Recommended Posts

Publicado

Boas!

Sou um novato da aquariofilia e começei com um aquario de água doce tropical, mas o que eu queria mesmo era passar para um de água salgada temperada ou seja, tal como uma série de colegas daqui, um aquário da nossa costa!

Porque é que não comecei logo por aí, com uma costa cheia de toda a espécie de criaturas maravilhosas para experimentar a custo 0. Simples... A minha casa é um forno e não queria apanhar cenas só para as ver morrer. Claro que agora o meu aqua tá a 31 graus e é altura de pensar numa solução.

OK, depois desta conversa fiada toda, as questões práticas.

Eu passo o dia fora de casa e, como tal, não posso usar gelo, comprar um cooler ou meter Ac também não é uma opção.

Tive a abrir os livros de física e pensei num esquema, com base em experiências de outros colegas...

Basicamente é fazer a evaporação trabalhar a nosso favor, da mesma maneira que se sua para manter os 37º de temperatura corporal, mesmo acima dos 40º e com o corpo sempre a produzir mais calor...

Então o sistema seria:

1 tubo de um material plástico qqr (tou a pensar numa garrafa) pelo menos com 10 cm de diãmetro

1 ventoinha para computador

esponja de banho (o mais porosa possível)

1 reservatório de água destilada (pode ser água da rede, mas isso daria depósitos)

tubo de bomba de ar

tubo de ar de aquário

Valvula de ar

Mete-se a esponja dentro do tubo de plástico com uma saída a dar para o aquário e outra com a ventoinha, de preferência na vertical.

Faz-se uns seis ou sete furos no fim tubo de ar e tapa-se a ponta com silicone, enrola-se em anel, de modo a que o sistema vá pingando e humedecendo a esponja uniformemente.

Liga-se a oura extremidade à valvula e a valvula um segundo pedaço de tubo, para o reservatório de água. Abre-se a valvula para deixar gotejar. (A parte chata vai ser acertar +/- o fluxo com a evaporação)

Em teoria o ar é forçado pela ventoinha, atravessa a esponja humida e perde temperatura ao evaporar a água, nessa enorme superfície de contacto.

Evaporar litro e meio de água requer 6778 KJ de energia!!!

A questão é a potência! Será que o meu sistema conseguirá retirar calor ao aquário, mais depressa do que este calor entra a partir do ambiente...

O único inconveniente que tou a ver é o aumento da humidade, o mau aspecto do protótipo e ser inviável acima da escala micro...

Vou construir esta cena e fazer neste post um log do progresso do projecto... Por favor mandem sujestões e críticas (de preferencia qqr coisa que esteja terminalmente errada com a minha ideia e que me poupe o tempo que irei perder com ela)

Fiquem bem

PS: Se alguém já teve esta ideia e a postou, peço desculpa, mas só descobri este forum há pouco e ainda não explorei tudo.

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Bem...acho que um esquema ajudava a perceber... :D em que seja no paint e feito depressa.

Quanto à evaporação, sim é poderosa...mas podes simplesmente por uma ventoinha a apontar aproximadamente paralela à superficie do aquario... et voilá consegues evaporação....e o melhor é que nao tens a esponja a fazer criação de bacterias, fungos, etc :P em aquarios fechados torna-se mais dificil...mas podes sempre fazer pequenas adaptações como levantar ligeiramente a tampa...

podes fazer a reposição ao fim do dia com àgua destilada ou ir pingando durante o dia...até podes por a pingar água que venha de água destilada congelada... :D . Pesquisa o forum que encontras de certeza alguma informação mais

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Um sistema de arrefecimento que até é capaz de funcionar:

Precisam de uma bomba, tubo plastico e ventoinhas.

Montam as ventoinhhas direccionadas para arrefecer o tubo plastico.

Depois é só usar a bomba para fazer circular a água do aquário pelo tubo.Assim a água ao passar pelo tubo arrefecido vai arrefecer e permite baixar gradualmente a temperatura geral. E claro... quanto mais comprido for o tubo melhor... pois maior é a superficie arrefecida que a água percorre.

Mas não percebo como têm temperaturas tão elevadas nos vossos aquas! Eu no meu não passo dos 26º (tenho um termómetro interno... descobri que os externos de colar ao aqua mediam mais a temperatura ambiente que a da água do aqua :) ) e ele está numa sala onde bate o sol o dia inteiro, logo até é uma divisão quente da casa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado Just_me.

De facto estive a construir a coisa e cheguei à conclusão que fixar uma ventoinha de comp à tampa e adicionar água destilada ao próprio aqua quando necessário é muito mais simples e potencialmente tão eficiente.

Um bocado de trabalho de serra na tampa e 6 € de ventoinha e pimba, aquário a 26º C.

No entanto vou continuar a tentar arrnajar uma maneira de fazer frio suficiente para meter um aqua a 16º, sem comprar um chiller e gastar rios de dinheiro.

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:
Mas não percebo como têm temperaturas tão elevadas nos vossos aquas! Eu no meu não passo dos 26º (tenho um termómetro interno... )... e ele está numa sala onde bate o sol o dia inteiro, logo até é uma divisão quente da casa.

