rui vaz Publicado Maio 27, 2008 Publicado Maio 27, 2008 Boas pesssoal, Algum já utilizou siporax da sera no filtro seco-húmido 2227 ou só devo usar o ehfisubstrat pro como massa filtrante? Um abraço Rui Martins Citar
David Cabete Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Boas Pelas suas características, seco/húmido, o ideal é trabalhar sem qualquer tido de filtragem mecânica. Assim consegue-se retirar praticamente todo o potencial deste filtro. Daí ser habitual trabalhar em conjunto com outro, que faça a mecânica. Mas isto não quer dizer que não possas utilizar, porque podes. Quem tem deste tipo de filtros, que coloque a sua experiência com eles, relativamente à questão. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
AGA Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Eu tenho um 2329 e só uso as massas que acompanham o kit. Aliás, a eheim desaconselha completamente o uso de esponjas, por exemplo. A esponja que vem inicialmente (cilindro que se coloca no tubo de admissão) é para usar somente cerca de 6 semanas - até as bactérias que estão nas massas filtrantes passem a desempenhar, também, efeito mecânico. Isto acontece porque o filtro enche por gravidade (efeito sifão) e se existir alguma coisa a "travar" a entrada de água o caudal de entrada pode não ser suficiente para encher o filtro (dado que está sempre a sair água), perdendo-se o efeito seco-húmido, pelo menos em parte. Por isso, massas muito diferentes que alterem as relações de caudal de forma significativa, não são de colocar (não sei se é o caso das que são mencionadas). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts