manuelp Publicado Maio 27, 2008 Publicado Maio 27, 2008 Olá gostava da vossa opinião relativamente ao seguinte: Tenho um aquario de 2metros e vou mudar a fauna. quero colocar peixes que fiquem grandes, tipo 20/30cm's mas têm de ser especies que não sejam nada agressivas, que possam conviver sem problemas com peixes bem mais pequenos, tipo 4/5cm's. O seja quero paz e armonia dentro do aquario, misturando pequenos e grandes.... Qual o vosso conselho?? obrigado
Mário Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 (editado) Olá Manuel Convinha dares uma melhor apresentação do aqua em questão com as suas várias caracteristicas dimensões, filtragem, iluminação,co2, etc... Convinha também dares uma ideia do layout que pretendes, pedras, troncos, substrato fertil e não fertil, plantas e teres uma noção dos valores da água da tua zona PH, GH, KH, etc... Quais os peixes pequenos a que te referes? O simples facto de teres um aqua com 2m não quer dizer que possas ter peixes grandes. Existem espécies que ficam relativamente grandes e que convivem bem com espécies mais pequenas, mas as incompatibilidades podem surgir de outras formas. Se fosse a ti, optava por um biotopo asiático ou americano, o que não invalida que optes por africanos. Ao optares por um aqua biotopo tens a vantagem no facto de na natureza as especies já conviverem no mesmo lago ou rio e estarem todas adaptadas às mesmas caracteristicas da água. Em minha opinião pessoal, adoro os biotopos asiáticos com labeos, barbos, botias, etc... mas nesse caso, todos são agressivos, as forças anulam-se. Informa-te bem e vai postando. 1 Abraço Editado Maio 27, 2008 por Mário
manuelp Publicado: Maio 28, 2008 Autor Publicado: Maio 28, 2008 Oi Mario obrigado pela resposta o aqua tem 200X55X70 a filtragem é feita com sump. A iluminação não é importante porque não vai ter plantas. os valores da água são os que eu quiser, tudo vai depender dos peixes que lá colocar. O aqua tinha pacus, oscares e loricarideos mas agora quero outro tipo de peixes. Também não estou interessado em nenhum biotopo especifico, mas sim em especies pacificas que fiquem grandes e possam conviver com outras mais pequenas. Mesmo que alguns sejam asiaticos outros sul americanos outros africanos. Desde que convivam bem e consigam viver com os mesmos parametros de água, tudo bem. Nem toda a gente têm de ter uma reprodução fiel de um dado rio ou lago não é? Outra coisa, se achas que no meu aquario não posso colocar peixes grandes, tens de me dizer em qual posso???!!!! é que a maior parte do pessoal fala sobre aquarios grandes mas depois em casa tem um ou dois de um metro de comprimento então qual a tua opinião relativamente aos peixes que lá posso colocar? Mais ninguém quer ajudar?
Mário Publicado: Maio 28, 2008 Publicado: Maio 28, 2008 Olá Manuel Quando disse que o simples facto de teres um aqua de 2m não queria dizer que poderias ter peixe grande, disse-o porque desconhecia os restantes parametros. Poderias ter uma filtragem insuficiente por exemplo, sabes que peixes grandes normalmente são porquinhos e necessitam de uma boa filtragem. Pelo que descreves, mais de 700L com Sump, não existe grande inconveniente. Se não queres optar por um plantado, em minha opinião devias ir para um aqua de ciclideos africanos com bastantes rochas e algumas plantas de baixa manutenção (anubias, etc...). Dentro dos ciclideos africanos, tens vários tamanhos de peixe, mas normalmente são todos territoriais e agressivos. Podes optar por fazer um pequeno investimento em iluminação e fazer um género de um semi-plantado com plantas de baixa manutenção e meter por exemplo um cardume de botias palhaço (grandes), barbos cereja (pequenos) e tetras (pequenos), poderias ainda acrescentar uns apistos ou umas colisas ou um pleco. 1 Abraço
Aqua T Publicado: Maio 28, 2008 Publicado: Maio 28, 2008 Tal como disse o Mário se não queres colocar plantas então é melhor ires para os ciclideos africanos... Tens espécies que ficam com o tamanho que desejas, embora se calhar não se dêm bem com ciclideos mais pequenos... Eu pessoalmente fazia um mega plantado com discus, escalares e rasboras, tipo um biotopo americano, mas primeiro que chegue a ter um aqua com 2 metros... P.S. Tens a certeza que os valores da água são os que tu quiseres? Cumps
manuelp Publicado: Maio 29, 2008 Autor Publicado: Maio 29, 2008 Com algum esforço, seja com buffers osmose turfa calcio, etc etc etc (até água do poço ou do mini-preço banana rock ), é possivel conseguir uma aproximação ao desejado...mas na realidade é que quero uma panoplia de especies que tenham alguma adaptabilidade, o que não é o caso dos ciclideos africanos (os tangas andam em valores de ph acima dos 8...) além de serem agressivos. quanto ao plantado nem posso pensar nisso novamente. quando comprei este aquario comecei por fazer um plantado (ou quase) e não resultou porque é demasiado grande e é necessário tempo para o manter, o que não tenho!! acabei nos pacus e nos oscares. Os pacus ofereci-os e os oscares vou vende-los. São 5 sendo que existe um casal confirmado. Agora quero mais variedade...pensei em alguns plecos que ainda tenho, em 3/4 tubarões bala, em 3/4 bótias e queria mais, afinal com a sump são mais de 800 litros de água. Merece mais. Só não sei o que colocar que não seja agressivo e possa ser grande. Como não quero fazer nenhum biotopo pode ser qualquer especie. Só não sei o quê, daí ter pedido a vossa ajuda mais ninguém quer partilhar os conhecimentos que têm?
Aqua T Publicado: Maio 29, 2008 Publicado: Maio 29, 2008 Existem mais peixes com as caracteristicas que procuras, embora se calhar não sejam fáceis de encontrar... Experimenta procurar alguns peixes aqui e aqui. Cumps
Recommended Posts