A minha sala apanha bastante sol. A temperatura do meu aquário no verão chega aos 30º-31º.. depende de "n" factores.

No meu caso o aquário é todo fechado (tem umas tampas quase estanques) e tem as lâmpadas e os balastros das mesmas a 10cm da água (incorporados na régua).

A única maneira de arrefecer aquilo (só até aos 27º/28º) é abrir as tampas e ligar as pedras difusoras e redireccionar a saída dos filtros para a superfície da água... :shock:

Chega a evaporar 15litros de água por dia... :?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Hmmm

O meu aqua está aberto (teve que ser devido ao filtro de cascata) , tem uma calha fuorescente estanque por cima e não evapora tanta água assim.

Será que estou a fazer alguma asneira das grossas permitindo bastante movimento de água devido ao filtro ou simplesmente tou com uma sorte daquelas?

A calha estanque é tudo menos "bonita", na realidade aquilo é um matraco daqueles bem feiosos, mas serve o seu objectivo que é fornecer luz às plantas :shock:

Quando tiver paciencia tenho que contruir algo tipo uma prateleira para aparafusar lá a calha e a deixar suspensa sobre o aqua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
O meu aqua está aberto (teve que ser devido ao filtro de cascata) , tem uma calha fuorescente estanque por cima e não evapora tanta água assim.

Pois... acho que depende do calor produzido pelas lâmpadas/balastros... e provavelmente do tamanho do aquário... :roll:

Eu tenho 2 tampas. Costumo deixar as 2 "abertas" a 45º (tenho receio que salte algum peixe se tiver tudo aberto) e mesmo assim é o que se vê... :)

Será que estou a fazer alguma asneira das grossas permitindo bastante movimento de água devido ao filtro ou simplesmente tou com uma sorte daquelas?

Movimento a mais produzido pelo filtro não é mau (a não ser que seja em demasia para o tipo de peixes etc). Oxigena melhor a água e ajuda no arrefecimento da mesma.

Bom, pelo menos de verão a conta da luz baixa... :? e eu não tenho de "aturar" muito a minha mãe por causa da despesa... :shock:

:D

Ups, quando digo: e ajuda no arrefecimento da mesma refiro-me à filtragem nos filtros de cascata. :)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
e eu não tenho de "aturar" muito a minhã mãe por causa da despesa

Ups, quando digo: e ajuda no arrefecimento da mesma refiro-me à filtragem nos filtros de cascata. :shock:

Bom... eu mãe não aturo já que a casa é minha e as contas vêm em meu nome :?

Quanto à movimentação elevada os meus peixes adoram... tenho diversas tocas no aquário todas feitas de pedras sobrepostas. O spot favorito dos 3 habitantes do aqua é a toca que fica mesmo por debaixo da cascata de água do filtro... e pegam-se à bulha por essa toca :roll:

As plantas é que podem ter algum problema pois muita movimentação de água origina menos co2 diluido... é um equilibrio complicado de conseguir mas tenta-se.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

A movimentação na superficie faz com que a agua tenha uma quantidade quase constante de CO2 dissolvido e que depende da temperatura da água (penso ser este o factor principal) . Para a maioria das plantas é o suficiente excepto para algumas que necessitam de mais ppm de Co2 na água. Pode no entanto fazer com que as plantas não crescam tão depressa...depende sempre do factor limitante.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

BAH!!! Mesmo quando o aquário regressa a temps decentes, apanho uma praga de ictio... DAMN! :oops:

Espero que o tratamento com azul de metileno funcione, detesto este protozoário com paixão!

Entretanto, de volta aos refrigeradores.

Longas horas de net e uma ida ao hiper, revelaram a existência de uma geleira electrica por 80 e tal euros, daquelas que funcionam por efeito peltier... Só não sei se t~em potência para manter um aquário de 80 L a 16 - 18º C, mesmo isolando o tanque... Com a capacidade que tem, ainda a posso usar como uma sump fria.

Grande ponderação, antes de começar a gastar dinheiro...

De qqr modo, se não funcionar, como não é preciso destruir a cena para a transformar num chiller, pode sempre vir a ser usada tal como foi desenhada

DIY or die trying

• 7 anos depois...
Publicado:

estou-me a iniciar na aquariofilia, na vertente salgada... e estou com o mesmo problema... temperatura sempre acima de 28º...

estou ainda a fazer o ciclo, e ando a investigar uma solução para o problema....

vejo muitos aquariofilistas a utilisarem ventoinhas direccionadas para a agua... mas não me parece uma solução viável para a minha situação... o aqua e apenas de 130 litros, mas com 28/29º em Outubro, nem quero imaginar quando chegarmos a Agosto próximo....

pelo que ando a magicar 2 soluções...

1ª e mais económica... pegar num radiador de óleo da industria automóvel, fazer circular a agua pelo mesmo enquanto o ventilo com a típicas ventoinhas

2ª solução, um sistema de refrigeração DIY, esta um pouco mais dispendiosa... passaria por criar um sistema de refrigeração com um motor de 1/8 que iria refrigerar um tanque de pequenas dimensões com agua destilada e/ou liquido anticongelante, tanque este onde instalaria uma serpentina em pvc por onde conduziria a agua do aqua,

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!