos CAs recomendo Cyprichromis ou PAracyprichromis... desde os leptosomas gold aos nigripinis sao todos lindos e ocupam a parte de cima do aquario.

 

depois tens a enguia endemica do lago que eu ADORO mas que poderá ser dificil de arranjar...

 

tudo depende do que pretendes... um aqua "normal" ou alguma coisa com especies mais diversificadas....

 

boa sorte qq coisa apita

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocar mais uns tropheus, um par é capaz de ser complicado embora os duboisi sejam dos mais calminhos. E sim comem muitas algas, se conseguires reparar têm a boca perfeitinha para o fazerem.

Eu não tive problemas com os meus, tinha um adulto e decidi arriscar intoduzir dois juvenis, enquanto estiveram juntos não tive problema algum, enquanto estiveram porque o adulto decidiu suicidar-se e saltou pra "piscina"(chão). A introdução dos juvenis correu melhor do que eu esperava, o maior não lhes ligava puto! quanto às algas, andam quase sempre a debicar nas rochas.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a paulo uns peixinhos para dar e não dizias nada ao vizinho :shock:

agora sem brincadeiras eu acho que devias por menos leleupi

ponha mais tropheus uns shel´s e talvez uns tetras do congo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo que li ainda ninguém te preveniu para o facto de os tropheus serem absolutamente hervívoros...como é que vais conseguir alimentar em condições os lelupis e cpª.

Sinseramente eu só aconselho ter os tropheus num akua específico e em ultimo caso, e este não se aplica aos puristas :shock: , colocá-los com m'bunas sendo perfeitamente compativeis entre si tanto na agressividade como na alimentação.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes demais obrigado pelas infos.

Como não fui capaz de resistir o aqua já tem 4 duboisi e 10 leleupi.

Desconhecia a existência de espécies extritamente herbívoras entre os ciclídeos, no entanto isso pode não ser problema, posso dar duas dietas dierentes, uma para os Pseudotropheus e outra para os restantes.

Shell Dwellers não são uma opção porque as conchas colidem com o design do aquário, e porque quero manter ampulárias e outros caracóis.

A enguia endémica do Tanganica é que caia lá que nem ginjas. Vou dar um look a ver o que se arranja.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso dar duas dietas dierentes, uma para os Pseudotropheus e outra para os restantes.

É capaz de te ser dificil, porque "tudo o que vier à rede é peixe". O grande problema destes herbivoros é terem uns intestinos mais compridos que o normal e necessitarem de digestões mais demoradas. como estão apenas habituados a algas o intestino pode não digerir bem as proteinas de origem animal, o que pode causar inflamações intestinais e enfraquecimento sendo mais facil aos parasitas "parasitar". Chama-se malawi bloat, sendo caracteristica nos ciclideos africanos.

se quiseres dá aqui uma vista de olhos para esclarecer mais duvidas http://www.cichlid-forum.com/articles/malawi_bloat.php.

Aos meus optei por dar apenas flocos de spirulina e para o frontosa dou granulado, mas como são grandes os duboisis não lhes pegam.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

MrPBC o erdnaxela tem razão... os peixes não vão distinguir a comida que é para uns e para outros... todos comem o que lhes aparece a frente. A dieta que ele deu aos dele pareceme ser a mais indicada. Mas como em tudo cada caso é um caso.

 

Aconselhote outras especies muito bonitas para além das que já tens: xenotilapias e cyprichromis por ex...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mmm, faz todo o sentido, obrigado pelo conselho. Realmente em todo o mundo animal os herbivoros têm tractos intestinais muito mais longos graças à sua dieta pouco digerível.

Então e se eu der uma mistura com, digamos 80% vegetal e 20% animal? conseguir-se-á um ponto tal em que o factor de proteina animal é insuficiente para desregular os herbívoros, mas suficiente para alimentar os carnívoros?

Vou fazer umas experiências.

As Cyprichromis são realmente exuberantes, vou investigar melhor o género. Alguém conhece espécies do tanganyica de coloração vermelha?

Muito obrigado pessoal, continuem que estão a contribuir muito para esta minha iniciação aos CAs.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi alguns setups comunitários de Tanganyika em que Tropheus co-habitavam com outros peixes não herbívoros. Podem também ver pelo menos 2 de exposição com estas caracteristicas em 2 lojas de Lisboa.

 

Solução? ----> tudo corrido a spirulina e flocos veggie :) Ficam todos com a linha perfeita ehehehehhe

 

Just my 2 cents

 

Ps: A enguia se a encontrar já tem casa nova ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL... Política à parte, obrigado Rui pelas dicas :D. Quanto ao pH e dureza ainda não medí... e francamente não estou muito preocupado, há calcário quanto baste em pedras e vou introduzir um filtro de areia com areia de coral junto (atenção agora) com injecção de CO2 :D... parece que já consigo ouvir os puristas :);):shock: hehehehe

Vou calibrar a injecção de CO2 para um valor aceitável e quanto aos nitrados não me preocupam com Anubias, Nymphoides e principalmente Salvinya a crescer sob 450W HQI. Vai ser mandar Salvinya para o lixo todas as semanas, mas enfim... pelo menos no início :wink:

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro

Concordo com o Shiva .

O truque é empamturrá-los primeiro com espirulina e depois dar-lhes um pouco de artémia . Depois de a fibra lá estar um pouco de proteína não lhes vai fazer mal sobretudo se a qualidade e composição química da água for boa ( bom equílibrio de sais , pH e dureza correctos e nitratos abaixo de 40 = TPA,s)evitando o aparecimento de "Malawi bloat" ,doença que alguns criadores de Tropheus defendem ser causada principalmente por má qualidade da água e não pela alimentação, embora eu acredite que as causas são muitifactoriais .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O objectivo não é fazer um aquário de biótopo, mas sim com um design diferente. Ainda não está na forma final, mas tenho noção que vai despertar opiniões muito variadas :)

Ao olho de um amante de CAs acredito que esteja mesmo a roçar o "foleiro" hehehehe

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais